Principais conclusões
Prós
- Interface amigável e intuitiva
- Preços acessíveis
- Recursos acessíveis e fáceis de usar
Contras
- Sem pré-visualização em dispositivos diferentes
Inicialização do LiveAgent
Criar um teste gratuito com o LiveAgent é uma tarefa simples. Tudo o que você precisa fazer é preencher os detalhes no formulário de inscrição e esperar alguns instantes para que sua conta seja configurada. Quando estiver pronta, você poderá acessar a página de inicialização.
Esta página funciona como um tutorial ou um tour que você pode seguir para se familiarizar com as funcionalidades básicas do software. Eu escolhi pular essa parte, mas você sempre pode voltar nela mais tarde.
Para começar a trabalhar em sua base de conhecimento, acesse o “Portal do cliente” que você vai encontrar no painel à esquerda.
A partir daqui, você será direcionado para uma interface com aparência objetiva, onde você pode adicionar e gerenciar todos os elementos do seu portal do cliente.
O guia do portal do cliente oferece um menu contendo artigos de base de conhecimento, fóruns, feedback, sugestões e até mesmo botões para gerenciar meu feedback.
Eu dei uma olhada rápida na interface e então estava pronta para começar a escrever meu artigo da base de conhecimento. Na aba “Base de conhecimento” no menu do portal do cliente, você encontrará um botão “Criar +“. Um menu suspenso oferece opções para escrever um artigo ou criar uma nova categoria, fórum ou categoria de sugestão.
Optei pela primeira opção, que me levou diretamente a um editor de base de conhecimento. Logo de cara, você pode ver que toda a interface do usuário é funcional, e ainda assim, simples e acessível. Eu não precisei ler artigos de suporte ou passar muito tempo tentando descobrir o que eu deveria fazer.
Tudo está organizado tendo em mente o usuário. Até mesmo a caixa do Título está chamando a sua atenção para que não se esqueça de preencher ela.
À direita, você pode ver o status, se o artigo está disponível publicamente ou internamente, e você pode adicionar palavras-chave, uma descrição e assim por diante.
Eu mexi um pouco nele para personalizar o texto, adicionar imagens e então eu estava pronta para publicar meu trabalho finalizado.
Você pode publicar o artigo imediatamente ou salvá-lo como rascunho. Eu decidi publicar o meu, pois estava ansiosa para ver como ficaria.
Para visualizar o artigo que acabei de criar, cliquei no link logo abaixo da barra de título e consegui ver como meu artigo da base de conhecimento cheio de detalhes aparece para um visitante externo.
Experiência do usuário e recursos
Você pode rodar o LiveAgent em praticamente todos os navegadores comuns, incluindo Microsoft Edge, Google Chrome, Firefox, Safari e Opera. Eu usei o Google Chrome e a experiência foi tranquila, sem atrasos e sem travar. Resumindo, minha experiência com o software do LiveAgent foi muito tranquila. Apesar da configuração inicial levar cerca de um minuto, tudo funcionou muito bem, sem longos tempos de carregamento.
Com este software de base de conhecimento, você pode personalizar e ajustar praticamente qualquer coisa. Usando a aba “Design“, você pode escolher entre diferentes temas que podem ser personalizados posteriormente para que a página se adapte a sua marca.
Com a base de conhecimento do LiveAgent, você está diante de um design muito acessível que mantém claramente o usuário final como prioridade. Você não precisa ser especialista em tecnologia para navegar facilmente e usar todas as funcionalidades que ele oferece. Tudo o que você precisa usar está incluso no editor, então você não precisa procurar muito.
Adicionar e ajustar imagens também é super simples. Tudo o que você precisa é fazer o upload da imagem e personalizá-la de acordo com sua preferência. Você pode ajustar apenas as configurações básicas ou explorar as opções avançadas se quiser se aventurar.
Um ótimo recurso é a barra de texto alternativo. Ela permite adicionar texto alternativo às imagens desde o início. Isso não só ajuda nos seus esforços de SEO, mas você não precisa voltar para editar a imagem depois que o seu artigo já está publicado.
Configurar fóruns é tão fácil quanto escrever um artigo. É uma ótima opção se você quiser se conectar com seus visitantes do site e abrir um canal de comunicação direto não apenas entre você e eles, mas também com todo o seu público.
Preciso dizer que senti falta de uma opção de pré-visualizar minha base de conhecimento em vários dispositivos. Eu adoraria ter visto o layout em dispositivos móveis antes de publicar o artigo.
No geral, a interface do usuário é bem intuitiva, então provavelmente você não precisará ler muito os manuais de suporte para encontrar o caminho certo. No entanto, se precisar de ajuda, o portal de suporte do LiveAgent com sua própria base de conhecimento é muito fácil de encontrar e está cheio de artigos úteis.
Preços
O LiveAgent oferece preços baseados em assinatura, por isso é fácil aumentar e diminuir o plano de acordo com as necessidades do seu negócio.
Gratuito
Este nível é completamente gratuito. Ele inclui um conjunto limitado de recursos, como histórico de tickets de 7 dias, um botão de chat, relatórios básicos e outros recursos.
Small
Este pacote de USD 9 por atendente/mês inclui versões estendidas de todas os recursos que você pode encontrar na versão gratuita, além de outros recursos. Os mais importantes são: histórico de tickets ilimitado, integrações usando API, configuração especializada e regras de tempo, entre outras.
Medium
Por USD 29 por atendente/mês, este nível de assinatura permite o uso de todos os recursos dos pacotes anteriores e muito mais. As adições mais importantes são os botões de chat ilimitados, gerenciamento de feedbacks, controle de tempo, redes sociais e monitoramento de visitantes em tempo real.
Large
O pacote de assinatura mais popular do LiveAgent custa USD 49 por atendente/mês. Além de todos os recursos dos níveis anteriores, ele permite que você configure seu próprio call center com URA, chamadas de vídeo, gravação de chamadas ilimitada, roteamento de chamadas, transferências e muito mais.
Conclusão
A base de conhecimento do LiveAgent é, na minha opinião, uma excelente opção para todos aqueles que procuram uma plataforma que permite criar uma base de conhecimento com um aparência profissional sem muitas complicações. A sua interface fácil de usar é incrivelmente simples. Todas as funcionalidades que você precisa estão organizadas onde você possa encontrar. Outra coisa a destacar é que o software do LiveAgent não contém bugs, ao menos pela experiência que tive, e não é nenhum pouco lento. Portanto, não precisa se preocupar com o seu trabalho sendo interrompido por tais inconvenientes.
No geral, esta é uma opção incrível para todos que precisam de uma solução fácil de usar, com todos os recursos básicos e avançados para criar um portal de cliente atraente com artigos e fóruns de base de conhecimento.
Frequently Asked Questions
Não consigo alterar o cabeçalho e o rodapé padrão no tema do meu portal do cliente
Vá para “Design” e clique em “HTML próprio“. Lá, você pode inserir um código HTML e ajustar o cabeçalho e rodapé em seu portal do cliente. Você pode assistir a um tutorial em vídeo detalhado sobre como alterar o cabeçalho e rodapé no tema Montana.
Estou usando um formato de data e hora diferente daquele exibido nos artigos da minha base de conhecimento.
Dentro da aba “Metadados de idioma” da janela “Editar idioma”, você pode alterar o formato de data e hora para um determinado idioma.