Principais conclusões
Prós
- É grátis
- Oferece vários, menos e mais recursos avançados
- Fácil de usar
- Pode ser integrado com outras ferramentas
Contras
- Parece esmagador no começo
- A interface pode ser limitante para os usuários
- A solução Enterprise é cara
Introdução ao recurso de chatbot da HubSpot
HubSpot é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e software de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Ele fornece ferramentas e recursos para ajudar as empresas a gerenciar e analisar as interações e os dados dos clientes durante todo o ciclo de vida do cliente, com o objetivo de melhorar o relacionamento com os clientes e impulsionar o crescimento dos negócios. O recurso mais interessante do HubSpot para mim foi, claro, os chatbots, que testei para o propósito desta revisão. Mas antes de realmente usar os chatbots, você precisa se registrar primeiro.
Para fazer isso, você deve ir ao site deles e clicar no botão “Começar de graça”. Você será solicitado a fornecer algumas informações essenciais, como seu nome e sobrenome, bem como um endereço de e-mail. Em seguida, você será questionado sobre coisas como: de que setor você vem, qual é o seu cargo, como se chama sua empresa, qual é o tamanho dela e qual é o site dela.
Todo o processo de inscrição não leva mais de 10 minutos e é muito fácil de usar. A única desvantagem que notei é que demorou um pouco mais do que eu esperava para receber o link de confirmação por e-mail. Embora possa ter sido culpa do meu provedor de e-mail.
Com base na minha primeira impressão, a interface parecia bastante amigável. Tudo ficou claro e fácil de seguir, o que foi muito satisfatório.
Fiquei um pouco desanimado com o HubSpot perguntando todos esses detalhes no começo, até que percebi que era para fins de personalização. Dessa forma, receberei conteúdo da HubSpot que realmente se adequa ao meu setor e função.
Recursos e implementação do chatbot da HubSpot
Ao terminar meu processo de registro, era hora de finalmente mergulhar fundo nos recursos do HubSpot e na implementação do chatbot.
O design visual da ferramenta parecia um pouco complicado no começo. Como você pode ver abaixo, existem várias guias diferentes para clicar, como “Contatos”, “Conversas”, “Marketing”, “Vendas”, “Serviço” e outros. Depois de algum tempo, porém, me acostumei. Dito isso, eu não diria que o HubSpot é complicado de usar, já que consegui navegar pela interface com relativa facilidade.
Fiquei positivamente surpreso com a disponibilidade de diferentes recursos incluídos no plano gratuito. Em comparação com outras ferramentas, é justo dizer que supera outras soluções em um nível semelhante. Alguns dos recursos que mais me surpreenderam positivamente foram o widget de chat e a opção de ajustar a disponibilidade do seu chat e gerenciar as pessoas da sua equipe.
Mais uma vez, ao explorar os diferentes recursos, fiquei um pouco impressionado com a quantidade de configurações diferentes. Da mesma forma, tive que levar algum tempo para me familiarizar com tudo.
Não achei nada particularmente confuso, o que me surpreendeu positivamente. Também não encontrei nenhum problema com o chatbot. Deve ser graças aos tutoriais incrivelmente úteis para iniciantes. Usuários como eu têm acesso a uma variedade deles, o que é bom. Quando você precisar de ajuda, um rápido tutorial irá guiá-lo, mesmo na forma de dicas e tutoriais pop-up. Abaixo você pode ver como eles são.
Também fiquei muito curioso para ver as integrações da HubSpot. Depois de navegar para o App Marketplace, você pode ver muitas integrações para escolher, incluindo aquelas que são úteis para coisas como vendas e atendimento ao cliente. Exemplos populares de integrações de bate-papo ao vivo incluem Intercom, Sakari SMS, Facebook Messenger, Salesmsg SMS e TruConversations.
Desempenho e utilidade
Para testar o desempenho e a utilidade do produto chatbot da HubSpot, implementei-o em um site meu e monitorei seu desempenho ao longo de algumas semanas. Eu configurei o chatbot para lidar com uma série de tarefas, incluindo agendar reuniões, criar tíquetes de suporte e ajudar a qualificar leads.
Também testei como o chatbot entendia e respondia a uma variedade de idiomas de entrada. Além de monitorar o desempenho do chatbot, também solicitei feedback sobre sua utilidade aos colegas que interagiram com ele.
Como resultado dos meus testes, o chatbot forneceu uma assistência valiosa aos nossos usuários e foi capaz de lidar com um grande volume de solicitações. No geral, fiquei impressionado com o desempenho e a utilidade do produto chatbot da HubSpot.
Preços do chatbot da HubSpot
A primeira coisa a observar é que a HubSpot oferece a seus assinantes um plano gratuito vitalício. Essa é uma ótima notícia para os fãs de soluções não pagas. Além disso, existem planos pagos disponíveis. Abaixo estão os detalhes de todos os planos disponíveis.
Free ($0/ mês)
Em primeiro lugar, há o plano gratuito. Este, assim como todos os outros, oferece armazenamento de até 15 milhões de contatos e suporte técnico 1:1. Entre os recursos deste plano, também existem vários modelos de email, integração com o Facebook Messenger e recursos de chat ao vivo.
Starter (a partir de $50/mês)
O plano Starter inclui tudo como o plano Free, mas com limites estendidos. Além disso, oferece a opção de remover a marca HubSpot de vários lugares nos chatbots.
Professional (a partir de $500/mês)
Em seguida, temos o plano Professional. Dentro deste, você pode esperar tudo do plano Starter, mais: gerenciamento de equipes e recursos de personalização, suporte avançado e opções de cálculo.
Enterprise (a partir de $1200/ mês)
Por último, mas não menos importante, se você tiver grandes necessidades e uma grande equipe atrás de você, talvez queira optar por um plano Enterprise. Esta opção específica dá acesso a tudo o que os planos anteriores fazem, bem como alguns adicionais. Eles incluem recursos de personalização, administração e treinamento.
Conclusão
A ferramenta chatbot da HubSpot geralmente é confiável para empresas que procuram usar chatbots em conversas com clientes. Para as empresas, oferece uma gama de opções de personalização. Os exemplos incluem a capacidade de configurar palavras-chave ou prompts específicos para um chatbot, bem como a capacidade de integrar o chatbot a sites ou aplicativos de mensagens.
Embora a ferramenta de chatbot da HubSpot possa ter algumas desvantagens menores, como a possibilidade de o chatbot interpretar mal as consultas dos clientes ou não responder com precisão, a ferramenta é gratuita. Assim, essas desvantagens podem ser compensadas por suas vantagens. As pequenas e médias empresas podem achar isso especialmente atraente, pois podem ter orçamentos limitados para gastar em aplicativos de gerenciamento de relacionamento com o cliente.
Frequently Asked Questions
O que fazer se o link de verificação do e-mail não chegar?
Se você está com dificuldades para receber seu link de verificação, primeiro verifique se está tudo certo do seu lado. Sempre verifique seu SPAM antes de solucionar problemas com o HubSpot. Pode ser que seu provedor de e-mail tenha marcado o e-mail da HubSpot como SPAM. Você também pode verificar a caixa de entrada focada junto com os e-mails em quarentena, se estiver usando o Outlook ou o Office365. Depois de se certificar de que está tudo bem do seu lado, você deve entrar em contato com a equipe de suporte por meio de um formulário especial disponível no site da HubSpot para obter o link.
Como aprender usando a interface do chatbot da HubSpot?
Se você acha a interface do chatbot da HubSpot confusa, não se preocupe muito com isso. Isso ocorre porque a HubSpot oferece uma grande variedade de diretrizes, dicas e truques para ajudá-lo a começar a usar a ferramenta. Em primeiro lugar, existem muitas janelas pop-up no aplicativo que o orientam no processo de criação de chatbots. Em segundo lugar, a HubSpot fornece a seus usuários uma base de conhecimento sobre seu chatbot. Todos esses materiais devem tornar a jornada do usuário muito mais fácil e agradável.
O que fazer se eu não puder pagar o plano empresarial do chatbot da HubSpot?
Falando de modo geral, o chatbot da HubSpot é gratuito para usar com determinados recursos. Se você não puder pagar pelo plano Enterprise, poderá escolher entre um plano gratuito e alguns planos pagos. Se esses planos também não atenderem às suas necessidades, você sempre pode escolher um chatbot mais econômico para sua empresa – você não precisa usar a solução da HubSpot.