Principais conclusões
Prós
- Interface fácil de usar
- Modelos personalizáveis
- Suporte ao cliente confiável
- Plano gratuito disponível
Contras
- As opções avançadas de edição são difíceis de entender
- Você pode precisar de suporte para a implementação de recursos avançados
O software da base de conhecimento do Freshdesk é uma ótima opção para todos os tipos de negócios. Caso você nunca tenha usado um software desse tipo antes, não se preocupe. A interface do usuário é muito intuitiva. Até mesmo usuários com pouca experiência em tecnologia podem configurar tudo facilmente e começar a escrever artigos para base de conhecimento rapidamente. Eu até me arriscaria a dizer que eles podem concluir o processo sem ler as instruções.
Criar os próprios artigos também é muito simples. Além das funcionalidades básicas, como editar texto e adicionar fotos e vídeos, o Freshdesk oferece alguns modelos predefinidos para te ajudar a começar. Você também pode fazer algumas otimizações básicas para os mecanismos de pesquisa diretamente no software do Freshdesk. Com o plano gratuito, você pode experimentar e descobrir se este é o software que vai te ajudar a construir a base de conhecimento da sua empresa.
Inicializando o Freshdesk
Configurar sua conta gratuita é muito fácil e isso pode ser feito em questão de minutos. Você pode escolher esta opção ou pode se inscrever para a versão gratuita do software do Freshdesk.
É importante ressaltar que eu configurei tudo no Chrome, mas o Freshdesk também funciona no Safari, Edge e Firefox.
Depois de se inscrever, o Freshdesk oferece a opção de preencher alguns detalhes sobre o seu negócio para adaptar melhor a experiência as suas necessidades. No entanto, você pode pular esta etapa se não quiser fazer isso imediatamente.
Após autenticar o e-mail, você só precisa configurar sua conta e estará pronto para começar. Ao fazer o login, você é recebido com um dashboard com todas as informações necessárias.
Se você está começando agora, pode obter dados de amostra apenas para ver como seu dashboard ficará quando começar a usar o software. Você pode, é claro, dispensar essa opção e usar dados reais em vez disso.
Para começar a criar sua base de conhecimento, vá para o menu lateral esquerdo e clique em “Soluções” e continue ao clicar em “Inicializar”.
Aqui você pode editar pastas existentes ou criar novas. Você tem duas pastas para começar, mas pode adicionar mais. Agora, a parte mais importante: você pode começar a escrever artigos da base de conhecimento aqui. Para isso, clique no botão “Novo artigo” no canto superior direito.
A interface do Freshdesk faz um bom trabalho ao combinar muitos recursos em uma visualização, sem ficar algo sobrecarregado. O software oferece a opção de ler mais sobre outros recursos avançados. No entanto, você pode desconsiderar se desejar.
Você pode começar a escrever seu artigo do zero, ou pode escolher entre os modelos predefinidos como instruções, perguntas frequentes e guias de usuário. Depois de terminar o artigo, você pode publicar ou enviar para revisão.
Experiência do usuário e recursos
Configurar a base de conhecimento do Freshdesk foi incrivelmente fácil. O software é muito acessível e fácil de navegar. É possível criar artigos de suporte complexos e documentos técnicos, ou escrever apenas alguns parágrafos de texto com atualizações e notícias.
Uma coisa que poderia ser melhorada são opções avançadas de edição. Quando você abre o editor de texto pela primeira vez, pode ler sobre elas nas instruções. Mas se você fechar esta sugestão, terá que navegar pelas páginas de suporte para encontrar informações suficientes sobre como configurá-las.
No entanto, para criar artigos da base de conhecimento, o Freshdesk fornece tudo o que você precisa. A partir de uma interface conveniente e fácil de usar, você pode usar todas as capacidades básicas de edição, além de contar com um botão de Inserção Rápida, que permite adicionar vídeos, imagens, notificações, informações, etc.
Algo que achei útil é o SEO básico no menu do lado direito. Ele cuidará de todos os seus esforços em SEO? Não. Mas é uma ferramenta pequena e bem integrada para te ajudar a iniciar a otimização para mecanismos de pesquisa.
Preços
O Freshdesk utiliza um modelo de preços baseado em assinatura. Eles oferecem três pacotes de assinatura. Cada plano vem com mais recursos adicionais, permitindo que você faça upgrade ou downgrade de acordo com suas necessidades.
Free
Este é um plano gratuito com recursos básicos, incluindo uma base de conhecimento, sistema de tickets, análises, relatórios, integração com mídia social e suporte por e-mail 24 horas. Com este nível de assinatura, você pode ter até 10 atendentes.
Growth
Você pode adquirir este pacote por EUR 15 por atendente/mês com cobrança anual, ou pelo valor de EUR 18 por atendente/mês com cobrança mensal. Este nível oferece tudo da opção Free mais automação, suporte por telefone 24 horas, SLAs, mais de 1.000 aplicativos no marketplace, SSL personalizado e muito mais.
Pro
O plano Pro custa EUR 49 por atendente/mês com cobrança anual, ou EUR 59 por atendente/mês com cobrança mensal. Este pacote orientado para o desempenho inclui todos os recursos do plano Growth, além de tempo médio de atendimento (AHT), aplicativos personalizados, limites de API extensíveis, pontuação de satisfação do cliente (CSAT), segmentação de clientes, funções e relatórios personalizados, uma base de conhecimento multilíngue, vários produtos e outros recursos.
Enterprise
O plano Enterprise, o mais caro do Freshdesk, está disponível por EUR 79 por atendente/mês com cobrança anual, ou EUR 95 por atendente/mês com cobrança mensal. Neste pacote, você pode utilizar recursos e funcionalidades dos níveis anteriores, além de extras como produtos ilimitados, um sandbox, fluxo de trabalho para aprovação da base de conhecimento, bots, sinais sociais com IA, restrições de intervalo de IP e mais.
Conclusão
O Freshdesk oferece um software de base de conhecimento fácil de usar e gratuito, o que o torna acessível até mesmo para pequenas empresas. A interface do usuário é fácil de navegar e simples de trabalhar. Você não precisa se preocupar em se sentir sobrecarregado com blocos de código, variáveis diferentes e linguagem confusa. O Freshdesk garante que clientes com vários conjuntos de habilidades técnicas possam usar efetivamente o software para criar uma base de conhecimento robusta, cheia de tutoriais, perguntas frequentes e artigos. Adicionar imagens, vídeos e outros arquivos de mídia é muito simples graças ao botão “Inserção Rápida”. A única pequena inconveniência é a falta de edição avançada de texto. No entanto, se você usar a interface e ler algumas instruções do Freshdesk, não terá dificuldade para encontrar tudo o que precisa para criar ótimos artigos da base de conhecimento para seus clientes.
Frequently Asked Questions
Tenho problemas para criar uma base de conhecimento interna
O processo de escrever artigos internos da base de conhecimento é o mesmo que com os externos. A única diferença de etapa é como você define a visibilidade. Para criar uma base de conhecimento interna, defina a visibilidade para atendentes. Você pode ajustar a visibilidade dos artigos novos e existentes.
Não consigo exportar dados em massa
Você pode configurar a exportação em massa dos seus dados se você tiver privilégios de administrador de conta. Vá para “Admin > Conta > Detalhes da conta > Exportar”. O atendente registrado receberá um link de e-mail contendo um link para download das soluções em formato XML, juntamente com informações da conta.