Principais conclusões
Prós
- Fácil integração
- Ótimas opções avançadas de personalização que permitem que você vá fundo
- Funcionalidade legal no chat para agentes e clientes
Contras
- Preços menos flexíveis com licenças de usuário predeterminadas
- A interface pode ser um pouco confusa (ainda é ótima)
Começando com o chat ao vivo do Userlike
O Userlike é um software de chat ao vivo dedicado, focado em fornecer uma solução confiável de chat ao vivo para vendas e atendimento ao cliente. Ele oferece uma solução unificada que traz um chat ao vivo confiável para o seu site, juntamente com opções avançadas de personalização, análises, recursos de relatórios e muito mais. Hoje, vamos experimentar o chat ao vivo do Userlike e ver como ele se sai na prática.
Começar com Userlike é moleza. Você só precisa se registrar para uma avaliação gratuita ou escolher um plano se estiver interessado desde o início. Como é comum na maioria dos softwares, o Userlike fará algumas perguntas sobre sua finalidade de uso e sobre sua empresa. É um processo fácil e você pode fazer isso muito rapidamente. Depois, você receberá um vídeo de boas-vindas para mostrar as cordas. Você pode ignorá-lo se quiser, mas é bom ter um guia de introdução logo de cara.
Você pode começar descobrindo a interface, que é muito bonita. Ele usa um esquema de cores sutil com tons de cinza e não está cheio de elementos e opções desnecessárias. Tudo parece ser facilmente acessível desde o início. O painel principal mostra estatísticas e você obtém um guia de início rápido no canto inferior direito para ajudá-lo a se familiarizar com a interface ainda mais rapidamente. É bem projetado e algumas outras soluções podem aprender com essa abordagem centrada no usuário.
O menu à direita apresenta todo o conjunto de ferramentas Userlike disponível, incluindo as ferramentas de bate-papo. Depois de clicar no item, você pode ficar um pouco desapontado com a visão confusa. Apresenta apenas estatísticas de conversação. No entanto, não parece haver uma maneira de criar ou adicionar um bate-papo ao vivo, o que leva a uma pesquisa mais longa na interface. A opção atual está oculta no menu Canais, onde você pode criar novos widgets de site.
Fico feliz em dizer que o resto do processo é muito mais intuitivo. Depois de clicar em Adicionar widget, você pode escolher a finalidade, o idioma e o tipo de widget. A opção de tipo de widget tem algumas explicações disponíveis para ajudá-lo a descobrir quais são as diferenças entre eles, mas os nomes em si são bastante autoexplicativos. Depois de concluir esta seção, as únicas opções restantes são integrar o widget ou configurá-lo primeiro.
As opções de personalização são bem amplas. Existem configurações gerais, opções de aparência, opções de palavras para quase todos os itens e elementos do chat, comportamento e roteamento do chat e muito mais. É diferente de tudo que já vi até agora, embora não duvide que existam muitas outras soluções de chat com uma seleção de configuração tão extensa. Embora seja ótimo ter muitas opções de personalização, fica um pouco tedioso passar por todas elas, e acho que algumas delas não são totalmente necessárias para estar aqui. Independentemente disso, aplaudo o esforço.
Quando terminar toda a personalização e configuração, é hora de instalar o widget de chat. A página apresenta uma opção de instalação por meio de copiar e colar um código de bate-papo ao vivo diretamente em seu site. Há também um botão para ajudá-lo a entrar em contato com o programador do site para fazer isso por você, que o levará a um formulário de contato simples, onde você poderá enviar a solicitação para o endereço de e-mail do programador. Eu escolhi fazer isso sozinho, então copiei e colei o código no meu site de teste. Tudo funcionou sem problemas e eu estava pronto para começar a testar. Mas primeiro, vamos ver o que esperar dos recursos de bate-papo ao vivo Userlike.
Recursos e interface do usuário
O Userlike oferece um conjunto variado e único de recursos em várias áreas e está tentando trazer algo novo para o mundo do chat ao vivo. O chat ao vivo suporta encaminhamento de conversas, permitindo que você transfira chats para outro colega. Isso é bastante semelhante às transferências de tickets em softwares de gerenciamento de tickets, o que é muito útil em várias situações. O Userlike também oferece a opção de escolher as principais habilidades de cada agente de chat, para que os clientes possam selecionar com qual especialista desejam conversar. Essa opção também é vista em softwares de gerenciamento de tickets e é conhecida como roteamento de chat. É um ótimo recurso para ter no chat ao vivo e ainda melhor ao oferecer opções adicionais de roteamento com base nas habilidades.
Outro recurso que vale mencionar é o Sticky chat, que é outra funcionalidade inteligente de roteamento que conecta os clientes aos agentes com quem conversaram anteriormente. Isso facilita aos agentes recordar o cliente e as informações trocadas durante o chat. Além disso, há os recursos de Perfis inteligentes de clientes, que criam automaticamente perfis de clientes se o visitante do site que interage com seu chat decidir fornecer um endereço de e-mail. O Userlike também suporta um certo grau de automação, onde você pode personalizar mensagens offline, balões de boas-vindas, mensagens de encaminhamento e muito mais.
O Userlike também oferece um recurso de feedback e pesquisas pós-chat que podem ser personalizadas com suas próprias perguntas e respostas. Além disso, você pode ativar convites de chat proativos ou configurar o roteamento de chat para garantir que as conversas dos clientes sejam direcionadas aos agentes certos. Esse recurso é diferente das habilidades do agente mencionadas acima e se assemelha às opções clássicas de roteamento que você pode conhecer de outras soluções de chat ou softwares de URA. Há muitos outros recursos do Userlike para descobrir e todos eles funcionam muito bem.
Desempenho do chat ao vivo e experiência do usuário
Agora é hora de testar o widget de chat ao vivo em ação. Testei o chat ao vivo de ambos os lados da experiência para que você tenha uma ideia do lado do agente e do cliente simultaneamente. Cliquei no widget de bate-papo e iniciei uma nova conversa, o que fez com que a mensagem automática de boas-vindas aparecesse imediatamente. No entanto, também notei que mencionou que todos os agentes estão offline (mesmo que eu estivesse atualmente no aplicativo Userlike conectado como um agente). Descobri que o motivo por trás disso é que não estava diretamente nas seções Todas as conversas do aplicativo, portanto, evite esse erro. Você pode atribuir um bate-papo aqui.
Depois de auto-atribuir o chat, comecei a responder ao visitante. Devo dizer que as velocidades são boas e você não precisa esperar muito para que as mensagens sejam entregues. A primeira descoberta foi que o Userlike não oferece um recurso de visualização de digitação em tempo real, mas esse não é um recurso necessário para o funcionamento correto de qualquer chat ao vivo. Seria bom ter. No entanto, a automação parece estar funcionando muito bem, pois o widget de chat envia mensagens automaticamente durante períodos mais longos de inatividade do lado do agente. Tudo isso faz parte da configuração e funciona muito bem.
O lado do cliente do widget inclui as opções padrão para enviar, adicionar smileys e até mesmo transferir arquivos e solicitar uma transcrição de chat. Esses recursos são ótimos e muito úteis para os clientes. O que é bom é que não há nada que seja confuso ou arrogante para os clientes. O mesmo se aplica ao lado do agente da visualização do chat, mas com mais opções disponíveis – enviar macros, oferecer uma chamada, enviar anexos, gravar uma mensagem de voz e acionar comandos.
A opção de comando de gatilho é particularmente interessante, pois permite que os usuários executem ações rapidamente com apenas alguns cliques. Existem algumas opções disponíveis – bloquear contatos, transferir conversas, solicitar transcrições, adicionar notas, alterar o status da conversa e muito mais. Todas essas ações também podem ser solicitadas por meio de atalhos de teclado que você pode facilmente memorizar e usar sem clicar em nenhum botão.
No geral, a experiência do chat ao vivo do Userlike é ótima para ambos os lados e não encontrei nenhum problema significativo ou menor durante meus testes. Você pode interagir com outras ferramentas no painel do Userlike como agente e analisar todas as estatísticas e análises relevantes disponíveis para você. O Userlike é uma ótima ferramenta para ter e não deve decepcionar em nenhuma circunstância.
Preços
O Userlike oferece quatro planos de preços com várias opções de pagamento, incluindo um plano gratuito. Os planos vêm com um número predeterminado de usuários; portanto, se você deseja expandir, precisa estar pronto para pagar mais por um plano superior, em vez de apenas pagar por mais usuários no mesmo plano. Agora, vamos dar uma olhada em cada pacote e seus recursos.
Free
O plano gratuito oferece um widget para um usuário. Você recebe todos os recursos principais, conversas ilimitadas, contatos ilimitados e um gerenciador de sites gratuitamente.
Team
O plano Team oferece quatro widgets para quatro usuários e dois aplicativos de mensagens por $100 por mês. Além de todos os recursos do plano anterior, você obtém acesso a complementos, canal do WhatsApp, aplicativos de mensagens, tradução ao vivo, chamadas de vídeo, compartilhamento de tela e acesso básico à API.
Corporate
O plano Corporate oferece 10 widgets para 10 usuários e quatro aplicativos de mensagens por $320 por mês. Você obtém todos os recursos mencionados anteriormente e, além disso, centro de automação com IA, chatbots e recursos de análise.
Flex
O plano Flex é o mais caro, com mais de 10 widgets, mais de 10 licenças e mais de 4 aplicativos de mensagens por um preço personalizado adaptado às suas necessidades de negócios. Além dos recursos de todos os planos anteriores, você obtém um white label, roteamento avançado, integração profissional, organizações e um gerente de conta dedicado.
Conclusão
O Userlike é uma ótima solução de chat que oferece tudo o que você espera de um chat ao vivo. Embora os preços possam parecer um pouco caros, são mais baratos do que parecem quando você considera o número predeterminado de assentos de usuário em cada plano. O Userlike oferece muitos recursos e opções de personalização que garantem que sua experiência seja verdadeiramente personalizada para sua situação. Se você precisa de uma solução dedicada de chat ao vivo, não tem como errar com o Userlike.
Frequently Asked Questions
Apenas um operador Userlike recebe chats
Se apenas um dos operadores de chat ao vivo recebe conversas, o problema pode ter várias soluções. Primeiramente, verifique se os demais operadores que não recebem conversas estão no grupo correto. Cada widget de chat ao vivo tem configurações relacionadas a grupos ou departamentos de operadores. Abra as configurações do widget de chat e vá para Chat > Roteamento e altere o grupo, ou adicione os demais agentes que não recebem conversas ao mesmo grupo do operador que recebe conversas. A segunda solução pode estar relacionada à disponibilidade de vagas para conversas. O operador com o maior número de vagas abertas tem mais chances de receber novas conversas. Você pode ajustar o número de vagas em Equipe > Operadores em cada perfil de operador. Outra solução é verificar se todos os operadores estão online. Por último, mas não menos importante, se houver contatos recorrentes usando o chat ao vivo, eles terão mais probabilidade de se conectar com o mesmo operador com quem conversaram antes.
O botão de chat ao vivo semelhante ao do usuário não aparece no meu site
Pode haver algumas razões pelas quais esse problema aconteceu. Em primeiro lugar, verifique se você integrou corretamente o widget Userlike em seu site e verifique se há partes ausentes do código ou erros de digitação que podem ter sido adicionados acidentalmente. A segunda razão pode ser que a opção de ocultar o botão quando não há operadores disponíveis está ativa. Você pode encontrar essa opção em Configurações do widget > Bate-papo > Avançado. Certifique-se de que esta opção esteja desativada para que o widget de chat apareça sempre. O terceiro motivo pode estar relacionado aos cookies, pois o Userlike precisa de certas permissões para funcionar corretamente. Userlike precisa ser integrado ao seu Cookie Consent Manager.
A análise de usuário não está carregando e não mostra nenhum dado
O motivo pelo qual nenhum dado do Analytics é exibido pode estar relacionado ao uso de determinados bloqueadores de anúncios. Certifique-se de colocar Userlike na lista de permissões ou desativar o bloqueio de anúncios no domínio Userlike. Você também pode perder o acesso a valores específicos ao ativar o filtro de privacidade do Analytics nas configurações da sua organização. Se a opção Ocultar detalhes do operador estiver ativa, você não poderá ver nenhum dado em Analytics > Status do operador.
Não consigo fazer login após a avaliação de 14 dias do Userlike
Somente o proprietário da conta pode fazer login após o término do período de teste gratuito. Para permitir o acesso a outros usuários, você precisa atualizar para uma opção paga, porque a versão gratuita do Userlike suporta apenas uma licença de usuário.