Principais conclusões
Prós
- Fácil de entender
- Feedback em tempo real
- Recursos interessantes
Contras
- A implementação pode ser desafiadora para usuários iniciantes
- Placares ausentes
- Medição de desempenho imprecisa
Configuração e implementação da Zoho Desk
Para começar a usar a funcionalidade de gamificação da Zoho Desk, inscreva-se para ter uma conta na Zoho Desk. Felizmente, há um teste gratuito esperando por você lá.
Eu fui para o site oficial da Zoho e comecei o processo de inscrição. Me pediram para fornecer informações como meu nome completo, endereço de e-mail da empresa e número de telefone. Uma vez feito isso, concordei com os termos e políticas da Zoho e pronto – minha conta estava pronta.
Empolgada para testar o software, fui em frente e adicionei todos os atendentes de teste para analisar corretamente as funcionalidades de gamificação de ambos os lados. Para adicionar os atendentes, me pediram para fornecer um monte de informações. Isso incluía seus primeiros e últimos nomes, endereços de e-mail e o departamento em que estavam. Também atribuí os papéis e permissões corretos. Existem algumas configurações a mais que você pode configurar para seus atendentes se quiser ser minucioso, mas optei por pular apenas porque não eram tão importantes para a funcionalidade de gamificação.
Com tudo isso configurado, a diversão da gamificação finalmente poderia começar.
Recursos de gamificação na Zoho Desk
As funcionalidades de gamificação da Zoho Desk estão disponíveis nos seguintes planos:
- Standard
- Profissional
- Enterprise
Isso significa que você pode usar a gamificação, independentemente do plano que escolher. Essa é uma solução bastante conveniente – você não precisa pagar mais apenas para adicionar um pouco de diversão ao seu local de trabalho. Agora, vamos dar uma olhada mais de perto no que a gamificação da Zoho faz:
Medalhas
Uma das principais características da gamificação da Zoho Desk é o sistema de medalhas. Os atendentes de suporte podem ganhar medalhas com base em seu desempenho, como “Mágico do e-mail”, “Encantamento do cliente” e “Terminador de tickets”. Essas medalhas são exibidas no perfil do atendente, proporcionando reconhecimento por suas conquistas. A Zoho também permite adicionar medalhas personalizadas.
Troféus
Além de medalhas, você também pode introduzir troféus. Eles são recompensados com base na conclusão de várias tarefas de suporte. O interessante sobre esse recurso é que você pode configurar troféus com base em pontos positivos e negativos. Enquanto os primeiros movem o atendente em direção a receber um troféu, os últimos os afastam dessa conquista. Esta é uma maneira divertida e competitiva de manter seus atendentes focados e com melhor desempenho no jogo o tempo todo.
Desafios
Desafios são outra característica inclusa na gamificação da Zoho Desk. Os administradores podem criar desafios para os atendentes completarem, como resolver um certo número de tickets dentro de um período de tempo específico. Completar desafios ganha pontos para os atendentes, ajudando eles a obter novos troféus.
Recursos de gamificação da Zoho Desk em ação
Uma vez que eu terminei de configurar todas as regras de gamificação, a Zoho Desk começou automaticamente a rastrear os dados necessários com base nos critérios que eu tinha salvo.
Pelo que vi, os atendentes recebem pontos quando atendem a certas condições. Eles também podem ver todas as condições possíveis, o que atua como um impulsionador de motivação. Quando podem ver quais ações precisam tomar para completar o desafio ou ganhar uma recompensa, isso fornece um incentivo para que melhorem seu desempenho.
Utilidade das funcionalidades de gamificação da Zoho Desk
Os recursos de gamificação da Zoho Desk podem ser altamente benéficos para equipes; eles oferecem uma maneira divertida e engajante de motivar atendentes e melhorar a satisfação do cliente. O sistema de estabelecimento de desafios e premiação de troféus oferece reconhecimento pelo trabalho árduo dos atendentes. Um recurso que eu estava sentindo falta era algum tipo de placar. Isso poderia adicionar um elemento de competição saudável em um ambiente divertido. No entanto, o sistema é fácil de gerenciar e trabalhar. Também vale mencionar que oferece um grau bastante justo de personalização quando se trata de troféus e desafios.
Preços
A Zoho Desk oferece três opções de preços diferentes para os usuários escolherem, cada uma com um conjunto distinto de recursos atendendo às necessidades de várias pessoas e seus negócios.
Standard
O plano Standard da Zoho começa a partir de EUR 14 por atendente/mês. Dentro desta opção, os assinantes podem esperar acessar todos os recursos de suporte essenciais para aumentar suas equipes de atendimento ao cliente, incluindo 5 canais de e-mail, recursos de gerenciamento de tickets e, é claro, o recurso de gamificação.
Profissional
O próximo plano disponível é o Profissional. Por EUR 23 por atendente/mês, os assinantes podem aproveitar as funcionalidades de colaboração simplificada e automação de processos, tornando especificamente adequado para equipes em rápido crescimento. Vale a pena notar que este plano também concede acesso a recursos de gamificação.
Enterprise
Por último, mas não menos importante, está o plano Enterprise. Se você decidir assinar este, terá acesso a capacidades avançadas de IA e personalização, possibilitando suporte de nível corporativo da melhor qualidade. A melhor coisa sobre o plano é que você pode acessar tudo isso por EUR 40 por atendente/mês, e sim, o módulo de gamificação também está incluso neste plano.
Conclusão
A gamificação da Zoho Desk é uma excelente maneira de tornar o suporte ao cliente mais agradável e engajante. Com seus sistemas de troféus e desafios, a Zoho Desk oferece uma forma divertida de motivar os atendentes e melhorar a satisfação do cliente. Se você está procurando uma maneira de aumentar a motivação e produtividade da sua equipe, vale a pena explorar a funcionalidade de gamificação da Zoho Desk.
Embora divertido, ela carece de alguns toques que tornariam a experiência mais interessante. Recursos como placares e modelos de gamificação estão ausentes, o que é lamentável, pois poderiam adicionar um toque de competição saudável.
Se você está procurando algo simples, é um recurso agradável e funcional. Um aviso, no entanto – se você está procurando uma solução sofisticada e muito complexa, a gamificação da Zoho Desk pode não ser para você.