Principais conclusões
Prós
- Solução de chat ao vivo bem equilibrada
- Implementação extremamente rápida
- Recursos suficientes no plano gratuito
Contras
- Preços altos para o que você obtém nos planos
- Configurações básicas e personalização
- A marca no widget de bate-papo não pode ser removida facilmente
Introdução ao chat ao vivo do Chatra
O Chatra é um software de bate-papo ao vivo que visa fornecer aos proprietários de pequenas empresas e varejistas de comércio eletrônico uma solução de bate-papo ao vivo acessível. Você pode começar a usá-lo de forma totalmente gratuita, graças ao seu plano gratuito. Ele oferece alguns planos pagos que podem trazer alguns novos recursos interessantes, se você precisar deles. Vamos dar uma olhada no Chatra e ver como ele funciona.
Depois de concluir seu registro, você será levado instantaneamente ao painel do Chatra. Este é sem dúvida o processo de registro mais rápido que já vi em um software de chat ao vivo. Você pode começar a se familiarizar com a interface e, embora não haja nenhum tutorial de introdução, deve ser muito fácil de navegar para a maioria dos tipos de usuários. Não parece muito complicado ou confuso com botões e ferramentas desnecessários.
Você pode encontrar as opções de bate-papo ao vivo no painel do menu à esquerda. A primeira coisa que você precisa é integrar o chat ao vivo. Depois de clicar na opção do widget Chat, você terá acesso direto ao código do chat ao vivo, que pode ser implementado em seu site. Se você quiser personalizar o bate-papo, basta rolar a página para baixo e configurá-lo da maneira que desejar. Você pode alterar seu design e cores, personalizar as mensagens de boas-vindas e outras ou selecionar outras opções.
O Chatra também oferece suporte a uma grande variedade de integrações com a criação de sites populares e outros serviços, como Google Tag Manager, Shopify, WordPress, Wix, WooCommerce, SquareSpace e muito mais. Você pode escolher qualquer uma dessas opções se usar um dos serviços ou simplesmente não quiser brincar com códigos de sites. Não testei nenhuma dessas integrações, mas geralmente funcionam muito bem e espero que seja assim com o Chatra.
Escolhi a integração clássica copiando e colando um código no meu site de teste. Foi exatamente como costumo fazer e não tive nenhum problema. Deixei as configurações praticamente intactas para obter a experiência de um bate-papo ao vivo predefinido do Chatra. Tem todos os recursos disponíveis desde o início. Antes de entrarmos no teste, vamos dar uma olhada no conjunto de recursos e no que você pode esperar do Chatra.
Recursos e interface do usuário
A interface do Chatra é bem projetada e simples de uma maneira muito boa. Você não precisa se guiar por nenhuma função desnecessária e pode ir direto para qualquer ação que esteja planejando fazer. Isso torna a implementação extremamente fácil, mesmo para usuários completamente novos, e pode ajudar você a economizar muito tempo a longo prazo. Todas as ferramentas estão disponíveis na barra de menu à esquerda para que a navegação seja direta.
O conjunto de recursos é bastante padrão, mas a disponibilidade de alguns recursos depende do tipo de plano escolhido. O Chatra oferece bots e recursos de automação se você preferir entregar a comunicação ao sistema. Você pode obter informações básicas e detalhadas sobre seus clientes, bem como rastreamento de visitantes em tempo real e visualização do conteúdo do carrinho de compras. Os recursos padrão de produtividade do agente incluem notificações, notas, respostas salvas, chats de equipe, modo invisível, horário comercial e grupos de agentes.
As funções de bate-papo são suficientes, mesmo no plano gratuito. Você obtém histórico completo de conversas, transcrições de bate-papo, recibos de leitura, nomes de agentes e indicadores de digitação. Francamente, essa é uma boa seleção para uma solução gratuita. Se você deseja atualizar, pode obter acesso a bate-papos em grupo, informações de digitação, transferência de arquivos, banimento de visitantes, classificação de bate-papo e muito mais. O Chatra também oferece recursos avançados de relatórios, sempre úteis em qualquer cenário.
Desempenho do chat ao vivo e experiência do usuário
Escolhi a integração clássica para o Chatra e posso dizer que não encontrei nenhum problema. O próprio teste mostra a experiência do agente e do cliente ao mesmo tempo. Assim que abri o chat ao vivo, recebi imediatamente uma mensagem automática de boas-vindas. Escrevi uma mensagem, enviei e o chat me deu outra mensagem automática para sentar e esperar até que alguém (eu mesmo) atenda o chat. A notificação no painel do agente chegou imediatamente.
As velocidades de chat são muito rápidas, então você não deve ter problemas com respostas lentas em nenhum momento. Os recursos de chat do lado dos clientes são suficientes – você pode avaliar o chat, usar emojis ou compartilhar vários arquivos. Não há mais nada neste momento, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Menos é mais e permite que os clientes tenham uma melhor clareza da interface do widget.
Os recursos de chat do lado do agente não são muito mais ricos, o que é um pouco decepcionante, mas também não é motivo para alarme. Estou usando o plano gratuito que oferece apenas recursos essenciais. Eles ainda são suficientes para uma comunicação eficaz, e os agentes raramente precisam de mais alguma coisa para fazer o trabalho corretamente. O conjunto de recursos é ideal para empresas menores, enquanto as maiores provavelmente precisariam atualizar mais cedo ou mais tarde.
No geral, o chat ao vivo Chatra é bom o suficiente. Não é a maior estrela do chat ao vivo, mas é suficiente e confiável, o que é uma boa notícia. Você não pode errar com isso, a menos que precise de alguns recursos extras, mas mesmo o plano gratuito oferece ótima funcionalidade com pequenas limitações que a maioria das empresas não considera necessárias no início.
Preços
O Chatra oferece um plano gratuito e dois planos pagos adicionais que oferecem recursos avançados que podem ser necessários para equipes ou empresas maiores. Vamos dar uma olhada em cada plano.
Free
O plano gratuito é apenas para um agente e é totalmente gratuito, sem compromisso. Ele oferece apenas o essencial, como informações básicas do visitante, aplicativos de desktop e telefone, histórico de conversas, recibos de leitura, relatórios do Google Analytics e integrações com criadores de sites populares.
Essential
O plano Essencial custa $21 por mês por agente com a assinatura mensal ou $17 por agente por mês com a assinatura anual. Você obtém tudo do plano Gratuito, bem como informações detalhadas do visitante, e-mail, Messenger e Instagram como canais adicionais, lista de visitantes em tempo real, anotações de bate-papo, respostas salvas, modo invisível, bate-papos em equipe, indicadores de digitação e muito mais.
Pro
O plano Pro custa $29 por mês por agente com a assinatura mensal ou $23 por agente por mês com a assinatura anual. Você obtém tudo dos dois planos anteriores, bem como acesso a avaliações de bate-papo, relatórios avançados de bate-papo e exportação de dados, grupos de agentes, horário de funcionamento, mais integrações e mais alguns recursos.
Conclusão
O Chatra é um software de chat ao vivo com bom desempenho que oferece bons recursos padrão. Não espere milagres ou diferenças extremas de qualquer outro software de chat ao vivo. O que você deve esperar é um processo de implementação extremamente rápido, uma das interfaces mais fáceis de navegar e confiabilidade. O Chatra é uma solução bem equilibrada que não irá decepcionar, no entanto, o preço pode ser mais alto do que o esperado para apenas um bate-papo ao vivo.
Frequently Asked Questions
Meu chat ao vivo do Chatra não está funcionando.
Pode haver várias causas e soluções para esse problema, todas fáceis de executar por conta própria. Primeiro, verifique o código do chat ao vivo do Chatra e certifique-se de que ele foi implementado corretamente em seu site. Pode estar faltando um caractere ou o código do chat pode estar no lugar errado. Em segundo lugar, certifique-se de atualizar seu site ou remover o cache, pois eles podem estar exibindo uma versão mais antiga do site em que o chat ao vivo ainda não foi implementado.
Como removo a marca Chatra do widget de chat ao vivo?
A marca Chatra no widget de chat ao vivo não pode ser removida manualmente. Você precisa pedir ao suporte deles para removê-lo para você. A marca “We run on Chatra” no widget de chat ao vivo pode ser removida apenas para usuários que assinaram o plano de preços anual ou aqueles que pagaram por uma assinatura de 6 meses. Não há outra maneira de remover a marca sozinho.