Principais conclusões
Prós
- Implementação super rápida
- Integrações suaves com criadores de sites
- Excelentes recursos de configuração e planejamento
- Desempenho estelar
Contras
- Alguns usuários podem ficar um pouco sobrecarregados com as opções
Introdução ao recurso de chatbot do Tidio
Tidio é um popular e abrangente software de suporte ao cliente com um conjunto de ferramentas focado em chamados, mídias sociais e chat ao vivo. O chat ao vivo é alimentado por um chatbot que pode ajudar as empresas a aliviar suas equipes e fornecer suporte essencial e respostas a todos os visitantes online. Vamos analisar o recurso de chatbot do Tidio e descobrir como ele funciona em um cenário de comunicação com o cliente do dia a dia.
Como o Tidio oferece um plano gratuito, é fácil começar. Tudo o que você precisa fazer é registrar sua conta gratuita. Uma das coisas mais importantes que você pode fazer durante o processo de registro é a opção de escolher um serviço de hospedagem de sites. Se seu site foi criado usando criadores de sites, como Wix ou Shopify, você pode implemente o chat com um chatbot na sua página quase sem esforço. Você pode consultar a lista de integrações do Tidio para ver se o construtor de sites que você usou tem uma integração direta.
Se concluir o seu registo através deste serviço, será imediatamente direcionado para a respetiva página de integração no website do seu serviço. É aqui que você pode adicionar o bate-papo ao vivo do Tidio com um chatbot ao seu site com uma breve sessão de cliques. O sistema precisará responder a algumas perguntas primeiro, como quantos agentes de atendimento ao cliente você tem, o objetivo pretendido e a finalidade seu site, quantos clientes você tem e assim por diante. É bastante simples e fácil de fazer se você souber as respostas para essas perguntas.
Se o seu site rodar em outra plataforma, o processo continua bem simples, mas você precisará acessar o código do seu site para que a integração do chatbot aconteça. A configuração é basicamente a mesma do cadastro do construtor de sites, exceto que você tem que responder essas perguntas diretamente no site do Tidio durante o seu cadastro. A mudança mais significativa é que você precisa copiar e colar o código chat ao vivo gerado automaticamente no código do seu site. Certifique-se de ter acesso ao código do seu site ou peça ao administrador da web para fazer isso por você.
Recursos e implementação do chatbot Tidio
Tidio tem vários chatbots disponíveis e cada um deles serve a um propósito diferente. Você pode usá-los para aumentar as vendas, promover ofertas especiais ou ajudar os clientes com suas dúvidas. Acho que a seleção é boa, não é muito ampla para confundir você, mas você tem várias opções dentro de cada categoria. Quando você escolhe, ainda tem algum trabalho a fazer porque o chatbot precisa ser configurado. Isso significa que você precisa fazer algum planejamento e preencher as perguntas mais prováveis dos clientes que o chatbot encontrará em seu site.
Por mais meticuloso que você seja, essa parte do processo pode ser demorada. Você pode fornecer perguntas e respostas apenas para os tópicos mais comuns ou pode ir muito fundo se quiser tornar o bot um sabe-tudo adequado. De qualquer forma, esta parte do processo de implementação é muito bem projetada e fácil de fazer. Se você já criou um chatbot ou um IVR, provavelmente não ficará surpreso com o funcionamento do processo. O Tidio possui um construtor de chatbot com uma representação visual de todas as conversas possíveis que ele pode manipular, e você pode acessar os detalhes de cada uma delas simplesmente clicando nelas.
Você pode escolher entre uma seleção dos idiomas mais usados além do inglês para o seu chatbot e ver alguns tópicos comuns para facilitar o processo. Além disso, você também pode escolher o gatilho da conversa logo no início do processo. Você pode configurar o chat para ser acionado assim que um visitante entrar em seu site, quando ele iniciar uma conversa ou escolher outra opção da lista. Há uma infinidade de opções, então você tem a oportunidade de ir fundo e tornar o chatbot o mais responsivo e inteligente possível.
Também existem várias condições que você pode implementar no comportamento do chatbot, como navegador, sistema operacional, país, dia, idioma e mais algumas. Você pode usar essas condições para especificar o comportamento do bot quando as condições forem atendidas. Isso pode ser extremamente útil, por exemplo, quando você possui um site em vários idiomas ou quando sua loja possui suporte ao cliente humano disponível apenas em determinados dias e durante certas horas comerciais.
Desempenho e utilidade
Testei o chatbot do Tidio com minha configuração em um site de teste que criei com o Wix, e meus resultados foram bastante bons. Como mencionado anteriormente, os chatbots do Tidio são tão bons quanto o esforço que você dedica à configuração deles. Portanto, você pode facilmente criar um chatbot inútil, bem como um incrivelmente útil. Uma rota de conversa de chatbot bem planejada pode ser extremamente benéfica e pode economizar muito tempo. Dito isso, o processo de criação de um chatbot do Tidio pode ser longo. No entanto, os presets disponíveis facilitam todo o planejamento.
Durante meus testes, testei pessoalmente o chatbot e preenchi os pontos cegos à medida que os encontrava e atualizei o widget de chat regularmente. Não tive problemas com o desempenho do chatbot do Tidio. No entanto, mesmo um chatbot planejado com inteligência tem limitações, por isso é importante garantir que um agente humano esteja disponível para responder a perguntas mais elaboradas dos clientes. O Tidio não era apenas fácil de usar, mas também fácil de integrar, o que o torna uma ótima solução, especialmente considerando que era gratuito desde o início.
Preços do chatbot Tidio
O Tidio possui quatro planos de preços com chatbots disponíveis em cada um deles. Se você está pensando em adquirir o Tidio principalmente por seu chatbot, a única decisão que você precisa tomar é se deseja usar outros recursos do Tidio. Vamos dar uma olhada no que cada um dos planos oferece.
Free
O plano gratuito está disponível para todos. Inclui chat ao vivo com limite de 50 conversas por mês, chatbots com limite de 100 conversas por mês, suporte por e-mail, desktop e aplicativos móveis, integrações de aplicativos de terceiros, informações dos visitantes e API JavaScript.
Communicator
Este plano custa $15,66 por usuário por mês. Inclui conversas ilimitadas de bate-papo ao vivo, até 5 operadores, e-mail, suporte de bate-papo ao vivo 24/5, gerenciamento de permissões, digitação ao vivo, análises, departamentos, lista de visitantes ao vivo, estatísticas de páginas visualizadas e todos os recursos do plano gratuito.
Chatbots
O plano Chatbots custa $31,74 por mês e oferece conversas com chatbots para 40.000 usuários por mês, todos os recursos do plano gratuito, um editor visual de chatbot, integração com Zapier e mais.
Tidio+
Este é o plano mais elaborado e caro que o Tidio oferece. Custa $ 235,16 por mês e tem conversas de chat ao vivo ilimitadas, um número personalizado de operadores, um número personalizado de engajamentos de chatbot, suporte completo e todos os recursos dos planos anteriores. Além disso, inclui serviços como um gerente de sucesso do cliente dedicado e muito mais.
Conclusão
Tidio é nada menos que quase perfeito. Se você deseja um ótimo software de chatbot, não há como errar. Tidio não é tedioso. É fácil de implementar, gerenciar e usar, especialmente se você optar por uma das integrações suaves com os criadores de sites. É difícil pensar em algum contra quando se trata de Tidio. Especialmente quando é um chatbot gratuito disponível para qualquer pessoa graças a um breve registro.
Frequently Asked Questions
O widget de chat não aparece no meu site.
Pode haver várias causas para esse problema. O problema mais comum é causado pelo armazenamento em cache do navegador. Tente executar seu site com o widget de chat Tidio em uma janela anônima. Se ele aparecer, o problema é causado por dados em cache que os navegadores usam para carregar rapidamente sites que você já visitou, o que não está presente em janelas anônimas. Você deve limpar o cache do seu navegador e atualizar o site em uma janela normal. O widget de chat deve aparecer em seguida. Outras causas podem incluir um erro ou um erro de digitação no código do widget de chat. Isso pode acontecer acidentalmente. Copie e cole o widget de chat Tidio no código do seu site novamente para ver se isso ajuda.
O que fazer se eu não estiver recebendo nenhuma mensagem de chat?
Este problema pode ser causado por várias coisas. Primeiro, verifique como você configurou seu horário comercial ou veja se seu chat está ativo em seu site. As mensagens fora do horário comercial podem não fornecer a notificação correta e você as verá durante um determinado período. Finalmente, se você tiver problemas com seus chatbots não aparecendo no widget de chat do Tidio, o problema provavelmente se deve ao cache do navegador. Você pode resolver isso limpando o cache do navegador ou abrindo o site com um chat do Tidio em uma janela anônima primeiro.
Quero testar meus bots e automação como se eu fosse um usuário interagindo com o widget de chat.
Vá para a seção de chatbots no Tidio e clique nos três pontos em qualquer um dos seus chatbots. Você verá a opção de testar o chatbot. Clique nela e uma nova janela de bate-papo será aberta. Outra maneira de fazer isso é criar um site de exemplo e integrar o chatbot Tidio nele. Depois de publicar o site, você pode acessá-lo e começar a conversar com seu próprio chatbot para ver como ele funciona. Você pode abrir as configurações em outra janela, ajustar, adicionar respostas ou perguntas e solucionar problemas conforme avança.
Quero transferir chats de um chatbot para um operador.
Você pode configurar o chatbot para transferir o chat para um operador com um simples clique de um botão. Vá para a seção Decisão e ative a opção de acionar a ação quando a ação do bot terminar. Cada decisão pode ter a opção Transferir para operadora habilitada.