Principais conclusões
Prós
- Uma solução completa de gestão de tickets de TI
- Todos os recursos essenciais disponíveis
- Sem cobranças ocultas, completamente gratuito
Contras
- Falta de recursos avançados
Inicializando o sistema de tickets do Spiceworks
O Spiceworks oferece seu help desk de TI com um sistema de tickets completamente gratuito. A equipe do Spiceworks até incluiu uma seção descontraída com os planos no seu site. A empresa lista quatro planos com os mesmos recursos e o preço com uma tag de USD 0. Isso significa que você só precisa criar sua própria conta no site do Spiceworks e começar. Tudo o que você precisa é de algumas informações básicas, como seu endereço de e-mail e nome. Você pode escolher o nome do domínio de seu help desk na próxima etapa.
O Spiceworks cria automaticamente um endereço de e-mail exclusivo para você. O sistema não faz você pular páginas e é muito direto em todos os aspectos. Depois de preencher as etapas mencionadas acima, você será direcionado para o sistema de tickets sem ter que esperar. O design da interface é objetivo e extremamente funcional, com navegação muito fácil e todas as ferramentas disponíveis na tela assim que você abrir o aplicativo.
Tenho que admitir que esperava muito menos de uma solução gratuita, mas até agora, o Spiceworks foi uma surpresa agradável em quase todos os aspectos. O Spiceworks oferece muito mais do que apenas um sistema de tickets essencial, ele pode ajudar empresas com relatórios e até mesmo com artigos da base de conhecimento sem quaisquer limitações impostas aos recursos. É bastante impressionante mesmo, mas antes de darmos uma olhada mais aprofundada no desempenho, vamos dar uma olhada em que tipo de recursos o Spiceworks oferece.
Recursos do sistema de tickets do Spiceworks
Achar os recursos do Spiceworks não é uma tarefa fácil, já que o site oferece apenas informações essenciais sobre suas ferramentas gratuitas. No entanto, ao começar a usar o aplicativo, você poderá ter uma boa visão geral do conjunto de recursos do sistema de tickets do Spiceworks. Você pode esperar a funcionalidade padrão de help desk no sistema de tickets. Além disso, o Spiceworks também pode te ajudar a criar sua própria base de conhecimento e te auxiliar com relatórios. Você também pode utilizar a funcionalidade de exportação para exportar seus dados de relatório em três formatos diferentes.
Como o Spiceworks está focado principalmente no sistema de tickets de TI, o conjunto de recursos reflete isso. Você pode usar recursos de gerenciamento de dispositivos para rastrear dispositivos de computador, inventário de software e também contratos. O Spiceworks suporta regras de ticket, respostas predefinidas, atualizações automáticas de tickets e notificações, entre outros recursos padrão de sistema de tickets e help desk.
Desempenho do sistema de tickets e experiência de usuário
Vamos dar uma olhada em como o Spiceworks se comporta em um cenário padrão e se ele pode competir com outras soluções pagas de sistemas de tickets de TI. Eu simulei a experiência do atendente enviando alguns e-mails para mim mesma. O primeiro chegou quase imediatamente, embora eu não tenha certeza de qual a frequência que o Spiceworks atualiza seu sistema de tickets. Eu tive que clicar no botão de atualização para fazer com que o e-mail aparecesse no sistema de tickets, e decidi que confiaria nele durante o teste.
A interface do sistema de tickets parece muito organizada e profissional, apesar de ser gratuita. Depois de abrir o ticket, a interface parece boa, embora um pouco mais simples. É muito minimalista, mas também é muito funcional, permitindo que os atendentes trabalhem confortavelmente com o Spiceworks. É interessante que você pode ver uma parte da sua caixa de entrada mesmo enquanto está dentro de um ticket aberto. O restante da interface é ocupada pela caixa de resposta e informações do cliente com informações sobre o status do ticket, bem como campos de informações relacionadas no lado direito.
A caixa de resposta não é exatamente espaçosa, então uma das primeiras coisas que me deixou curiosa foi se ela se expande. Ela se expande conforme você escreve, entretanto, ela se expande para cima em vez de para baixo. Ela tem um tamanho máximo e, se você escrever além desse tamanho, precisará contar com a rolagem dali em diante. Você pode acessar algumas ferramentas logo abaixo do campo de resposta, como anexos, respostas predefinidas e anotações internas.
O último recurso a ser mencionado inclui o painel do lado direito. É aqui que os usuários podem acessar algumas informações básicas sobre clientes, atendentes, status do ticket, prioridade, datas de vencimento e categoria do ticket. Este painel também permite que você acompanhe dispositivos relacionados, tarefas, tempo gasto e usuários em cópia. Isso é basicamente tudo o que você pode esperar dos recursos do Spiceworks. Embora não seja o conjunto de recursos mais rico, ele definitivamente consegue fornecer tudo o que é necessário para que os atendentes façam seu trabalho de maneira organizada, mesmo que sejam apenas os recursos mais básicos.
Resumindo, o Spiceworks não oferece um sistema de tickets ruim, mas o conjunto de recursos engloba definitivamente apenas o essencial. Ele oferece todos os recursos básicos esperados de um sistema de tickets de TI e parece injusto pedir mais, já que é completamente gratuito. No entanto, tenho que dizer que usuários acostumados com sistemas de tickets mais avançados podem ficar um pouco desapontados. Uma vez que se acostumarem com o conjunto de recursos do Spiceworks, podem perceber que menos é mais e realizar muito bem o seu trabalho, mesmo sem funcionalidades sofisticadas. Isso por si só, faz o Spiceworks valer a pena apenas para ajudar a economizar.
Preços do Spiceworks
O site do Spiceworks possui uma seção de preços, no entanto, serve mais como uma maneira divertida de dizer a todos que o Spiceworks é completamente gratuito. Ele lista quatro planos de preços fictícios com o mesmo conjunto de recursos e a mesma etiqueta de preço de USD 0. O site menciona que todas as pessoas que se cadastram no Spiceworks têm acesso a tickets ilimitados, dispositivos ilimitados, atendentes ilimitados, usuários ilimitados, técnicos ilimitados, suporte premium e uma comunidade de TI com milhões de profissionais de TI.
Conclusão
O Spiceworks definitivamente tem o que é necessário para oferecer um ótimo sistema de tickets para equipes de TI. Não é perfeito de forma alguma, mas é extremamente funcional, e pode ser uma ótima escolha para muitas empresas que estão dispostas a viver sem certos recursos sofisticados. Também é completamente gratuito, sem cobranças ocultas ou extras indesejadas, então certamente vale a pena considerá-lo como uma de suas ferramentas principais.
Frequently Asked Questions
Problemas de desempenho do help desk do Spiceworks causados por um loop de e-mail
Se o seu help desk do Spiceworks estiver funcionando muito lentamente, pode ser causado por um loop de e-mail. Se você conseguir acessar o Spiceworks, abra “Configurações > Help desk > Configurações de e-mail” e desative as configurações de e-mails recebidos e enviados desativando suas respectivas chaves. Então, verifique sua caixa de e-mail e encontre os tickets que causaram problemas de desempenho. Você pode movê-los para uma pasta diferente ou excluí-los se não precisar mais deles. Quando lidar com todos os tickets afetados, ative as configurações de e-mails recebidos e enviados novamente.
Notificações do ticket não estão funcionando no Spiceworks
Se estiver tendo problemas para receber notificações no Spiceworks, você pode tentar algumas soluções comuns. Em primeiro lugar, verifique se há erros de digitação no endereço de e-mail dos usuários afetados, pois isso é uma das principais causas de não receber notificações. Se todos os endereços de e-mail afetados estiverem corretos, vá para “Configurações > Help desk > Contas de usuário“. Certifique-se de que os administradores que não estão recebendo notificações tenham as configurações definidas corretamente. Salve suas configurações.