Principais conclusões
Prós
- Grátis e/ou barato
- Muitas funções diferentes em um só aplicativo
Contras
- Seleção de recursos fracos
- Integração difícil de VoIP
- Design de interface desatualizado
Introdução ao software de call center de Odoo
O Odoo permite que você comece gratuitamente se escolher apenas um pacote de aplicativos no início do registro. Se você escolher mais de um, pode optar por um período de teste gratuito no qual pode experimentar várias funcionalidades do Odoo. De acordo com o site, os recursos do call center estão sob a opção de Vendas, mas estou bastante certo de que você pode acessá-los com qualquer outra opção também. O registro é bastante rápido e fácil. Você será levado à interface imediatamente, mas deve confirmar primeiro o seu endereço de e-mail, pois o Odoo tem um limite de tempo para esta ação.
Depois de acessar a interface, você deve ir direto para a seção de Apps se quiser a funcionalidade VoIP em sua conta Odoo. Descobri que este aplicativo não está sob a opção de Vendas, mas sim sob Produtividade, por isso aconselho que escolha essa opção durante o registro para evitar a opção de teste gratuito. A instalação deste módulo é muito simples, você só precisa clicar no botão de instalação e o aplicativo será adicionado à funcionalidade do seu Odoo.
Depois de fazer isso, você pode encontrar o ícone do telefone no canto superior direito. Ao clicar nele, o Odoo abrirá um widget separado de discagem com opções para ver chamadas anteriores, acessar contatos e uma opção chamada “próximas atividades”. No entanto, essa funcionalidade do Odoo não vem com um número de telefone, então você precisa integrar o seu próprio através de um serviço VoIP, que definitivamente lhe custará algo. Você pode acessar as configurações do VoIP Odoo através da opção de configurações gerais e configurar sua funcionalidade de chamada. O Odoo também oferece alguns guias online que podem explicar o processo para você.
Assim que tudo estiver concluído, você estará pronto para começar as chamadas. Antes de passar para a parte de teste, vamos revisar quais tipos de recursos de centro de chamadas você pode esperar do Odoo.
Recursos do call center do Odoo.
O Odoo é uma solução incrivelmente variada, pois oferece uma variedade de aplicativos para um grande número de casos de uso. O software pode se tornar basicamente qualquer coisa que você precise, já que você pode escolher diversas funcionalidades e combiná-las para criar sua solução ideal para as necessidades do seu negócio. Uma dessas aplicações é a funcionalidade de VoIP na extensa loja de aplicativos do Odoo. Você pode começar com ela gratuitamente com o período de avaliação gratuita.
Embora o Odoo não seja um software de centro de atendimento dedicado, ele oferece um bom conjunto de recursos para certos casos de uso. O Odoo oferece um recurso de lista de contatos que é integrado diretamente ao widget de chamadas para fácil acesso aos contatos. Você também pode tentar agendar chamadas por meio do agendamento de ações ou criar filas de chamadas por meio do aplicativo CRM. O Odoo também oferece recursos de relatórios que podem ajudá-lo a rastrear todas as atividades de chamadas com recursos de pesquisa, filtros e exportação disponíveis também.
Desempenho e utilidade do software de centro de chamadas Odoo
O Odoo torna bastante fácil para qualquer pessoa acessar a funcionalidade de chamada, pois a função está disponível no canto superior direito, independentemente de onde você estiver dentro da interface do usuário. As configurações para o complemento VoIP estão disponíveis nas configurações gerais, e algumas delas estão sob preferências do usuário. Essas opções são bastante fáceis de encontrar, pois a interface é projetada muito bem. Seu design não é o mais moderno, mas é funcional mesmo assim.
Embora a configuração do Odoo para a aplicação VoIP possa ser bastante difícil para a maioria das pessoas, é significativamente mais fácil se você escolher um dos dois provedores de VoIP suportados – OnSIP ou Axivox. É uma pena que não haja mais opções disponíveis para conectar a funcionalidade de chamada, mas, mesmo assim, as chamadas são funcionais e o desempenho é bastante adequado. Não experimentei nenhum problema durante minhas chamadas de teste, mas imagino que isso possa ser diferente para cada usuário com base na força da conexão e na decisão do provedor de VoIP.
A interface de chamadas possui algumas opções. Você pode criar um novo contato quando discar um número para adicioná-lo imediatamente à sua lista. As outras duas opções são para silenciar chamadas e transferir chamadas para um usuário Odoo diferente. Como você pode ver, as opções são modestas, mas definitivamente úteis na maioria dos cenários. Outras opções fora das chamadas incluem “próximas atividades” e o menu de contatos.
Em geral, o Odoo não oferece o conjunto mais amplo ou chamativo de recursos de call center, mas eles podem ser úteis para certos cenários. Eu não os chamaria de úteis em um ambiente de call center verdadeiro, mas não estou dizendo que o Odoo não possa ser utilizável nesse sentido também. Tudo depende do que você, como usuário, espera. Se você precisa de uma solução que possa lidar com muito mais do que apenas chamadas, o Odoo pode ser o que você está procurando.
Preços do software de call center do Odoo.
Odoo oferece três opções de preços, incluindo um plano gratuito. Pode ser difícil obter a funcionalidade VoIP com a versão gratuita, já que nenhum dos pacotes de aplicativos oferece o aplicativo VoIP “out of the box”. No entanto, você sempre pode optar por um teste gratuito para ter a chance de experimentá-lo primeiro. Vamos dar uma olhada nas opções de preços.
Free
O plano Free dá acesso a uma das muitas aplicações que o Odoo oferece, sem custo adicional. Se decidir obter outra aplicação, o Odoo lhe oferecerá um teste gratuito para aplicativos selecionados.
Standard
O plano Standard custa $11,90 por mês com cobrança anual ou $14,80 com opção de cobrança mensal. O preço é por usuário por mês, e dá acesso a todas as aplicações que a Odoo oferece sem limites.
Personalizado
O plano personalizado custará $17,90 por mês com cobrança anual ou $22,40 por mês com cobrança mensal. Todos os custos são por usuário por mês. O plano lhe dá acesso a todas as aplicações Odoo e adiciona o Odoo Studio, Multi-Company e API externa.
Conclusão
Odoo pode não ser a primeira escolha ideal para empresas que buscam um software de centro de chamadas dedicado e apropriado. Ele não oferece quase funcionalidade suficiente para um gerenciamento de chamadas efetivo. No entanto, seu preço acessível e grande variedade de tipos diferentes de funcionalidade podem ser benéficos para muitas empresas que não precisam focar tanto em chamadas, mas é importante abordá-lo com expectativas realistas.
Frequently Asked Questions
Não consigo receber chamadas no Odoo.
O cenário mais provável é que a sua integração não esteja configurada corretamente. Verifique suas configurações de integração novamente e, além disso, verifique se você permitiu a funcionalidade de chamada nas suas configurações de usuário e nas configurações pessoais. Há também vários guias de solução de problemas disponíveis online ou você pode entrar em contato diretamente com a Odoo, já que esses problemas podem não ser fáceis de resolver para um usuário inexperiente.
Como agendar chamadas no Odoo.
Você precisa criar uma ação de servidor e uma entrada de menu de ação contextual. Isso permitirá que você selecione inúmeros contatos e faça chamadas em massa. Ao fazer isso, você deve ser capaz de selecionar contatos sem um vendedor atribuído e criar uma atividade em massa.