Principais conclusões
Prós
- Preços muito favoráveis
- A base de conhecimento funciona como esperado
Contras
- Design de interface ligeiramente desatualizado
- Você não pode usar vídeos em artigos da KB
A base de conhecimento do Apptivo tem um desempenho mediano que, com todas as suas falhas, faz o trabalho objetivamente bem. Há muito espaço para o Apptivo crescer nesse aspecto. Embora não seja perfeito, nem o melhor software de base de conhecimento disponível, é incrivelmente barato pelo que oferece. A base de conhecimento pode usar alguns recursos extras para organização, mas, considerando seu baixo preço, você obterá um bom valor do Apptivo. No entanto, os usuários que têm expectativas mais altas de um software de base de conhecimento devem definitivamente compará-lo com outras soluções primeiro.
Introdução ao Apptivo
O Apptivo é um extenso software de negócios composto por um grande número de aplicativos integrados para diversos fins. É um aplicativo baseado em nuvem que pode realmente fazer qualquer coisa – gerenciamento de contatos, vendas, atendimento ao cliente, marketing e até gerenciamento de conhecimento. Mas, com tantos recursos, ele pode ter um desempenho igualmente forte em todas as frentes? Resolvi levar a base de conhecimento do Apptivo para um teste para saber se vale o preço.
Comecei criando uma avaliação gratuita do plano Lite mais barato do Apptivo. O que mais me surpreendeu é como o aplicativo da web tentou me forçar a uma chamada de demonstração em vez de um teste. No entanto, foi fácil superar essa medida simplesmente clicando no botão Teste gratuito novamente depois de criar minha conta. Rapidamente cheguei à versão de teste do aplicativo da web Apptivo e comecei a me familiarizar com a interface.
O Apptivo é um software extenso com muitas funcionalidades, então é natural que a interface não seja das mais fáceis de navegar. Uma olhada rápida e clicar em todos os itens de menu possíveis não me ajudaram a descobrir onde está a base de conhecimento, nem o widget de pesquisa no painel superior. O Apptivo é conhecido por sua extensa lista de aplicativos, então tentei procurar um aplicativo de base de conhecimento que pudesse ser adicionado ao sistema. Também não tive sucesso com esta opção.
Resolvi fazer uma busca no Google pela base de conhecimento e descobri que ela está incluída entre os apps, mas o nome desse app é ‘Respostas’ ao invés de ‘Base de conhecimento’. No entanto, adicionei o aplicativo ao sistema e comecei a testar. Embora este não seja o software de base de conhecimento mais intuitivo, é compreensível que nem todos os usuários do Apptivo o utilizem. Dar a opção de não tê-lo é completamente compreensível. Você pode encontrá-lo na seção Aplicativo na categoria Presença na Web.
Experiência do usuário e recursos
A base de conhecimento do Apptivo é uma base de conhecimento bastante simples, deixando-a na faixa média em termos de apelo em comparação com as outras existentes. O design é funcional e isso é o que mais importa. O painel esquerdo inclui opções de filtragem e o botão para criar um novo artigo. Depois de entrar na base de conhecimento, você pode ver toda a lista de artigos que possui. Se você acabou de começar, obviamente estará vazio, então vamos consertar isso imediatamente.
Depois de clicar no botão Criar, você pode começar a escrever um novo artigo da base de conhecimento. O editor em si é bastante padrão e, embora o campo de escrita possa parecer muito pequeno no início, ele se estende quando o texto atinge um determinado comprimento. Digitar não é, portanto, um problema e sua experiência de escrita deve ser ótima. Você tem vários campos, sendo os mais importantes os campos de perguntas e respostas.
O conjunto de recursos do editor de texto é bastante padrão, você tem as opções usuais de edição e formatação de texto, como em um editor de documentos adequado. Há também a opção de adicionar fotos, mas nenhuma opção de adicionar vídeos em seus artigos. Você não pode redimensionar as imagens depois de enviá-las, portanto, será necessário redimensioná-las em um editor diferente ou ajustar o tamanho durante o upload. Isso também requer saber quais dimensões exatas são a melhor opção para o seu conteúdo.
No geral, o editor de texto é adequado para a maioria dos casos de uso, mas poderia usar algumas atualizações visuais e a adição de suporte de mídia de vídeo. Depois de terminar de escrever, você pode dar uma olhada nas configurações de SEO. Depois de salvar, você pode ver o artigo na visão geral do artigo. Você pode fazer algumas edições rápidas, se necessário, pois o artigo abrirá em uma nova janela se você clicar nele nesta visão geral. Não encontrei a opção de colocar artigos em pastas ou categorias, o que é uma pena. No entanto, a base de conhecimento possui um widget de pesquisa.
Preços
O preço é provavelmente uma das melhores partes do Apptivo, pois mesmo o plano mais caro é mais barato do que alguns dos planos mais baratos para o software de base de conhecimento dos concorrentes. O Apptivo vem com quatro planos e cada um deles é aprimorado em relação ao anterior. Todos os planos têm o recurso de base de conhecimento incluído, então decidir qual plano é apenas uma questão de olhar para as outras funcionalidades que podem beneficiá-lo. Vamos dar uma olhada no que você ganha em cada um dos planos.
Lite
O plano Lite custa $10 por mês por usuário e é focado em pequenas equipes de vendas. Você obtém 18 aplicativos, 100 campos personalizados pré-aplicativo, 25 fluxos de trabalho, 8 painéis personalizados, integração de serviços de terceiros e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Premium
O plano Premium custa $15 por mês por usuário. Este plano é adequado para equipes em crescimento. No plano, você obtém 46 aplicativos, 250 campos por aplicativo, 75 fluxos de trabalho, 25 painéis personalizados, integração de serviços de terceiros e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ultimate
O plano Ultimate custa $25 por mês por usuário e é focado em grandes equipes. Inclui 57 aplicativos, 350 campos personalizados por aplicativo, 150 fluxos de trabalho, 50 painéis personalizados, integração de serviços de terceiros e suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Corporações
O plano Enterprise tem preços personalizáveis. Inclui 65 aplicativos, 500 campos personalizados por aplicativo, 300 fluxos de trabalho, 100 painéis personalizados, integração personalizada, suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana + SLA e gerente de contas.
Conclusão
No final, eu classificaria a base de conhecimento do Apptivo como boa, mas não ótima. Não superou as expectativas em muitos de seus aspectos, mas também não decepciona. Ele terá um desempenho muito bom e definitivamente não está mal equipado, especialmente considerando seu preço barato. No entanto, as empresas que tendem a confiar no uso da base de conhecimento provavelmente apreciarão uma solução melhor para a tarefa. O Apptivo ainda é um ótimo software com funcionalidade incrível em outros aspectos. Cabe apenas a você considerar se está disposto a utilizá-lo no seu trabalho diário.
Frequently Asked Questions
Não consigo encontrar a base de conhecimento no Apptivo
O recurso de base de conhecimento do Apptivo é chamado de Respostas. Primeiro, você precisa obter o aplicativo na extensa seleção de aplicativos. Quando estiver em sua conta, acesse a App Store e encontre o aplicativo Answers na categoria de presença na Web. Depois de obter o aplicativo, você pode encontrá-lo no botão de menu de presença na Web em seu painel.