Principais conclusões
Prós
- Excelentes recursos de gerenciamento de e-mail
- Recursos para facilitar o fluxo de trabalho
- Boa interface com boa navegação
- Integrações fáceis de e-mail
Contras
- Parece desatualizado às vezes
- Pode ficar caro com planos mais altos
Instalação e implementação do LiveAgent para gerenciamento de e-mail
O que o LiveAgent requer para começar? É bastante simples, eu só precisava me registrar e criar uma conta de avaliação gratuita. Eu tinha a opção de escolher entre um teste de 7 dias ou um teste de 30 dias. A avaliação gratuita de 7 dias está disponível para usuários com qualquer endereço de e-mail, enquanto a avaliação gratuita de 30 dias está disponível apenas para aqueles que se registram com um endereço de e-mail comercial. Eu simplesmente forneci as informações de contato necessárias e consegui acessar a nova conta rapidamente.
Fui recebido por um guia de configuração que não é apenas fácil de navegar, mas muito útil para começar com praticamente todas as funcionalidades do LiveAgent. Eu poderia configurar todos os meus canais de comunicação, incluindo e-mail e muito mais. Se você deseja usar o LiveAgent principalmente como um software de gerenciamento de e-mail, é melhor começar conectando suas contas de e-mail.
O LiveAgent oferece a opção de adicionar contas de e-mail de entrada e saída, o que me dá muitas opções quando se trata de gerenciamento de e-mail. Também posso optar por usar um endereço de e-mail padrão criado pelo LiveAgent para minha conta. As integrações de e-mail mais populares incluem Gmail e Outlook, mas você pode adicionar qualquer tipo de conta de e-mail que desejar via IMAP/POP3.
Depois de integrar suas contas de e-mail ou optar por manter a conta padrão, você estará pronto. O processo de integração é muito fácil de concluir ao escolher as contas do Google ou da Microsoft. A integração IMAP/POP3 funciona de maneira um pouco diferente, mas ainda assim é bastante fácil de concluir, pois é muito semelhante a conectar uma conta de e-mail a um cliente de e-mail. Você pode integrar um número definido de contas de e-mail, dependendo do plano do LiveAgent escolhido.
Recursos de gerenciamento de e-mail do LiveAgent
Os recursos do software de gerenciamento de e-mail do LiveAgent dependem fortemente de seu sistema de tíquetes, que oferece uma infinidade de recursos focados em melhorar a organização e a eficiência. E-mails, ou tickets neste caso, oferecem recursos de e-mail padrão, como respostas, encaminhamento e envio de anexos de quase qualquer tipo, mas há ainda mais para dar uma olhada. Posso dividir tickets e distribuí-los entre diferentes agentes, bem como mesclá-los no caso de receber uma solicitação semelhante de duas fontes.
O LiveAgent também oferece excelentes recursos de filtragem de tíquetes que podem ajudá-lo a classificar na caixa de entrada. Você pode usar tags para marcar tickets por várias condições determinadas por você ou deixar notas dentro dos tickets para compartilhar informações vitais com outros usuários da caixa de entrada. Também notei que o LiveAgent pode ajudar com respostas mais rápidas graças às respostas predefinidas e mensagens enlatadas (macros). Além disso, os usuários da caixa de entrada podem ser divididos em diferentes departamentos e determinar quais departamentos serão responsáveis por tipos específicos de mensagens de e-mail. Por último, mas não menos importante, o LiveAgent oferece recursos de CRM simples, mas eficazes, bem como recursos de contato para pessoas físicas e jurídicas.
O LiveAgent oferece muito mais recursos em relação à emissão de bilhetes e gerenciamento de e-mail, além de outros canais de comunicação. Certifique-se de verificar o site e descobrir mais sobre seus recursos e funcionalidades de gerenciamento de e-mail. Além disso, o LiveAgent também oferece suporte a um grande número de integrações nativas e externas, que podem aprimorar ainda mais sua funcionalidade sempre que você precisar.
Software de gerenciamento de e-mail LiveAgent em ação
Vamos dar uma olhada no desempenho do LiveAgent em um cenário de caso de uso padrão. Enviei a mim mesmo alguns exemplos de e-mail para testar como o sistema de tíquetes funciona e ver se ele é rápido e responsivo o suficiente. Tenho o prazer de dizer que é muito responsivo e muito fácil de usar. Depois de selecionar minha caixa de entrada de tickets, pude ver uma lista de tickets ordenados por padrão de acordo com sua importância, o que significa que quanto mais antigo um ticket, mais importante é respondê-lo. Também está claro que os pedidos de ingressos também podem ser alterados, se necessário.
O LiveAgent tem um recurso inteligente que permite determinar o status de tickets não resolvidos observando uma etiqueta codificada por cores localizada no lado esquerdo do ticket. Dependendo da cor, consegui diferenciar e-mails que acabaram de ser entregues, ou já abertos por alguém, além de outras opções de status. Você também pode ver informações básicas de contato, tags, datas em que os e-mails ou outros tickets chegaram e muito mais. É muito bem pensado, mas ver uma caixa de entrada cheia continua tão intimidante quanto em uma caixa de correio normal. Existem algumas ações e ações em massa que também podem ser executadas na caixa de entrada, como ajustar filtros, fazer transferências, excluir mensagens e muito mais.
Depois de abrir qualquer ticket, a interface continua muito funcional, oferecendo muitas opções e recursos para proceder de várias maneiras. Posso acessar detalhes de contato, notas de ticket, integrações e outros recursos no lado direito da visualização do ticket. O centro da tela oferece uma visão da mensagem, bem como um amplo espaço para responder. Também posso acessar mais funcionalidades nesta seção e usar mensagens enlatadas ou respostas predefinidas.
Assim que clico na opção de responder, o LiveAgent preenche automaticamente uma saudação e uma despedida, e ainda preenche o nome da pessoa a quem estou respondendo. Este é um recurso bastante útil, especialmente quando você lida com dezenas de e-mails diariamente. O sistema ainda adiciona um link que levará o destinatário a um portal do cliente, onde ele poderá fornecer feedback ou ver o histórico de seus tickets. O LiveAgent oferece suporte a tipos de anexo padrão e você também pode copiar e colar imagens diretamente na mensagem.
No geral, trabalhar com o LiveAgent é uma experiência agradável que elimina muitas dificuldades quando se trata de gerenciamento de e-mail. Responder é fácil e todos os recursos adicionais fornecem uma ideia melhor de com quem você está lidando, além de oferecer muitas opções para aumentar sua eficiência durante o trabalho diário. Embora o sistema de tickets não seja necessariamente um padrão quando se trata de gerenciamento de e-mail, achei muito útil para identificar problemas urgentes e priorizar e-mails que não foram abertos ou respondidos.
Preços do software de gerenciamento de e-mail LiveAgent
Como o LiveAgent oferece uma funcionalidade muito maior além do gerenciamento de e-mail, você pode considerar a compra de um plano que oferece mais opções. Todos os planos do LiveAgent, incluindo o gratuito, oferecem recursos de gerenciamento de e-mail, mas você pode obter acesso a mais recursos de gerenciamento de e-mail e tíquetes se fizer upgrade. Vamos ver o que cada plano oferece.
Free
O plano gratuito não custa nada e você pode mantê-lo pelo tempo que quiser, mas tem algumas limitações. Você obtém 7 dias de histórico de tíquetes, 1 conta de e-mail de entrada, 1 conta de e-mail de saída e 3 departamentos. No entanto, você também obtém acesso a 1 botão de bate-papo ao vivo, 1 filtro personalizado, portal do cliente, base de conhecimento e configuração de luva branca, entre outras coisas.
Small
O plano Small custa $9 por mês por agente anualmente, ou $12 por mês por agente com faturamento mensal. Você tem acesso a 1 conta de e-mail de entrada, 3 contas de e-mail de saída, 10 departamentos, 1 botão de chat ao vivo, pesquisas de satisfação no chat, 1 chave de API + integração, uma base de conhecimento, atendimento ao cliente, configurações com luvas brancas, além de muitos outros recursos de gerenciamento de chamados que adicionam ótimas funcionalidades ao gerenciamento de e-mails.
Medium
O plano Medium custa $29 por mês por agente anualmente, ou $35 por mês por agente com faturamento mensal. Oferece acesso a tudo do plano Small, além de 10 contas de e-mail de entrada, 10 contas de e-mail de saída, suporte a call center, 20 departamentos, URA, treinamento de produto, hospedagem de domínio personalizado, 20 regras de eventos, 10 regras de tempo, 5 níveis de SLA e muitos outros recursos excelentes.
Large
O plano Large custa $49 por mês por agente anualmente ou $59 por mês por agente com cobrança mensal. Você obtém tudo dos dois planos anteriores, além de 40 contas de e-mail de entrada, 40 contas de e-mail de saída, 3 contas de WhatsApp, 50 departamentos, base de conhecimento múltiplo, gerente de contas sênior, 2 bases de conhecimento, 100 regras de eventos, relatórios de tempo, 10 Níveis de SLA, log de auditoria e muito mais.
Enterprise
O plano Enterprise custa $69 por mês por agente anualmente ou $85 por mês por agente com cobrança mensal. Oferece todos os recursos de todos os planos anteriores, mas adiciona muitos serviços extras para clientes que precisam deles. Você obtém um gerente de conta principal dedicado, suporte prioritário, integração assistida do WhatsApp, configuração de cobrança personalizada, gerenciamento de liberação agendada, chamada e relatórios de revisão de serviço, até 40 funções personalizadas, base de conhecimento multinível, integrações de canais assistidos.
Conclusão
O LiveAgent pode atendê-lo muito bem como um software de gerenciamento de e-mail e fornece todas as funcionalidades importantes que você pode exigir de tal solução. Além disso, é ideal para muitos outros casos de uso e você pode se beneficiar muito dele se precisar de outros meios de comunicação além do e-mail. De qualquer forma, o LiveAgent é uma ótima solução para gerenciamento de e-mail, e você não vai errar com isso, não importa qual plano você escolha no final.
Frequently Asked Questions
Como posso configurar respostas automatizadas no LiveAgent?
Você precisa criar uma nova Regra no LiveAgent para configurar a resposta automática. Primeiro vá para Configuração > Automação e selecione Regras de tempo ou Regras de eventos. Clique no botão Criar e defina as condições corretas para respostas automáticas. Escolha a ação “Enviar mensagem” e escolha qual modelo de e-mail será enviado automaticamente. Certifique-se de salvar a regra. Se você tiver problemas para configurar respostas automáticas, dê uma olhada neste artigo da base de conhecimento sobre automação de e-mail.
Como faço para criar modelos de e-mail no LiveAgent?
Vá para Configuração e selecione E-mail. Você pode escolher entre Modelos de agente e Modelos de cliente. Os modelos de agente são apenas para mensagens internas, enquanto os modelos de cliente podem ser enviados para endereços de e-mail fora de sua conta do LiveAgent. O LiveAgent oferece vários tipos de modelos predefinidos que você pode editar facilmente aqui.