Principais conclusões
Prós
- Boa variedade de planos de assinatura
- Recursos ricos
- Muitos modelos de chatbot atraentes
- Plano gratuito disponível
- Navegação fácil
Contras
- Nenhum verificador de erros de ortografia
- Gerenciar mais de 1 conta ao mesmo tempo é confuso
- Sem recursos de comunicação por vídeo
- Esporadicamente, tempos de carregamento longos da ferramenta
Introdução ao recurso de chatbot do Freshchat
Freshchat é uma plataforma de mensagens em nuvem para clientes destinada a empresários para envolver seus clientes em tempo real através de vários canais, como chat de website, mídias sociais e mensagens móveis. A plataforma oferece uma série de recursos para otimização do suporte ao cliente, incluindo chatbots, respostas pré-definidas e análises detalhadas. A ferramenta é projetada para aprimorar a experiência do cliente fornecendo assistência imediata e suporte personalizado. Com o Freshchat, as empresas podem melhorar a eficiência do atendimento ao cliente e aumentar a satisfação do cliente.
Para começar, primeiro acessei o site da ferramenta (www.freshworks.com) e me inscrevi para um plano grátis. Eu poderia escolher entre duas opções – usar meu e-mail ou o Google. Eu optei pela versão mais rápida – o Google – e continuei. Dessa forma, só precisei fornecer meu nome da empresa e número de telefone como detalhes.
Eu posso definitivamente dizer que o processo de inscrição do Freshchat é projetado para ser amigável e acessível, mesmo para aqueles que são novos em plataformas de chatbots. Mais importante ainda – é projetado para ser rápido!
A plataforma oferece uma jornada abrangente que o guia pelo processo de registro. Ela garante que você tenha todas as informações necessárias para começar. Embora os passos sejam fáceis de entender, a plataforma estava trabalhando de forma bastante lenta desde o início – esse é o único inconveniente que eu mencionaria.
O processo de instalação é simples, levando apenas alguns minutos para ser concluído. Assim que me cadastrei, pude começar a explorar a ferramenta com mais detalhes. Acredito que você não terá problemas em se cadastrar.
Recursos e Implementação do Chatbot Freshchat.
Depois de criar minha conta com sucesso, finalmente pude conhecer melhor o software. A primeira coisa que chamou minha atenção foi a interface realmente agradável aos olhos. Freshchat tem um design muito intuitivo – imediatamente me senti como um peixe na água.
Olhando para a ferramenta em si, ela oferece vários recursos interessantes para usuários como eu. Meus favoritos pessoais são as análises (por exemplo, barra de satisfação do cliente), a seção de FAQ e a opção “ações em massa” ao lidar com seus contatos.
Além de tudo isso, fiquei positivamente surpreso com a seção de “recursos recomendados”. Esta seção ajuda você a aproveitar ao máximo o seu plano, sugerindo quais recursos você deveria/poderia aproveitar.
Quando se trata dessas características, as que despertaram mais interesse em mim foram:
grupos de chat: a chance de organizar equipes em grupos para uma resolução mais rápida de problemas,
horário comercial: uma opção para definir a disponibilidade do seu chat ao longo do dia e informar os clientes,
Resposta pronta: uma forma de criar modelos de resposta para mensagens mais rápidas e consistentes.
Por fim, eu amei completamente a variedade de diferentes modelos de chatbot. Embora eu não tenha conseguido verificar todos os 50+, foi incrível ver que eu não precisaria criar bots do zero. Grande adição.
Em geral, a ferramenta é rica em funcionalidades interessantes que valem a pena explorar. Minha única preocupação é que os novatos não achariam essa ferramenta particularmente fácil de usar. Estou dizendo isso principalmente porque não vi nenhuma pop-up de guias ou tutoriais sobre configuração e recursos dentro da ferramenta. Apesar disso, o Freshchat é uma ferramenta sólida e confiável desenvolvida por pessoas com conhecimento e experiência.
Desempenho e utilidade
Eu coloquei o Freshchat à prova na minha página do Facebook. Devo dizer que os resultados foram impressionantes. Claro, como qualquer chatbot, sua eficácia é diretamente proporcional ao tempo e esforço que você coloca em configurá-lo. Com a abordagem certa, no entanto, uma conversa de chatbot bem planejada pode economizar incontáveis horas. Além disso, pode elevar o seu jogo de suporte ao cliente para o próximo nível.
Durante meus testes, fiz questão de preencher qualquer ponto cego que encontrei e atualizei regularmente o widget de chat. Mas mesmo sem monitoramento constante, o Freshchat funcionou perfeitamente, entregando um serviço de atendimento ao cliente de alta qualidade para cada “visitante” em minha página do Facebook. Claro, é essencial lembrar que mesmo o chatbot mais sofisticado tem limitações. É por isso que é crucial garantir que um agente humano esteja sempre disponível para lidar com quaisquer consultas complexas que possam surgir. Uma das melhores coisas sobre o Freshchat é o quão fácil é usar e integrar ao seu sistema de suporte existente.
Preços do chatbot de Freshchat
Com base nos seus requisitos e no seu orçamento, o Freshchat oferece quatro opções. O plano gratuito está disponível para aqueles que buscam soluções sem custo. Sim, é possível desfrutar dos benefícios de um chatbot sem nenhum investimento financeiro. Indivíduos que desejam elevar a experiência do chatbot devem explorar os planos de preços pagos do Freshchat para descobrir suas características únicas e vantagens.
Free
Primeiro as coisas primeiro, há um plano gratuito que você pode aproveitar. Ele lhe concede acesso a até 100 contatos de campanha. Suas características incluem chatbots, análise de chatbot, visualização de caixa de entrada, tópicos, grupos e mais. Dado que é um plano gratuito, a variedade de recursos é bastante ampla.
Growth
A seguir, você tem o plano Growth. Faturado mensalmente, custará $18 por agente. Este plano oferece todas as mesmas coisas que o plano grátis, com algumas adições. Exemplos incluem até 2000 sessões de bot gratuitas por mês, FAQs, eventos e cronogramas de usuários, SMS e WhatsApp empresarial, para citar alguns.
Pro
Caso sinta que o plano Growth não atende suas necessidades, você sempre pode optar pelo Pro – por $47 por agente por mês, com faturamento mensal. O plano Pro concede acesso a tudo que já foi mencionado. Além disso, você também pode desfrutar de funcionalidades como tradução ao vivo, auto-resolvido e APIs de conversação.
Enterprise
Por último, algo para aqueles que estão com fome de ainda mais – o plano Enterprise. Este é o mais avançado de todos os níveis e custará até $83 por mês, por agente. O que você pode esperar dele? Exemplos incluem domínios permitidos, autenticação de usuário e 500 contatos de campanha.
Conclusão
Para resumir minha análise, reuni algumas observações finais sobre o software Freshchat. De maneira geral, é uma ferramenta que vale a pena explorar se você procura algo barato, ao mesmo tempo em que é conveniente e fácil de implementar. Se você é fã de muitos modelos de chatbot e recursos ricos, o Freshchat é a ferramenta para você.
Olhando para as desvantagens, só tenho duas para mencionar. Em primeiro lugar, pode ficar bastante caro já que a empresa cobra por “agente”. Então, se você tem uma equipe grande, pode ser um pouco caro. Além disso, a ferramenta pode levar mais tempo para responder em alguns momentos. Não tenho certeza se é um bug que causa o problema, uma sobrecarga do servidor ou outros problemas. No geral, acho que é uma solução que vale a pena experimentar – há um teste de 21 dias e um plano gratuito para sempre, então por que não?
Frequently Asked Questions
Estou tendo dificuldades para personalizar meu chatbot do Freshchat para o Facebook Messenger.
Para personalizar seu chatbot do Freshchat para o Facebook Messenger, navegue primeiro até a seção “chatbots”. Em seguida, selecione o chatbot que deseja personalizar. Depois disso, você verá várias opções para construir, configurar e ajustar seu bot. Controle seu progresso à medida que avança com o recurso de “visualização” e despublique o chatbot a qualquer momento para garantir que você não tenha lançado um bot com falhas.
Eu tenho dificuldades para criar meu primeiro chatbot do Freshchat no Facebook Messenger.
Para criar seu primeiro chatbot para o Facebook Messenger usando o Freshchat, conecte sua Página do Facebook ao software. Feito isso, navegue até a guia “chatbot” na interface do usuário. A partir daí, você pode começar a configurar seu chatbot. É possível criar um do zero ou usar modelos existentes.