Principais conclusões
Prós
- Gamificação simples, mas útil
- Boas opções de personalização
- Permite que você seja criativo e personalize recursos
Contras
- As medalhas poderiam ter mais opções de personalização
- Ajustar as condições dos níveis pode ser confuso para alguns usuários
Configuração e implementação do LiveAgent
Começar com o teste gratuito de 30 dias do LiveAgent é um processo fácil que não requer nenhuma informação de cartão de crédito ou períodos de espera excessivamente longos. Tudo o que você precisa fazer é fornecer seu endereço de e-mail e informações de contato básicas. Quando você terminar o cadastro, terá acesso à aplicação web do LiveAgent e poderá começar a explorar.
Uma vez que você estiver na aplicação, você pode configurar tudo o que precisa com um prático guia de inicialização disponível, que você pode retornar a ele mais tarde, se desejar. Todas as ferramentas disponíveis estão no painel esquerdo para uma navegação fácil, enquanto a maioria da tela foca na seção que você selecionou. Este design ajuda os usuários a permanecerem focados enquanto economizam espaço na tela.
A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a configurar as funcionalidades de gamificação é adicionar novos atendentes na conta do LiveAgent. Você pode fazer isso facilmente usando o guia de inicialização, que inclui a opção de adicionar novos usuários. Alternativamente, você pode ir para “Configurações” e encontrar a seção “Atendentes”. Esse processo inclui adicionar o nome do atendente, foto do perfil, alias, e-mail e papel do atendente. Quando terminar, o LiveAgent enviará um e-mail com as informações de login para o novo endereço de e-mail do atendente.
Recursos de gamificação no LiveAgent
Quando você adiciona seus novos atendentes, é hora de dar uma olhada nos tipos de recursos de gamificação que o LiveAgent oferece. Esses recursos estão presentes em todos os planos de preços, exceto no plano gratuito. Você pode acessar todos os recursos nas configurações do LiveAgent, nas opções de gamificação. Esses recursos visam tornar o trabalho dos atendentes de suporte técnico e atendimento ao cliente mais divertido, enquanto criam uma competição saudável entre os atendentes. Vamos dar uma olhada nos tipos de gamificação aos quais você pode ter acesso. Você pode desativar esses recursos se desejar.
Benchmarks e placares
Benchmarks e placares são uma característica simples, mas muito eficaz de gamificação que fornece estatísticas gerais sobre o desempenho do atendente. Os atendentes podem até comparar seu desempenho com outros atendentes e ver quem é o melhor em seus trabalhos. Essa característica pode criar uma competição saudável, mas os administradores do LiveAgent sempre podem moderá-la e selecionar que tipo de dados será mostrado a cada atendente.
Níveis
Os níveis no LiveAgent funcionam exatamente como o nivelamento em jogos de RPG. Cada atendente subirá para um nível superior com base em seu desempenho. A melhor parte é que cada administrador de conta do LiveAgent pode personalizar os níveis de qualquer forma. Você pode renomear, escolher diferentes descrições e definir condições personalizadas para atingir um determinado nível. Os usuários podem ser tão criativos quanto quiserem para tornar os aumentos de nível muito mais interessantes para cada atendente. Por exemplo, você pode se inspirar no seu jogo de RPG favorito.
Recompensas e medalhas
As medalhas funcionam exatamente como conquistas de jogos populares. Se você completar certos critérios, receberá uma medalha por seus esforços. Medalhas são personalizáveis assim como níveis, permitindo que você seja criativo. Crie seu próprio conjunto de conquistas e incentive seus atendentes a completar tarefas específicas para receber a medalha.
Recursos de gamificação do LiveAgent em ação
Uma vez que você configurar todas as três características de gamificação de acordo com suas preferências, o sistema no LiveAgent começará a rastrear os dados necessários de acordo com os critérios. Quando um atendente atende a certas condições, eles irão subir de nível ou receber medalhas. Esse processo é completamente automatizado, então você não precisa fazer mais nada além da configuração.
Todas as estatísticas, níveis e medalhas são visíveis no dashboard de cada atendente no canto inferior esquerdo da tela. Você pode selecionar para mostrar suas estatísticas para um período de tempo específico também. Clicar em cada item da lista irá revelar um placar com comparações de desempenho dos atendentes. Você também pode atualizar essa tabela para ver os dados mais recentes sobre suas estatísticas e conquistas.
Utilidade dos recursos de gamificação do LiveAgent
As características de gamificação do LiveAgent podem ser muito úteis, pois permitem aos administradores de conta serem criativos e personalizarem verdadeiramente a experiência do usuário. Isso permite que cada administrador seja tão criativo quanto quiser e ajuste a experiência para obter os melhores resultados. Os relatórios podem apresentar dados importantes para cada atendente, e eles podem se comparar a outros atendentes, se acharem útil.
Isso pode aumentar a competitividade dos atendentes que encontram esse tipo de motivação eficaz. Em contrapartida, medalhas e níveis podem criar um ambiente onde os atendentes podem prosperar com base em tipos de estímulo menos competitivos e positivos. Esses dois recursos também tornam mais fácil para todos ver quem são os melhores desempenhos.
Conclusão
As funcionalidades de gamificação do LiveAgent podem ser de grande ajuda se utilizadas corretamente. Elas oferecem mais opções de personalização do que a média e, quando combinadas com sua criatividade, podem ajudá-lo a trazer uma renovação para o seu atendimento ao cliente. As funcionalidades são implementadas de forma muito eficiente com o conjunto de ferramentas multi-canal do LiveAgent e permitem que você especifique verdadeiramente quando os atendentes podem alcançar o próximo nível. As medalhas poderiam ter mais opções de ajuste quando se trata de condições, mas geralmente cobrem tudo o que é necessário que pode acontecer em um software de help desk.