Principais conclusões
Prós
- Chat ao vivo rápido e confiável
- Implementação muito fácil
- Recursos ótimos e fáceis de configurar
Contras
- Caro nos casos de planos mais elevados
Inicializando o chat ao vivo do LiveChat
O LiveChat é um software de chat ao vivo com muito mais do que apenas recursos de chat. Ele oferece um amplo conjunto de recursos de chat ao vivo que garante uma experiência focada e bem projetada para cada atendente e cliente. Além disso, ele também oferece alguns recursos extras na forma de canais de comunicação adicionais, como mídias sociais, WhatsApp e sistema de tickets. Nesta avaliação, nós vamos olhar mais de perto os recursos do widget de chat ao vivo do LiveChat e o seu desempenho geral. Vamos começar.
O cadastro do LiveChat é muito rápido. Você simplesmente precisa cadastrar a sua conta e o processo de cadastro te levará diretamente para a parte de integração do widget de chat ao vivo, o que significa que você pode implementar seu chat ao vivo assim que começar. Isso é surpreendentemente rápido, e o LiveChat até lhe oferece algumas opções de integração. Você pode escolher entre um plugin do WordPress, o Google Tag Manager ou a instalação manual do código do chat ao vivo.
Escolhi a opção de instalação manual, que também foi bastante fácil. Basta copiar e colar o código antes da tag de fechamento </body> do seu website e salvar as alterações. Se não aparecer, talvez seja necessário limpar o cache do navegador primeiro. O LiveChat irá informar se as alterações foram feitas com sucesso e se seu chat ao vivo foi integrado. Em seguida, você será levado diretamente ao dashboard do LiveChat e poderá começar a se familiarizar com todas as opções disponíveis.
O LiveChat é uma solução profissional e bem estabelecida, e a interface segue esse padrão. É fácil se familiarizar com a maioria das ferramentas e você não se perderá graças às recomendações fáceis no painel direito. Você pode ver chats, tráfego, tickets, arquivos, contatos e mais no menu do painel esquerdo. O centro do dashboard apresenta algumas opções de melhoria e uma rápida visão geral em tempo real das estatísticas do chat ao vivo.
Recursos e interface de usuário
O LiveChat oferece um conjunto bem direto de recursos relacionados ao widget de chat ao vivo. Além da rápida visualização das estatísticas em tempo real, você também obtém acesso a outros recursos, incluindo chatbots, relatórios e amplas opções de personalização para seu widget de chat ao vivo. Além disso, a experiência de chat ao vivo tem suporte total de prévias de mensagens, respostas predefinidas, anexos de arquivo, recursos de histórico de chat, avaliações de chat e muito mais. Nada importante está faltando no chat ao vivo do LiveChat, então você pode ter certeza de que está obtendo uma experiência completa de atendente de chat.
Os recursos de análise oferecem uma visão rápida e aprofundada de tudo relacionado ao chat ao vivo – chats, atendentes, clientes, tickets e e-commerce. Cada seção pode fornecer mais informações e números concretos sobre seu chat ao vivo. Não falta nada. A visão geral de análise te dará um registro de tudo o que aconteceu nos últimos sete dias de uso.
Você pode personalizar seu widget de chat nas configurações do LiveChat. As opções são bastante extensas, então, se você quiser ser criativo, poderá ajustar o widget de chat ao vivo de acordo com suas preferências ou de acordo com a marca do seu cliente. Suas escolhas serão de como a janela será visualizada, em visualização maximizada e minimizada, tema claro ou escuro, cor do tema (cor personalizada disponível) e posição do chat. Há também a opção de ocultar o widget, personalizar a versão móvel do seu widget de chat ao vivo e ajustes adicionais onde você pode mostrar o logotipo da empresa, a foto do atendente, ativar ou desativar sons, permitir avaliações de chat ao vivo e mais algumas opções.
A maioria dos outros recursos são passivos, o que significa que são automaticamente ativados e você não precisa alterar a configuração. Eles estão prontos desde o início. No entanto, você sempre pode se aprofundar nas configurações como roteamento, atribuições de chat, compartilhamento de arquivos e muito mais. Tudo é facilmente acessível. Navegar na interface, configurar o chat ao vivo e a experiência geral de usuário são muito boas. Não tive problemas com nenhuma tarefa. Com todo o sistema pronto para uso, é hora de analisar o desempenho e a experiência de trabalhar com o chat ao vivo do LiveChat.
Desempenho e experiência de usuário do chat ao vivo
Analisei o widget de chat ao vivo do LiveChat de ambos os lados – da perspectiva de um atendente e de um cliente para ter a experiência completa, e posso dizer que tudo funcionou muito bem, como esperado. Assim que comecei o chat como cliente, uma mensagem automática me cumprimentou imediatamente (você pode personalizar esta mensagem nas configurações, em “Mensagens direcionadas”). Com o dashboard do LiveChat aberto, imediatamente recebi uma notificação visual e sonora sobre uma nova mensagem recebida. A aba do navegador também continua enviando uma notificação até que você decida clicar nela. Até aqui, tudo ótimo.
A prévia de mensagem funcionou perfeitamente e captou o que eu estava escrevendo em menos de um segundo. A mensagem permanece na tela quando os usuários não pressionam o botão enviar, então você pode preparar outras mensagens. Enquanto isso, o cliente vê três pontos como notificação de que o atendente está digitando uma resposta para eles. Geralmente funciona muito bem. As velocidades de resposta são quase instantâneas, sem longos tempos de espera.
Também dei uma olhada em como enviar arquivos em anexo. Quando você clica no ícone de arquivos para anexo, pode escolher imediatamente um arquivo e enviá-lo. Você pode excluir o anexo a qualquer momento antes de enviar. Diferente da prévia da mensagem, os atendentes não conseguem ver um anexo se ainda não foi enviado, então a privacidade do cliente é mantida caso eles anexem o arquivo errado. O anexo ainda lhe dá a opção de incluir um texto alternativo para pessoas com deficiência. Uma inclusão muito bem pensada e extremamente útil.
No geral, o desempenho do widget de chat ao vivo do LiveChat é ótimo e eu não tenho absolutamente nenhuma reclamação a respeito. Não tive nenhum problema com a velocidade e não teve bugs ou problemas. O widget do LiveChat é o concorrente mais forte quando se trata de desempenho.
Preços
O LiveChat oferece três planos com diferentes recursos. Além do chat ao vivo, outros canais de comunicação são parte integrante de cada plano, então você está recebendo um valor agregado com cada um. Os planos, no entanto, se concentram principalmente em recursos adicionais de chat ao vivo, então vamos dar uma olhada no que eles oferecem.
Starter
O plano Starter custa USD 20 por usuário/mês e oferece um histórico de chat de 60 dias, personalização básica do widget, um sistema de tickets, segurança de dados e muito mais.
Team
O plano Team custará USD 41 por usuário/mês. Possui histórico de chat ilimitado, personalização completa de widget, sistema de tickets, segurança de dados, relatórios básicos, grupos de atendentes, múltiplas marcas e muito mais.
Business
O plano Business custa USD 59 por usuário/mês. O plano tem todos os recursos mencionados anteriormente, mas adiciona previsão de equipe, agenda de trabalhos e outros recursos.
Enterprise
O plano Enterprise não tem um preço visível, então é necessário solicitar um orçamento ao LiveChat para descobrir. Além de todos os recursos anteriores, o plano oferece um gerente de contas exclusivo, treinamento de produto, suporte de engenheiro de software, assistência de segurança, conformidade com HIPAA e login único.
Conclusão
O chat ao vivo do LiveChat é uma ótima ferramenta e um candidato muito bom no mercado de chat ao vivo. A implementação leva apenas alguns segundos e não te obriga a passar por nenhum loop enquanto estiver lidando com ela. Cada recurso funciona e executa muito bem, sem problemas, e a interface torna a navegação muito fácil. O preço é bom também, dependendo do plano que você escolher. Você só precisa decidir quanto deseja gastar em todos os recursos do LiveChat e considerar se precisa de outros canais de comunicação para o seu trabalho.
Frequently Asked Questions
Minha integração de chat ao vivo do LiveChat via código não funciona
Se certifique de conferir se você copiou e colou o código corretamente no código do seu site e verifique se não há partes faltando. Além disso, se certifique de colar o código no lugar correto no seu site antes da tag de fechamento . Se você ainda estiver tendo problemas, pode ser necessário entrar em contato com o suporte do LiveChat para descobrir por que sua integração falhou.
Como configurar mensagens predefinidas no LiveChat?
Quando você está em uma conversa no chat ao vivo com um cliente, pode digitar “#” e selecionar uma resposta predefinida. Se quiser adicionar uma nova mensagem, basta clicar em “Novo“. É possível adicionar o texto da mensagem predefinida aqui, adicioná-la a um grupo e criar um atalho para a mensagem, para poder acessá-la com mais facilidade.