Principais conclusões
Prós
- Ótima interface e navegação fácil
- A implementação não é tão difícil
- Boas opções de personalização de chat ao vivo
Contras
- Falta de recursos importantes de chat ao vivo
- Forte ênfase no uso de chatbots
- Pode ficar muito caro
Inizializando o chat ao vivo do PipeDrive
O Pipedrive é um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente bem conhecido que pode funcionar como um software de chat ao vivo. Ele oferece um conjunto de recursos confiáveis e úteis que podem atender todas as suas necessidades de CRM. Nesta avaliação, no entanto, vamos olhar o chat ao vivo e seus recursos, e descobriremos como eles se apresentam e o quão fáceis são de usar. Vamos começar.
Começar com o PipeDrive é rápido, com apenas um breve cadastro para preencher. Assim que terminar, você pode começar a visualizar o dashboard. O PipeDrive não é uma solução exclusiva de chat ao vivo, portanto os usuários são apresentados à uma infinidade de opções e ferramentas para testar. No entanto, a interface parece muito bem organizada. É muito elegante, sem complicações e parece intencional, então você não deve ter nenhum problema em acessar qualquer recurso que esteja procurando.
Para encontrar o chat ao vivo, precisei consultar um guia, pois não há opção visível para adicioná-lo na seção de menu à esquerda, nem em qualquer outro lugar na interface. No entanto, não foi difícil encontrá-lo. Você só precisa ir para a seção “Leads” no menu, selecionar “Chat ao vivo” e ativar o “LeadBooster“. O PipeDrive informará que o LeadBooster e o chat ao vivo requerem uma assinatura mensal de USD 39, em seguida você pode começar a personalizar o seu widget de chat ao vivo.
Recursos e interface de usuário
Na próxima seção, o PipeDrive obrigatoriamente pedirá que você defina seu chatbot (mesmo que você não queira). A seção seguinte pede o propósito do seu chat ao vivo e você pode selecionar se deseja gerar mais leads, agendar mais reuniões ou qualificar e encaminhar leads. Por fim, há uma opção de ter conversas ao vivo com clientes, então escolha essa opção se não estiver interessado em um chatbot.
O que vem a seguir é a configuração de fluxo. Como essa é a especialidade do PipeDrive, você não pode simplesmente pular esse processo. Você precisará configurar o fluxo inicial através de um sistema semelhante ao roteamento URA. Será apresentada uma representação visual de possibilidades e ações que você pode automatizar com o seu chat ao vivo. Felizmente, se você decidir salvar as alterações sem configurar nada, não tem problema, pois o PipeDrive oferece um fluxo de chat predefinido imediatamente. No entanto, ainda terá alguma automação em andamento e ela não pode ser desativada. Como observação adicional, isso se aplica apenas aos fundamentos da conversa.
Embora eu possa dizer honestamente que os recursos de fluxo do PipeDrive são muito bem projetados, é uma pena que o aplicativo basicamente te force a usar um chatbot. Vamos dar uma olhada no chatbot do PipeDrive em uma análise separada, então vamos manter o foco na implementação do chat ao vivo do PipeDrive. Quando você estiver satisfeito com o design do seu fluxo, poderá selecionar a aba “Instalação” e escolher entre várias opções, incluindo WordPress, Squarespace, Google Tag Manager, Wix ou instalação manual. Eu escolhi a instalação manual para o propósito desta análise.
O site do PipeDrive não informa exatamente quais recursos de chat ao vivo estão disponíveis, com exceção do chatbot e da integração com o restante do conjunto de ferramentas do CRM para produzir mais leads. A próxima seção mostrará a experiência de trabalhar com o chat ao vivo do PipeDrive de ambos os lados, e veremos todos os recursos disponíveis.
Desempenho do chat ao vivo e experiência de usuário
O widget de chat ao vivo se encaixa perfeitamente no meu site, assim como eu o projetei. Também usei a opção de verificar se a integração manual foi corrigida no PipeDrive. Com o widget de chat ao vivo configurado e pronto no meu site de teste, cliquei no widget e configurei as perguntas predefinidas do chatbot. Escolhi a opção de falar com um atendente (eu mesma) e esperei até que eles (eu) respondessem minha pergunta.
Depois de clicar na opção de conversar com a equipe de vendas (que deixei predefinido), o chat ao vivo mostrou uma animação de três pontos para indicar que alguém está respondendo, mesmo que tenha um chatbot. Isso existe para criar uma experiência mais humana, mas não acho que alguém vai acreditar nisso. O sistema me disse para esperar por um atendente. Foi quando recebi uma notificação na seção de chat ao vivo do PipeDrive. Você pode vê-la na aba “Não atribuído” e atribuí-la a si mesmo antes de responder.
Comecei a escrever para verificar se o chat ao vivo do PipeDrive suportava uma visualização de digitação em tempo real, mas infelizmente não suporta. No geral, o chat ao vivo está muito focado na experiência de chatbot e negligencia um pouco a parte real do chat ao vivo. Não há recursos de anexo disponíveis, portanto, este chat ao vivo é estritamente para comunicação escrita. Esta é uma opção suficiente para a maioria dos atendentes, mas é sempre bom ter recursos adicionais. Sem anexos, os usuários podem ser obrigados a alternar entre o chat ao vivo e o e-mail, ou qualquer outro canal de comunicação que suporte anexos.
No entanto, existem alguns recursos de formatação de texto úteis – negrito, itálico e marcadores. Não consigo imaginar muitos casos de uso para esses recursos, mas eles podem ser muito úteis ao explicar processos ou escrever um guia como uma mensagem de chat ao vivo para um cliente. Isso é basicamente tudo quando se trata dos recursos visíveis. Você também tem algumas opções para adicionar informações de contato e salvar os leads em seu sistema. Existe também um adicional para rastrear visitantes da web, mas ele está escondido atrás de um acesso pago e custa surpreendentes USD 49 por mês. Muitos softwares de chat ao vivo oferecem esse recurso como parte do pacote, sem pagamentos extras.
No geral, eu tinha expectativas muito maiores em relação ao chat ao vivo do PipeDrive. É fácil de implementar se você precisar, mas os recursos são decepcionantes e às vezes, caros. Não há muito o que fazer além de conversar, e até essa parte é meio que tirada de você pela insistência do PipeDrive em forçar pelo menos alguma funcionalidade de chatbot no pacote. O recurso de chat ao vivo no PipeDrive é apenas um recurso de suporte, e não o principal, o que torna uma escolha compreensível.
Preços
O PipeDrive oferece quatro opções de preços, mas o chat ao vivo é pouco mencionado, pois não é o foco principal deste software. Cada plano oferece uma variedade de recursos e aumenta conforme os preços sobem. Tenha em mente que alguns complementos podem exigir pagamento adicional e podem não estar inclusos no preço final. Vamos dar uma olhada no que eles oferecem.
Essential
O plano Essential custa USD 14,90 por usuário/mês e oferece recursos de gerenciamento de leads, negócios, calendário e funil de vendas. A importação de dados simples e a fácil personalização também fazem parte do pacote, assim como suporte 24 horas e mais de 300 integrações.
Advanced
O plano Advanced custa USD 24,90 por usuário/mês. Ele oferece sincronização completa de e-mails com modelos e agendamento, envio de e-mails em grupo com rastreamento de abertura e clique, além de um construtor de fluxo de trabalho com automações acionáveis.
Professional
O plano Professional custa USD 49,50 por usuário/mês e pode oferecer a você o recurso para criar, gerenciar e assinar digitalmente documentos e contratos, projeções de receita, previsão e recursos de relatórios personalizados aprimorados.
Enterprise
Este plano custa USD 99 por usuário/mês. Além de todos os recursos anteriores, você obtém permissão de usuário ilimitada e configurações de visibilidade, preferências de segurança adicionais e aprimoradas, programa de implementação e suporte por telefone, além de nenhum limite de uso dos recursos.
Conclusão
O PipeDrive como solução de CRM é um ótimo complemento para qualquer negócio, porém, seus recursos de chat ao vivo não foram bem planejados. O chat ao vivo incentiva o uso de chatbot, mas falta alguns recursos relevantes enquanto escondem outros recursos essenciais atrás de um acesso pago. O chat ao vivo do PipeDrive não é ruim de forma alguma, apenas não é avançado o suficiente para competir com os melhores. Se seu objetivo principal é CRM e o chat ao vivo não é de grande importância, você não vai errar ao escolher o PipeDrive. Se você deseja focar mais na comunicação de chat ao vivo, deve considerar outras soluções.
Frequently Asked Questions
Meu chat ao vivo do PipeDrive não está recebendo mensagens
Primeiramente, dê uma olhada na configuração do seu chatbot e verifique se há erros no fluxo. Se certifique de que o fluxo está correto e ativado em suas configurações. Além disso, dê uma olhada na aba de “chat ao vivo” e verifique se seu status está online. O último problema comum e um dos mais simples de resolver é atualizar sua página com o widget de chat ao vivo já integrado. Apenas isso pode fazer com que as mensagens não sejam enviadas corretamente e pode ser um problema facilmente evitado.
Como adicionar um chat ao vivo do PipeDrive sem um chatbot no meu site?
Não é possível eliminar completamente a funcionalidade do chatbot e é necessário adicionar pelo menos um fluxo básico. Você pode minimizar a automação mantendo sua personalização de fluxo curto e adicionando a opção de chat ao vivo diretamente no roteamento. Você também pode selecionar um modelo predefinido que ofereça interação mínima com o chatbot.