Principais conclusões
Prós
- Extensa documentação para ajudá-lo a começar
- Integrações úteis
- Integrações interessantes
Contras
- Preços confusos
- Suporte através de tickets e contato com um humano disponíveis apenas nos planos pagos
- Descrições pouco claras, às vezes com muita linguagem "técnica"
Introdução ao recurso de chatbot do Dialogflow
O Dialogflow é um agente virtual fornecido pelo Google que lida com conversas simultâneas com seus clientes. Sua ferramenta de compreensão de linguagem natural é capaz de entender a linguagem humana. Os usuários do Dialogflow podem aproveitar recursos como o construtor de fluxo visual, implementação omnichannel, inteligência artificial avançada e gestão de ponta a ponta.
Descobri que, para começar a usar o chatbot do Dialogflow, há duas opções disponíveis. A primeira opção é passar por um extenso processo de cadastro, que inclui fornecer muitos detalhes, tais como:
- país de residência
- descrição da sua organização ou suas necessidades
- tipo de conta desejado
- nome comercial
- detalhes de pagamento
- endereço de faturamento
Você também tem que concordar com uma série de políticas e acordos diferentes. Você pode ver esse processo abaixo.
Eu serei honesta – este é o caminho mais trabalhoso. Por isso, decidi seguir o método menos demorado. Ao escolher a opção mais fácil de cadastro, todo o processo levou literalmente segundos. Tudo o que foi preciso foi acessar o site deles, aceitar os termos de serviço e, em seguida, eu estava pronta para chegar à parte empolgante – usar o chatbot.
Quanto ao próprio processo de inscrição, não encontrei nenhum tipo de dificuldade. Tudo foi bastante direto ao ponto. Tudo o que eu tinha que fazer era apenas me inscrever usando minha conta da Google (certifique-se de ter uma) e eu estava pronta. Se você está se perguntando se o processo é fácil para iniciantes, eu diria que definitivamente é, pelo menos o segundo método que escolhi.
Recursos e implementação do chatbot do Dialogflow
Para criar seus primeiros chatbots, primeiro você precisa criar pelo menos um agente para acessar o console de teste. Os detalhes que você precisa fornecer incluem:
- nome do agente
- idioma padrão
- fuso horário padrão
- nome do projeto da Google
- tipo de agente
De modo geral, o design visual do console é muito agradável aos olhos. Gostei de navegar por ele e me familiarizar com tudo. Acho que os recursos disponíveis são bastante úteis e variados, o que é importante para um chatbot. Há uma ampla gama de diferentes funções para escolher, como:
- contextos (para lembrar parâmetros)
- eventos estabelecidos em sinais não-verbais
- frases de treinamento
- base de conhecimento
- histórico de chat
Eu achei as descrições das diferentes funcionalidades um pouco confusas no início. Elas me deram um sentimento muito “técnico”, no qual eu precisei de um tempo para me acostumar. Por outro lado, eu fiquei bastante satisfeita com a disponibilidade de uma extensa documentação na forma de recursos de suporte e seções de FAQ. Estão prontamente disponíveis se você precisar de qualquer ajuda. No entanto, se você desejar abrir um ticket de suporte, essa opção só está disponível para aqueles que se inscreveram em um plano de suporte pago e em um plano de chatbot pago.
Desempenho e utilidade
Analisando o desempenho geral e a utilidade do chatbot do Dialogflow, eu diria que atende aos requisitos tanto de iniciantes quanto de indivíduos com experiência moderada no uso de chatbots. Essa ferramenta possui recursos básicos que outros chatbots têm e também inclui uma ampla variedade de capacidades adicionais que usuários mais experientes podem buscar. Eu pessoalmente testei o chatbot em um aplicativo móvel e em uma aplicação web, e ele foi capaz de responder a vários tipos de inserções de usuário.
Preços do chatbot do Dialogflow
A precificação do chatbot do Dialogflow da Google é baseada na quantidade de solicitações feitas ao serviço, com um limite gratuito que inclui até 100.000 solicitações por mês e vários planos pagos disponíveis para uso mais complexo. Além disso, pode haver custos adicionais para recursos específicos como suporte por telefone ou SMS, ou uso de recursos do Google Cloud. É recomendado verificar o site do Google Cloud para obter informações de preço mais atualizadas.
CX Agent (2021-09)
O Dialogflow oferece pedidos de texto por USD 0,007 por pedido. Também oferece entrada/saída de áudio por um custo adicional de USD 0,06 por minuto. Pedidos de design e outros pedidos de sessão são oferecidos sem custo adicional, oferecendo flexibilidade sem inflar seu orçamento.
CX Agent (2020-09)
Para texto, o Dialogflow cobra USD 20 para cada 100 sessões de chat. Para entrada/saída de áudio, eles cobram USD 45 para cada 100 sessões de voz. Eles também oferecem solicitações de tempo de design e outras solicitações de sessão sem custo, para que você possa se concentrar em usar o serviço sem custos adicionais.
Conclusão
Em suma, o chatbot do Dialogflow é uma solução relativamente confiável. Pessoas que procuram por ferramentas que tornem possíveis interações entre humanos e computadores definitivamente devem experimentá-lo. Além disso, ele oferece um teste gratuito, para que você possa experimentá-lo sem nenhum investimento ou compromisso. Vale lembrar que o chatbot pode ser um pouco técnico demais para quem não é muito experiente em tecnologia. Se você busca uma solução mais acessível, pode ser interessante verificar outras ferramentas, como o LiveAgent.
Frequently Asked Questions
Quanto tempo dura uma sessão do Dialogflow?
As sessões do Dialogflow são conversas entre um usuário e um agente. Para acompanhar essas conversas e manter o contexto, cada sessão recebe um ID de sessão exclusivo. Cada vez que um usuário inicia uma conversa com um agente, é criada uma nova sessão com um novo ID de sessão. No Dialogflow, as sessões duram 15 minutos, após o qual elas expiram e um novo ID de sessão é atribuído para a próxima conversa. No entanto, seu agente pode ser configurado para ter um tempo limite de sessão mais curto ou mais longo.
O Dialogflow pode funcionar offline?
Não. Devido à sua natureza baseada em nuvem, o Dialogflow requer uma conexão com a internet para funcionar. Os dados e modelos do agente são armazenados nos servidores do Google e só podem ser acessados online. Como o Dialogflow precisa se conectar aos servidores do Google para acessar modelos e dados, ele não pode funcionar off-line. Ele também precisa de uma conexão com a internet para processar a solicitação do usuário e responder adequadamente.