Principais conclusões
Prós
- Boa navegação e interface
- Ótima funcionalidade e integração da base de conhecimento
- Você pode começar de graça
Contras
- Uma implementação um pouco confusa
- Pode ficar caro com planos pagos
O Jira Service Management é um software completo de gerenciamento de projetos e pode ser utilizado como software de base de conhecimento. Ele oferece grande versatilidade e flexibilidade, além de um moderno editor de artigos que torna a escrita incrivelmente fácil, especialmente graças a um comando exclusivo que traz uma funcionalidade adicional. O Jira Service Management é gratuito, mas também pode ficar caro com alguns dos planos pagos. Leia mais sobre a base de conhecimento do Jira Service Management na avaliação completa abaixo.
Inicializando o Jira Service Management
O Jira Service Management é um software abrangente que pode te ajudar com a gestão de projetos empresariais. É possível criar projetos separados para vários departamentos e gerir suas finanças, marketing, vendas, atendimento ao cliente e muito mais. Cada um dos departamentos tem sua própria base de conhecimento separada, o que torna fácil acessar todas as informações relevantes em vários momentos.
A versão básica do Jira Service Management oferece um conjunto de recursos limitado (mas ainda assim bastante abrangente), e é gratuita, o que significa que você pode começar sem pagar nada. Não poderia ser mais fácil, basta ir ao site do Jira Service Management e preencher o formulário de cadastro. Você pode acessar sua conta em poucos minutos e começar a usar. No entanto, primeiro você precisa escolher qual modelo de projeto deseja usar e adicionar os detalhes do projeto ao modelo. Isso é bastante útil para te ajudar a escolher as ferramentas certas para o trabalho, sem navegar por extensas lojas de aplicativos. A base de conhecimento faz parte de todos os projetos, então você terá ela, independente de qual escolher.
Depois de finalizar o modelo do seu projeto, você será apresentado ao dashboard do Jira Service Management. Ele tem uma aparência muito agradável e você pode fazer um breve tutorial de introdução que explica como a interface funciona. A interface possui um aspecto muito moderno e faz o melhor para manter as coisas simples e fáceis de navegar. Isso pode mudar quando você adiciona mais projetos, mas a interface principal deve se manter o mais limpa possível. Depois de finalizar, você pode ver seus projetos no dashboard.
Ao clicar nele, é possível ver o dashboard completo do projeto e uma interface vazia que fornece informações sobre os detalhes do projeto. Existem dois menus visíveis, o menu superior é para navegação geral do Jira Service Management, e o segundo, no lado esquerdo, é um menu para um projeto individual que você abre. Você pode encontrar a opção da base de conhecimento aqui. Cada projeto separado tem uma base de conhecimento neste menu, então você não ficará confuso toda vez que alternar entre os projetos.
Experiência do usuário e recursos
A interface da base de conhecimento parece limpa e organizada, o que significa que não há buscas confusas ou muitas possibilidades de erro no seu trabalho. Também convida você a começar a escrever imediatamente. Não tem muitas opções – sem opções de categorias, pastas ou configurações. Isso ocorre porque não há necessidade. Cada configuração pode ser encontrada na área geral de cada projeto correspondente, e cada projeto representa uma categoria separada da base de conhecimento. Isso torna a organização muito fácil.
Quando tentei criar minha base de conhecimento, recebi uma mensagem de erro. Isso aconteceu várias vezes, mesmo depois de eu abrir e fechar o aplicativo Jira Service Management. Como você pode ver na imagem acima deste texto, o Jira menciona que a base de conhecimento é alimentada pelo Confluence. Somente depois que eu cliquei neste link, descobri que primeiro precisava configurar o Confluence para fazer meu recurso de base de conhecimento funcionar. O Confluence é uma ferramenta de colaboração de documentos do Jira, e felizmente também é gratuita.
Embora este não seja o tipo mais conveniente de configuração de base de conhecimento, é muito rápido e você não deve ter experiência com longas esperas ou fazer grandes esforços. A introdução e configuração é muito semelhante ao Jira Service Management, então você não deve ter dificuldades em se familiarizar com a interface. O que é decepcionante é que os aplicativos não parecem estar conectados. Eu esperava que pudesse criar artigos da base de conhecimento diretamente no Jira Service Management, mas a única opção para isso era diretamente no Confluence. Independentemente desta solução ser gratuita, não acho que seja a melhor maneira de fazer isso.
Basicamente, o Confluence me obrigou a criar uma nova conta durante o cadastro. Não encontrei uma maneira de adicionar o Confluence à conta que criei anteriormente no Jira Service Management. Portanto, crie uma conta no Confluence antes de decidir usar o Jira Service Management como seu software de base de conhecimento, pois você terá acesso automático a ambos. Independentemente dessa pequena complicação, a base de conhecimento funciona conforme o esperado, sem nenhum problema.
Assim que você clicar em “Criar artigo”, poderá começar a escrever no atrativo editor de artigos da base de conhecimento. Ele também é ótimo, com uma interface simples e funcionalidades básicas – similar àquelas que você está acostumado com o software de edição de texto padrão. Todas os recursos de formatação textual estão lá, e estão disponíveis em uma barra de ferramentas clássica no topo da interface. Você também pode utilizar um recurso interessante ao pressionar a tecla “/” no seu teclado. Ele exibirá um conjunto de opções onde você pode escolher adicionar emojis, itens para ações, painéis, links, cabeçalhos, citações, gráficos, planilhas de Excel e muito mais. Quando digo “muito mais”, eu realmente quero dizer muito – as opções são aparentemente infinitas.
Este recurso está integrado profundamente com outras funcionalidades do Jira, por isso você pode acessar ele se tiver acesso a outras ferramentas do Jira. Percorrer todas as opções pode ser muito demorado, por isso você sempre deve começar a digitar o nome de um elemento específico para economizar tempo. Além disso, é um ótimo recurso para se ter e pode te ajudar a destacar seus artigos de base de conhecimento, o que não é uma opção garantida em todos os softwares de base de conhecimento.
Preços
O Jira oferece quatro planos. Um dos planos é completamente gratuito, sem a necessidade de informações de cartão de crédito, e você pode mantê-lo pelo tempo que desejar. Vamos dar uma olhada no que cada plano oferece.
Free
O plano Free, como o nome sugere, é sempre gratuito e vem com um limite de três usuários. Há 2GB de armazenamento disponível. Este plano oferece uma infinidade de recursos, incluindo suporte para e-mail e suporte de widget integrado, portal de autoatendimento, formulários, fluxos de trabalho configuráveis, filas personalizáveis, gerenciamento de SLA, relatórios e análises, automação e muito mais.
Standard
O plano Standard custa USD 21 por atendente/mês. Ele possui armazenamento de arquivos de 250GB disponível. Ele traz toda a funcionalidade do plano gratuito e adiciona muito mais, como gerenciamento de chamadas, páginas de status de serviço, dependência do serviço, logs de auditoria e residência de dados. Também define alguns limites de recursos do plano gratuito para um número ilimitado por mês.
Premium
O plano Premium custa USD 47 por atendente/mês. Oferece armazenamento ilimitado. Você obtém todas as funcionalidades dos dois planos anteriores, além de automação global e multi-projeto, integração de alerta avançado, incidente de chamadas de conferência, investigação de incidente, monitoramento de pulsação, assinaturas de serviço, serviços externos, análise de integridade de serviço, infraestrutura e muito mais.
Enterprise
O plano Enterprise custa USD 134.500 para 201-300 atendentes/por ano. Além disso, ele tem armazenamento ilimitado. Oferece todos os recursos anteriores mais recursos de dados e insights, como análises da Atlassian, Atlassian Data Lake e conectores de dados. Você também recebe gestão de aplicativos móveis.
Conclusão
O Jira Service Management é uma solução de base de conhecimento muito boa e adequada para todos os tipos de negócios. O melhor é seu plano de preços gratuito que oferece um conjunto de recursos muito rico. Embora esteja limitado a apenas três usuários, posso imaginar que pode ser mais do que adequado para pequenas empresas. O recurso da base de conhecimento também funciona muito bem e não faltam recursos. A implementação pode ficar um pouco confusa, mas toda a solução é tão bem equilibrada que não acredito que alguém considere isso um grande problema.
Frequently Asked Questions
Como posso acessar todos os comandos na base de conhecimento do Jira Service Management?
Todos os tipos de comandos são acessíveis com o botão “/” do seu teclado. Quando você pressiona, pode começar a navegar ou digitar o nome de qualquer funcionalidade disponível para encontrá-la rapidamente. A lista é extensa e inclui opções de formatação de texto, bem como elementos de outros softwares, como tabelas do Excel e funções do Jira.
O que devo fazer quando recebo um erro na base de conhecimento do Jira Service Management?
O Jira Service Management é alimentado por outro produto do Atlassian chamado Confluence. Para que sua base de conhecimento funcione sem problemas, você precisa obter uma conta no Confluence. Você pode cadastrar no Confluence gratuitamente e sem nenhum pagamento. Depois disso, sua base de conhecimento deve estar funcionando sem problemas.
Como configuro a base de conhecimento no Jira Service Management?
O Jira Service Management oferece aos seus usuários a criação e gerenciamento de vários tipos de projetos para cada área de seu negócio. Por exemplo, você pode criar um projeto de atendimento ao cliente, um projeto de vendas e um projeto de gerenciamento financeiro ao mesmo tempo. Você pode ter uma base de conhecimento separada para cada um desses projetos e preencher com artigos relevantes para cada projeto. A base de conhecimento é acessível clicando em qualquer projeto e selecionando a opção de base de conhecimento no menu lateral esquerdo. No entanto, você primeiro precisa ter uma conta do Confluence. O Confluence é um produto separado da Atlassian, que se concentra em gerenciamento de documentos. Você pode obtê-lo gratuitamente no site oficial. Depois disso, o recurso de base de conhecimento em qualquer Jira Service Management funcionará corretamente.
A base de conhecimento está sem a barra de pesquisa, o que devo fazer?
Verifique se você está usando o complemento do HelpCenter Corrector. Este complemento oferece uma opção para ocultar completamente a barra de pesquisa da sua base de conhecimento ou de quaisquer outros portais de projetos que você tenha. Se você estiver usando, vá para “Gerenciar aplicativos > HelpCenter Corrector” e certifique-se de que as opções “Ocultar a barra de pesquisa do HelpCenter” e “Ocultar a barra de pesquisa do portal do cliente” não estejam marcadas. A barra de pesquisa deve aparecer na sua base de conhecimento logo em seguida.