Introdução ao recurso de bot da Microsoft
Microsoft Azure Chatbot é uma plataforma de desenvolvimento de chatbot baseada em nuvem desenvolvida pela Microsoft. Faz parte do Azure Bot Service, que permite que empresas e desenvolvedores criem, testem, implantem e gerenciem chatbots em plataformas como sites, aplicativos móveis e plataformas de mensagens como Skype e Slack.
Para se registrar no chatbot, primeiro você precisa criar uma conta do Azure. Para fazer isso, fui ao site de inscrição gratuita e fiz o registro. Meu endereço de e-mail foi reconhecido automaticamente, pois eu já havia criado a conta anteriormente, então tudo que eu precisava fazer era fornecer minha senha e confirmar o login no aplicativo Authenticator no meu telefone.
Depois de passar na verificação de 2 fatores, fui solicitado a preencher um formulário bastante longo. Ele me pediu vários detalhes, como meu nome completo, país, ID de IVA da empresa e outras informações.
Depois de fornecer esses detalhes, tive que concordar com algumas condições e pude prosseguir.
Seguindo em frente com o processo de inscrição, fui solicitado a enviar os detalhes do meu cartão de crédito. Eu realmente não gosto dessa abordagem (especialmente quando são ferramentas gratuitas que tento testar e revisar). No entanto, sem pensar muito, dei à Microsoft meus detalhes de cobrança. Nesta fase, me deparei com um problema – não consegui usar um cartão que não estivesse registrado no mesmo país que selecionei na etapa anterior para minhas informações de endereço. Isso era um pouco irritante e tornava o processo mais trabalhoso.
Felizmente, fui solicitado a fornecer feedback na próxima etapa, então mencionei imediatamente o problema na esperança de que a equipe fizesse algo a respeito.
Tudo me levou cerca de 7 a 10 minutos, junto com a espera de uma mensagem de texto de confirmação com um código.
Em geral, eu diria que tanto o processo de inscrição quanto as primeiras impressões da ferramenta são amigáveis para iniciantes. Depois de me inscrever, investiguei um pouco a interface do usuário e isso causou uma impressão positiva em mim. Foi fácil e claro navegar.
Recursos e implementação de bots da Microsoft
Depois de examinar o software por um tempo, comecei a explorar seus diferentes recursos e casos de uso.
No que diz respeito aos serviços de IA aplicados, pude aproveitar vários recursos, como organizador de formulários, consultor de métricas, analisador de vídeo e serviço de bot.
Para criar um chatbot, você precisa escolher uma das ferramentas de software conectadas à Microsoft. Infelizmente, eu não conhecia nenhum deles, então fui em frente e escolhi o primeiro – Mia.
Nesta fase do processo, foi muito fácil navegar pelo aplicativo. Tudo ficou claro e compreensível. Talvez alguém possa argumentar que a interface do usuário é um pouco branca e sem corte, mas eu realmente não me importei.
Algo que me surpreendeu foi que as ferramentas específicas da Microsoft não eram realmente gratuitas. Por exemplo, Mia teve um teste gratuito por um mês e, posteriormente, um pagamento único de €1.701/usuário.
Alguns dos outros chatbots nem estavam disponíveis para o meu país de residência, mas ainda assim apareciam na lista. Essa parte foi decepcionante e frustrante.
Quanto a qualquer tipo de suporte ou tutoriais para quando precisar de uma mãozinha, gostei muito de ver diversos recursos pensados para ajudar usuários inexperientes.
Desempenho e utilidade
Tendo me familiarizado com a maioria das funcionalidades e os diferentes serviços de chatbot oferecidos, decidi testar o desempenho e a utilidade de um dos chatbots. Implantei-o em um site de teste meu. Uma das principais vantagens de usar o Chatbot do Azure, na minha opinião, é sua capacidade de entender a linguagem natural e responder à entrada do usuário de forma conversacional. Fiquei bastante satisfeito com a forma como o bot lidou com isso. O chatbot funcionou de maneira natural e intuitiva. Além disso, como o chatbot do Azure é altamente personalizável, foi possível adaptar o comportamento e as respostas do chatbot às necessidades específicas dos meus possíveis usuários. Por exemplo, configurei o chatbot para fornecer informações específicas e realizar ações específicas com base na entrada do usuário.
Preços de bots da Microsoft
A Microsoft oferece diversas variações de seus planos de preços, com planos de assinatura e complementos adicionais pagos.
Plano gratuito
Um dos dois planos de preços para o chatbot da Microsoft é o plano gratuito. Nele, você tem mensagens ilimitadas para canais padrão, além de até 10 mil mensagens por mês para canais premium.
Plano S1
Por outro lado, também existe o plano de assinatura S1. Este não é gratuito, pois tem alguns custos. Enquanto os canais padrão não são pagos, os canais premium custam $0,50 a cada 1000 mensagens.
Despesas adicionais
Além dos 2 planos de preços listados acima, há uma série de cobranças adicionais que você pode ter que cobrir. Eles incluem:
- Serviço de Bot do Azure
- Informações do Aplicativo
- Compreensão de Linguagem
- Criador de Perguntas e Respostas
- Discurso
Conclusão
Para resumir minha avaliação, posso dizer que foi certamente uma experiência interessante testar o chatbot da Microsoft. Os preços podem não ser os mais bem estruturados do mundo, mas definitivamente há um plano para cada tipo de orçamento – grande e pequeno. Embora o cadastro possa ser um pouco desafiador, a interface do usuário do chatbot como um todo compensa esse inconveniente. Analisando a variedade de recursos diferentes, eles são certamente amplos e variados. Por causa disso, acredito que o chatbot da Microsoft tem a chance de atrair uma ampla base de clientes. Ele funciona sem problemas e pode ser utilizado de várias maneiras. Para verificar se é uma boa opção para o seu negócio, provavelmente é melhor aproveitar o período de teste e ver do que se trata por si mesmo!
Frequently Asked Questions
Como executo o bot do Azure localmente?
As ferramentas principais do Azure Functions devem ser instaladas em sua máquina de desenvolvimento para executar um bot do Azure localmente. As ferramentas principais do Azure Functions permitem que você execute o Azure Functions localmente, que pode ser usado para executar seu bot. Depois de instalar as ferramentas principais do Azure Functions, você pode iniciar seu bot localmente abrindo um prompt de comando, navegando até o diretório raiz do bot, executando o comando “func start” e acessando o site para testá-lo.
Como faço para testar o serviço de bot do Azure?
Ao usar o emulador do serviço de bot do Azure, você pode testar o serviço de bot do Azure. É possível testar seu bot localmente antes de implantá-lo no Azure usando o emulador. Depois de implantar seu bot no Azure, você pode testá-lo usando o emulador de serviço de bot do Azure. Tanto a V4 quanto a V3 do Bot Framework SDK podem ser testadas usando o emulador.
Como integro o bot do Azure em meu site?
O Azure Bot pode ser integrado ao seu site usando o canal Web Chat do Azure Bot Service. Ao incorporar um widget de Webchat em seu site, os usuários podem interagir diretamente com seu bot. Mais detalhes sobre isso podem ser encontrados no site do chatbot.