Principais conclusões
Prós
- Bons recursos de relatório
- Ampla gama de integrações
- Fácil de implementar
- Chatbot para recomendações de artigos
Contras
- Preços altos e competitivos
- Leva tempo para aprender todos os recursos corretamente
- Design de usuário contundente e pouco atraente
Introdução ao recurso de chatbot do Zendesk
Para começar a usar os chatbots do Zendesk, acessei o site deles e cliquei no botão “Avaliação gratuita”. Foi quando pude iniciar o processo de registro. No total, tudo me levou cerca de 20 minutos. Foi mais longo em comparação com o registro com outras soluções, algumas das quais levaram apenas alguns minutos. Mesmo assim achei legal. Vale ressaltar que tive que esperar cerca de 18 minutos para receber meu e-mail de confirmação. Foi isso que tornou o processo de inscrição tão longo. Ao criar sua conta para aproveitar uma avaliação, você será solicitado a fornecer os seguintes detalhes:
- email de trabalho
- nome
- sobrenome
- número de telefone
- nome da empresa
- número de empregados
- caso de uso desejado
- idioma
- senha
Em geral, não encontrei nenhum problema durante o processo de inscrição, exceto nos momentos em que pensei que meu e-mail de confirmação não chegaria. Eu diria que o processo é definitivamente fácil para iniciantes, então você não deve achar muito difícil.
Logo após o registro, encontrei algumas maneiras de melhorar a experiência do meu teste. Ao responder a 4 perguntas simples do Zendesk, consegui fazer algumas mudanças positivas em minha avaliação que me fizeram aproveitar ainda mais.
As perguntas foram:
- Você já configurou uma solução de suporte ao cliente?
- Quando você pretende lançar?
- Quantos agentes usarão o Zendesk?
- Como os clientes entram em contato com você?
Achei útil que o Zendesk faça essas perguntas para me ajudar a aproveitar o teste da melhor maneira possível.
Recursos e implementação do chatbot do Zendesk
Finalmente, depois de passar pelo processo de registro, pude me aprofundar nos recursos do Zendesk e em tudo relacionado à implementação.
Em primeiro lugar, devo admitir que não sou o maior fã do design visual do Zendesk. É bastante contundente e pouco atraente. Leva tempo para aprender onde estão todos os recursos, mesmo apesar dos pequenos e curtos tutoriais na forma de pop-ups e vídeos. O fato de tudo ser quase da mesma cor faz com que as diferentes opções se misturem, criando uma sensação de opressão e perda.
Quanto aos recursos disponíveis, fui surpreendido positivamente por alguns. Em primeiro lugar, você pode configurar um bot de resposta com recomendações de artigos para seus clientes, o que eu acho incrível. Em segundo lugar, é possível integrar o Zendesk com uma boa variedade de ferramentas que muitas pessoas usam todos os dias, como Slack ou Shopify.
Quando se trata de implementar o chatbot, não encontrei nada do que reclamar aqui. Seguindo as instruções fornecidas pelo Zendesk, consegui navegar por todo o processo com bastante facilidade e sem maiores esforços.
Desempenho e utilidade
Os chatbots do Zendesk usam inteligência artificial e aprendizado de máquina para lidar com as consultas dos clientes automaticamente. Eles podem responder a uma ampla gama de perguntas, permitindo que os agentes humanos se concentrem em tarefas mais complexas. Como o chatbot é treinado com mais exemplos de perguntas e respostas, seu desempenho pode ser melhorado ao longo do tempo na minha opinião.
No geral, como usuário do chatbot do Zendesk, posso relatar que tive experiências mais positivas do que negativas com a ferramenta, considerando seu desempenho e utilidade. Achei útil e eficaz para lidar com as consultas dos clientes, além de fácil de usar.
Embora o chatbot possa ocasionalmente ter dificuldades para entender consultas mais complexas ou exclusivas, ele tem um bom desempenho em geral. No geral, posso ver o chatbot como uma adição valiosa às equipes de suporte ao cliente. Também acho que pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência e fornecer um melhor serviço aos seus clientes, caso tenham orçamento para usar essa ferramenta.
Preço do bot do Zendesk
Em primeiro lugar, o Zendesk não oferece planos gratuitos, o que é uma pena. Por outro lado, você pode ficar satisfeito em saber que há uma avaliação gratuita de 14 dias disponível para todos os tipos de planos, exceto o mais caro. Mais detalhes sobre os planos de preços específicos podem ser encontrados abaixo.
Suite Team (US$ 49/agente/mês)
Suite Team é o plano mais barato oferecido pela Zendesk. Dentro dele, você pode encontrar recursos como e-mail, suporte de voz e SMS, mensagens na web, plataformas móveis e sociais, bem como um único centro de ajuda. Você também pode configurar até 50 respostas automatizadas com inteligência artificial.
Suite Growth (US$ 79/agente/mês)
Em seguida, há o plano Suite Growth por US$ 30 a mais, a US$ 79 por agente por mês. Com esse aumento de preço, vêm recursos adicionais. Por exemplo, existem até 100 respostas automatizadas com inteligência artificial e vários centros de ajuda para criar artigos de autoatendimento para seus clientes.
Suite Professional (US$ 99/agente/mês)
No futuro, o Zendesk também oferece um plano Suite Professional por US$ 99 mensais por usuário. Há uma diferença maior na gama de recursos entre este e o plano Suite Growth, em comparação com os planos Suite Growth e Suite Team.
Suite Enterprise (US$ 150/agente/mês)
Suite Enterprise é um plano de assinatura dedicado para empresas. Alguns dos recursos disponíveis neste são APIs robustas, painéis de atividade do agente ao vivo, compartilhamento de dados ao vivo, marca personalizável e muito mais.
Fica ainda mais poderoso (US$ 215/agente/mês)
Por último, mas não menos importante, por mais de $ 200 por usuário todos os meses, você pode aproveitar ainda mais recursos do que com qualquer outro plano. Se os planos anteriores não agradam sua fantasia, este pode.
Conclusão
No geral, usar o software Zendesk chatbot tem sido uma experiência positiva para mim. O chatbot tem conseguido lidar com um grande volume de consultas, liberando-me para me concentrar em tarefas mais complexas. Os recursos de aprendizado de máquina do chatbot também permitiram melhorar seu desempenho ao longo do tempo, levando a uma melhor experiência. O que não gosto nisso é o preço alto, que pode desanimar muitas empresas, especialmente as pequenas. Portanto, é importante considerar outra alternativa ao Zendesk disponível no mercado que possa ser mais econômica, especialmente para empresas menores com um orçamento mais apertado. Resumindo, o chatbot tem sido interessante de testar e revisar. Você pode gostar se não tiver um orçamento muito pequeno e estiver disposto a dedicar algum tempo para aprender todos os recursos.