Principais conclusões
Prós
- Design moderno e elegante
- Muitos recursos interessantes
- Configuração e instalação incrivelmente fáceis
- Configuração flexível e personalizável
Contras
- Alguns recursos poderiam ser mais visíveis
- O bug ocasional ou dois
- Recurso limitado definido no plano gratuito
Bria, anteriormente conhecido como X-Lite, é um software de softphone fácil de usar, adequado para usuários que desejam obter um pouco mais de funcionalidade. Ele oferece uma interface de usuário elegante com recursos úteis e até algo extra para usuários que desejam gastar mais dinheiro. O Bria pode ser muito versátil, o que o torna excelente para usuários individuais, equipes ou até empresas inteiras.
Instalação e implementação do Bria
O processo começa com a criação de uma nova conta no site de Bria. Comecei fazendo uma versão de teste primeiro. Selecionei o estudo Bria Solo para o propósito desta revisão. Leva apenas alguns minutos para ser concluído e o site não me obrigou a selecionar nenhum método de pagamento ou adicionar informações de cartão de crédito. Depois de fornecer meus dados, fui recebido em minha conta com uma mensagem simples informando o que fazer a seguir.
Em seguida, tive que configurar uma conta de voz, inserir meu login e, finalmente, baixar o aplicativo. A Bria integrou diretamente 12 provedores de serviços VoIP na configuração inicial, então conectá-los levou alguns minutos. O processo de instalação e implementação foi bastante simples e rápido. O guia provou ser muito útil ao longo do caminho e deve fazer parte de todos os softwares de softphone. Tenho certeza de que seria apreciado por todos os iniciantes que nunca configuraram um softphone antes. Também gostei do fato de você precisar conectar seu serviço VoIP durante a configuração da conta. O software está todo configurado e pronto para ação no momento em que você instala o aplicativo Bria e faz login nele.
Experiência do usuário e recursos
Quando você abre o aplicativo Bria pela primeira vez, está tudo configurado. Você não precisa mais se preocupar em adicionar contas ou mexer na configuração e pode começar a fazer suas primeiras chamadas. A aparência do aplicativo é elegante e moderna e tem uma estética geral agradável. O mesmo vale para o design da interface do usuário, é simples e não muito complicado. Tudo está onde você esperaria que estivesse e funciona como deveria. Na primeira guia, você encontra um grande teclado de discagem com a opção de digitar um número e iniciar uma chamada, ou pode selecionar um número da sua lista de contatos.
Outras opções incluem mensagens de voz, controles de volume e a opção de selecionar viva-voz ou fone de ouvido como seu dispositivo de escuta principal. Esta parte do aplicativo também inclui configurações de voz onde você pode testar seu equipamento, configurar atalhos, definir bloqueio de chamadas e muito mais. Existem muito poucas coisas que você não pode controlar, o que dá a cada usuário grande flexibilidade e a capacidade de personalizar seu fluxo de trabalho diário.
A tela principal do aplicativo inclui mais alguns botões na parte inferior para contatos, favoritos e histórico de chamadas. A lista de contatos é simples, mas eficaz. Oferece a opção de adicionar contatos a três grupos: Trabalho, Família e Amigos. Esses grupos podem ser personalizados ou renomeados e você pode criar novos grupos clicando no botão de contatos na parte superior da interface. Há também uma opção para importar e exportar contatos na mesma seção.
É uma escolha um pouco confusa incluir essas opções fora da área de foco principal. A princípio, pensei que não havia opção para criar grupos ou importar/exportar contatos, e só descobri essas opções mais tarde. Pelo lado positivo, essa escolha de design economiza muito espaço na tela para que você possa ver todos os seus contatos sem distrair os botões que não serão usados com muita frequência.
A criação de um novo contato oferece algumas opções: nome de exibição, nome, sobrenome e um campo para salvar números e endereços: um número de softphone, número do trabalho, número residencial, endereço de e-mail, site e a opção “Outros” onde os usuários podem inserir dados personalizados. Não há opção que permita aos usuários escrever um comentário ou uma simples nota nos detalhes do contato, o que é outra desvantagem da lista de contatos do Bria.
A guia de favoritos é autoexplicativa; você pode adicionar seus contatos favoritos ou mais usados nesta lista para facilitar o acesso. Esta opção pode ser muito útil para determinados usuários, então não há muito o que criticar. Não há outras opções extras, o que é bom, pois não há necessidade de complicar demais um recurso simples, como favoritos.
A guia de histórico de chamadas oferece uma visualização das chamadas mais recentes com a hora da chamada visível imediatamente.
Existe uma boa opção para classificar as chamadas: chamadas recebidas, chamadas perdidas, chamadas que foram atendidas em outro lugar, gravações ou você também pode selecionar a opção de classificar as chamadas por data. Você pode escolher chamadas do último dia, último mês, última semana, últimos sete dias e muito mais. O recurso de histórico de chamadas é simples de usar e as opções de classificação de chamadas são um ótimo complemento.
Os últimos recursos incluem a opção de videochamadas, estranhamente oculta na guia Exibir na parte superior da interface. Você também pode encontrar um guia do usuário, opções de solução de problemas e um verificador de atualizações na guia Ajuda ao lado de Contatos. Embora eu não precise de ajuda para configurar ou usar o Bria, o guia do usuário parece abrangente, organizado e oferece artigos curtos com explicações e capturas de tela úteis. A função principal, chamada, funcionou bem e não notei nenhum problema durante meus testes.
Embora Bria geralmente funcione muito bem e sem grandes soluços, notei alguns problemas. Houve uma ocasião em que meu aplicativo Bria simplesmente não iniciava quando tentei abri-lo, então acabei reinstalando o aplicativo para fazê-lo funcionar corretamente. Não consegui descobrir o que causou esse problema (testado no Windows 10).
Também notei um pequeno problema em que o aplicativo não atualizava meu provedor de serviços VoIP quando o alterava ou adicionava um novo nas configurações da minha conta. Embora uma simples reinstalação do aplicativo resolva esse problema, pode ser um pouco irritante se um usuário precisar trocar de conta ou adicionar novas contas.
Ambos os problemas podem ser muito situacionais e dependentes da versão atual do aplicativo. Nenhum deles interrompeu meu fluxo de trabalho por mais de alguns minutos; foram apenas pequenos contratempos e nenhum deles atrapalhou minha experiência de maneira significativa.
Preços
Bria oferece três planos para vários cenários de uso, e também há uma opção de plano gratuito com recursos limitados. Usei a versão de avaliação gratuita do Bria Solo para escrever esta resenha. As opções pagas restantes são Bria Teams e Bria Enterprise. Todos os planos, exceto o Bria Enterprise, incluem uma avaliação gratuita de 21 dias sem necessidade de informações de cartão de crédito. Vamos dar uma olhada rápida no que cada plano oferece e quanto custa. Você pode ver a comparação completa dos planos de Bria em seu site.
Bria Solo – $2.95 por mês
Bria Solo é um plano para usuários individuais que inclui 3 downloads de aplicativos para desktop e celular, 5 contas de chamada, voz e vídeo HD, transferência de chamadas, atendimento automático, gravação de chamadas, histórico de chamadas com sincronização e um portal de configuração.
Bria Teams – $4.95 por mês por um usuário
O Bria Teams inclui tudo o que é mencionado no Bria Solo e adiciona chamadas ilimitadas de voz e vídeo em HD, mensagens de equipe e salas de bate-papo ilimitadas, integração de 5 servidores de chamadas adicionais ou serviços VoIP, um portal do administrador e muito mais.
Bria Enterprise – Orçamento personalizado
O Bria Enterprise vem com um pacote Basic, Standard ou Business que adiciona vários recursos, dependendo da sua preferência. Eles incluem 4 downloads de aplicativos por usuário, suporte a 5 contas SIP ou XMPP, opções avançadas de configuração no Stretto Provisioning, integração LDAP/Active Directory, ferramentas remotas de solução de problemas, serviço de compartilhamento de tela e muito mais, dependendo de qual pacote você escolher.
Como o Bria funciona com o LiveAgent?
Funciona muito bem. Criar uma integração com o LiveAgent foi um processo muito fácil que levou apenas alguns minutos para ser concluído. Depois de conectar meu provedor de VoIP ao LiveAgent, tudo o que restava fazer era adicionar o Bria como um softphone ao recurso de call center do LiveAgent. Tudo funcionou bem dentro do sistema e Bria teve um bom desempenho com o LiveAgent. O processo de integração foi bastante simples. Você pode dar uma olhada no guia completo e aprender como integrar o Bria com o LiveAgent aqui.
Conclusão
Embora o Bria possa não ser a primeira escolha de todos devido à disponibilidade de software de softphone gratuito, os profissionais definitivamente apreciarão o conjunto de recursos adicionais. Os recursos aumentam com cada plano pago, portanto, cabe apenas a você decidir se encontrará uso para eles. O plano gratuito do Bria pode funcionar tão bem quanto qualquer outro softphone popular, e você pode aumentar conforme necessário, o que é uma boa adição. A interface é elegante e funciona bem, embora alguns recursos possam ser mais visíveis e não ocultos em várias opções de guia. No geral, o Bria é uma ótima solução para qualquer tipo de call center ou help desk e funciona bem com o software de call center LiveAgent. A única coisa importante a considerar é se você está disposto a pagar pelos recursos avançados.
Frequently Asked Questions
Meu fone de ouvido e/ou microfone não está funcionando com Bria
Certifique-se de que seus dispositivos de fone de ouvido e microfone estejam configurados e verifique as configurações do Bria para ver se eles estão selecionados como os dispositivos principais. Você também pode consultar a janela Solução de problemas em Ajuda para tentar encontrar mais instruções diretamente no aplicativo.
Não consigo fazer ou receber ligações com a Bria
Verifique novamente se você registrou corretamente sua conta SIP na configuração do Bria. Você precisa ter pelo menos uma conta SIP cadastrada para fazer ou receber ligações com o softphone Bria.