Principais conclusões
Prós
- Interface intuitiva e clean
- Ótima sistema de escrita e experiência do usuário
- Comandos de recursos atípicos, mas eficiente
Contras
- A base de conhecimento não está disponível no plano gratuito
- O preço pode se tornar caro se você não quiser utilizar outros aplicativos
O Odoo é uma ótima solução de base de conhecimento com uma abordagem interessante para formatação e edição de artigos. Ele oferece uma interface limpa e fácil de navegar, além de um editor de artigos incrível que tem todos os recursos de edição padrão disponíveis por meio de um simples atalho de teclado. O preço também é acessível, mas depende apenas do número de outros aplicativos disponíveis que você deseja usar. Leia a avaliação completa e descubra o que torna o Odoo uma ótima escolha para suas necessidades de base de conhecimento.
Inicializando o Odoo
O Odoo é um extenso e personalizável software de código aberto dedicado a várias áreas de gestão empresarial, incluindo bases de conhecimento. Ele integra um grande número de aplicações para vendas, marketing, gestão de relacionamento com o cliente, gestão de projetos, suporte ao cliente e muito mais. O Odoo inclui um plugin de base de conhecimento como parte de seus negócios, então vamos dar uma olhada e ver como ele se sai.
O Odoo oferece um teste gratuito para cada um de seus planos, bem como uma versão gratuita de sua solução. Ele pode suportar um número ilimitado de usuários, mas permite o uso de apenas um aplicativo de sua extensa lista. Você pode começar com o Odoo em menos de dois minutos. Basta se cadastrar no site e confirmar seu e-mail. No entanto, você precisa decidir qual aplicativo deseja usar. A base de conhecimento do Odoo não é visível na loja de aplicativos introdutória, então você precisará adicioná-la posteriormente no aplicativo web.
Você sempre pode adicionar mais aplicações à sua conta do Odoo, independente da funcionalidade que você escolheu inicialmente. Começar com o recurso de base de conhecimento do Odoo é incrivelmente rápido. Levei menos de 5 minutos para começar a escrever meu primeiro artigo, e você também pode dar uma olhada em um modelo de documento que explica todas as funções do editor da base de conhecimento. Mas antes de me aprofundar no editor da base de conhecimento, vamos dar uma olhada mais de perto na interface.
A interface para o usuário no Odoo é minimalista e eficaz. Ela não dá muitas oportunidades para que seus usuários se percam, e não me senti confusa durante meu uso. Embora eu não tenha usado outros aplicativos além do help desk, sistema de tickets e base de conhecimento, eu não consigo imaginar as pessoas ficando sobrecarregadas, mesmo se decidirem usar um maior número de aplicações. Isso porque cada aplicativo possui uma interface separada e nunca compartilham menus confusos em qualquer uma das telas principais.
Experiência do usuário e recursos
Agora, vamos dar uma olhada no editor da base de conhecimento. A interface do usuário permanece tão simples e eficaz quanto no restante do aplicativo. Não há nada que distraia sua atenção da escrita, e o editor da base de conhecimento oferece todas as funcionalidades padrão necessárias para escrever artigos elaborados com mídia e formatação adequadas inclusas. No entanto, o interessante na experiência do usuário é como você pode acessar todas essas funcionalidades. A resposta é: por meio do “/”.
Sempre que você estiver escrevendo no editor da base de conhecimento, basta clicar em “/” e exibir uma lista de todos os recursos possíveis. Embora isso não parecesse a forma mais intuitiva de trabalhar no início, devo dizer que me acostumei muito rapidamente, e até ousaria dizer que isso tornou minha escrita mais rápida em alguns casos. Nunca tive que procurar uma função específica em barras de menu, toda a funcionalidade pode ser mostrada com um simples toque de uma tecla, e eu poderia escrever o nome da função que precisava a qualquer momento, o que também me ajudou a manter o foco na escrita.
Com um simples toque na tecla mencionada acima, você pode acessar vários cabeçalhos, marcadores, adicionar mídia ou código, colunas, opções de parágrafo, links e botões, checklists ou até mesmo adicionar sua assinatura. O conjunto de recursos é simplesmente rico e não falta nada que um bom editor de artigos deve conter. É simplesmente ótimo e fácil de usar por qualquer pessoa. Não há muito mais a acrescentar sobre o editor, acho que será satisfatório usar, independente do tipo de usuário que você seja.
A organização do artigo da base de conhecimento do Odoo também é muito boa. Embora não haja opções de pasta ou categoria, você pode criar níveis de artigos, ou “árvores”. Desta forma, é possível escrever um artigo principal sobre qualquer tópico e adicionar sub-artigos no grupo dele, criando uma hierarquia abrangente e estruturada. Encontrar os artigos será bastante fácil, mas é preciso cuidar dos nomes desde o início, para não criar confusão quando o número de artigos da base de conhecimento crescer significativamente.
Preços
O Odoo oferece dois planos pagos, além de um plano gratuito. Você pode obter apenas uma aplicação da extensa lista de aplicativos com o plano gratuito, portanto, não há opção de obter uma base de conhecimento gratuita, pois não está disponível como uma opção de aplicativo separada durante o cadastro da sua conta. Vamos dar uma olhada no que você obtém em cada um dos planos.
One App
O plano One App é gratuito e você tem acesso ilimitado de usuários. No entanto, você só pode trabalhar com um aplicativo por vez e precisa atualizar seu plano assim que adquirir outro aplicativo na loja de aplicativos. Se você não atualizar, entrará automaticamente em um período de teste gratuito.
Standard
O plano Standard dá acesso a todas as aplicações por USD 14,89 por usuário/mês. Você paga menos se adquirir a assinatura anual. As aplicações incluem todos os aplicativos que a Odoo tem a oferecer, incluindo o help desk, finanças, recursos humanos, produtividade e outros tipos de aplicações.
Custom
O plano Custom oferece uma flexibilidade extra por USD 22,38 por usuário/mês. Você tem acesso a todas as aplicações, além do Odoo Studio, recursos para diversas empresas, API externa, assim como ao Odoo Online, Odoo.sh e a versão de software local.
Conclusão
A base de conhecimento do Odoo é uma solução bem balanceada e completa que não decepcionará nenhum tipo de usuário. Se você precisa que sua base de conhecimento seja leve ou com um grande número de artigos, o recurso de organização de artigos é bom o suficiente para te ajudar a acompanhar a maioria das circunstâncias. O acesso atípico a recursos com um simples comando de barra (/) é confuso no início, mas funciona muito bem na escrita do dia a dia. No geral, a base de conhecimento do Odoo é simplesmente ótima e é difícil encontrar qualquer impeditivo nesta solução acessível.
Frequently Asked Questions
O que é o Odoo?
O Odoo é um conjunto completo de aplicações para empresas em um pacote de software abrangente. Você pode escolher as aplicações que deseja usar e cobrir todas as áreas de seu negócio, como vendas, recursos humanos, marketing, entre muitos outros.
Para que serve o Odoo?
O Odoo é utilizado como software empresarial para diversos casos. Ele pode lidar com tarefas de marketing e vendas, te ajudar com a gestão de relacionamento com o cliente e serviços ao cliente, te ajudar a gerenciar finanças e faturamento, além de muitos mais.
Quanto custa o Odoo?
O Odoo possui vários planos disponíveis, bem como um plano gratuito disponível. No entanto, o plano gratuito permite que os usuários usem apenas uma aplicação. Os planos pagos começam em USD 14,89 por usuário/mês e oferecem acesso a todas as aplicações disponíveis no Odoo.
Onde fica a base de conhecimento no Odoo?
Você pode encontrar a base de conhecimento na loja de aplicativos do Odoo. Independentemente do tipo de aplicativo que você escolher ao criar sua conta, você sempre pode adicionar a base de conhecimento posteriormente. Basta procurar por “Conhecimento” na loja de aplicativos e adicioná-la à sua conta.