Principais conclusões
Prós
- Fácil de instalar e implementar
- Fácil de usar na maioria das situações
- É gratuito
Contras
- Não funciona com todos os provedores de VoIP
- Design desatualizado e não responsivo
- Não tão flexível quanto poderia ser
Enquanto o Blink pode ser um softphone confiável para alguns, ele também pode ser uma decepção para outros. O Blink tenta ser um aplicativo de softphone fácil de usar, mas falha devido ao design ineficiente, falta de funcionalidade com certos serviços de VoIP e opções mínimas de suporte para usuários. No entanto, o aplicativo é geralmente funcional e fácil de usar, tornando-se um softphone preferido para um grupo de usuários em todo o mundo.
Instalação e implementação do Blink
A instalação do Blink é padrão, basta baixar o aplicativo do site oficial e instalá-lo em seu computador. Não há um guia de inicialização disponível quando você abre o aplicativo pela primeira vez. Embora o Blink ofereça um guia do usuário em seu site, ainda é um guia bastante simples. As seções separadas oferecem apenas informações essenciais sem um guia de configuração dedicado. Embora o aplicativo seja relativamente fácil de configurar, um guia do usuário adequado e completo é sempre bom em caso de qualquer pior cenário possível.
Para conectar seu provedor VoIP, você deve clicar no botão Blink abaixo do logotipo Blink na parte superior e, em seguida, selecionar Contas > Adicionar conta. Insira seu endereço SIP e senha e pronto. No entanto, você deve observar que o Blink pode não funcionar com todos os provedores de serviços VoIP. No meu caso, conectei minha conta Zadarma ao Blink apenas para descobrir que não consigo fazer chamadas. Não consegui descobrir o motivo, já que não existem muitas opções de solução de problemas disponíveis.
Para um aplicativo que se apresenta como “um cliente SIP de ponta, fácil de usar”, não acho que isso seja particularmente verdadeiro até agora. O guia do usuário aborda a questão mencionada acima; no entanto, a única coisa que afirma é que o problema provavelmente está no lado do provedor de VoIP, concluindo com nenhuma solução apresentada. Eu também não acho que o argumento seja verdadeiro, já que estive usando o Zadarma para cada avaliação de softphone até agora sem nenhum problema. Eu consegui fazer o Blink funcionar com seu próprio serviço SIP e o aplicativo funcionou como deveria.
Experiência do usuário e recursos
A interface do usuário poderia ser atualizada, porque parece ultrapassada e não se adapta bem na tela com resolução mais alta. Tive dificuldade em identificar e acessar botões e ícones porque tudo parece menor do que deveria ser. Ampliar a janela do aplicativo não faz o design se adaptar, você só obtém uma janela maior. O segundo problema com os visuais diz respeito a botões e outros elementos.
A maioria do texto é difícil de ler porque várias partes do aplicativo são muito pequenas para acomodá-lo. Não há como tornar esses elementos separados do aplicativo maiores e, portanto, não há como tornar o texto mais legível. Em geral, tudo parece ser mal projetado e muito pequeno para ser confortável. Apesar desses problemas, a interface funciona e parece fácil de usar na maioria das circunstâncias.
A tela principal do aplicativo é bem simples. Ela também funciona como a lista de contatos, permitindo um acesso fácil aos seus contatos. É possível iniciar uma chamada facilmente a partir da parte inferior da tela principal. Além de ligar, você tem a opção de iniciar uma chamada de vídeo, enviar uma mensagem para o contato ou solicitar o compartilhamento de tela.
O compartilhamento de tela não está presente em todos os softphones, então é uma característica adicional agradável de ter disponível. Também existem dois outros botões para adicionar um contato e desativar o toque.
Por último, há os botões do menu no topo. Esses botões são bastante convenientes e permitem fácil acesso a várias configurações rápidas, a configuração principal e ao guia de ajuda.
Em vez de um teclado numérico dedicado, o aplicativo possui uma barra de pesquisa onde você pode digitar um número ou encontrar um contato da sua lista. A ausência de um teclado numérico digital pode não ser um grande problema para a maioria dos usuários, mas seria bom ter um como opção de backup. Não há realmente muito mais acontecendo na interface do aplicativo, e isso é uma coisa boa porque mantém o aplicativo simples e não muito cheio de informações.
A barra de pesquisa serve como a ferramenta principal para a maioria das tarefas no Blink. Quando você começa a digitar um número, ela prontamente lhe dá opções para o que fazer em seguida. Você pode adicionar o número aos contatos ou alternar para chamadas. Você pode iniciar uma chamada ou videochamada, enviar uma mensagem ou solicitar o compartilhamento de tela usando os botões na parte inferior. Essas são todas as ações disponíveis em uma só tela, sem a necessidade de alternar entre guias.
A lista de contatos é uma das mais simples que já vi em um aplicativo de softphone. Ela oferece apenas a opção de adicionar um nome e uma foto de perfil a um número. Embora seja suficiente, é muito básico e não inclui nenhum meio para adicionar outras informações de contato, anotações ou comentários.
As configurações oferecem uma quantidade justa de opções de personalização e ajustes. Você tem as configurações de áudio e vídeo habituais, onde pode escolher dispositivos e predefinições de qualidade de chamada. Também há opções de configuração de chat e compartilhamento de tela, bem como configurações de login e conta. Por fim, você pode acessar as configurações avançadas que oferecem alguma configuração extra para SIP e gerenciamento de arquivos.
Como o Blink funciona com o LiveAgent?
O LiveAgent é capaz de integrar com a maioria das soluções de software de softphone mais populares. Infelizmente, o Blink não funciona com o LiveAgent. Devido aos problemas do aplicativo Blink com certas contas SIP, os usuários não conseguem integrar o Blink com o LiveAgent, o que é muito decepcionante. Tentei integrar o Blink com o LiveAgent várias vezes, alterei as configurações e até decidi obter outra conta VoIP, mas mesmo assim não deu certo. Os usuários que esperam obter um softphone que possa integrar facilmente com outros aplicativos devem começar a procurar outras opções.
Conclusão
O Blink tenta ser um aplicativo de softphone fácil de usar, mas falha em vários aspectos. Embora a interface do usuário seja funcional e simples de usar, ela precisa urgentemente de uma atualização de design. O aplicativo não se adequa corretamente, o que interrompe sua usabilidade. O fato de o aplicativo não poder acomodar certos serviços VoIP o torna inútil para grupos de usuários que preferem ter liberdade de escolha. No geral, o Blink funciona bem, o problema é que ele funciona por conta própria e não permite a flexibilidade muito necessária que um aplicativo de softphone moderno deve fornecer. Isso o torna um aplicativo de softphone perfeitamente bom para um grupo de usuários e uma desvantagem para outros.
Frequently Asked Questions
Não consigo conectar meu provedor VoIP.
Infelizmente, o Blink não suporta todos os provedores de VoIP disponíveis no mercado. É provável que você precise escolher um provedor de serviços VoIP suportado pelo softphone Blink para poder realizar chamadas.
Não consigo fazer chamadas com o Blink.
Este problema está provavelmente relacionado ao seu provedor de VoIP. Tente trocar para um serviço diferente de VoIP ou peça ajuda para configurar o Blink com eles.