Principais conclusões
Prós
- Fácil de gerenciar como um administrador
- Bom nível de personalização
- Instruções úteis
Contras
- Não incluso no plano gratuito
- Sem animações, como sons, ao completar tarefas que valem pontos
- A opção é difícil de encontrar nas configurações; você tem que procurá-la usando a barra de pesquisa
Configuração e implementação da Freshdesk
Antes de poder usar a gamificação da Freshdesk, você precisa se cadastrar. Começar a usar o software de suporte de chat da Freshdesk é um processo simples. Primeiro, você terá que se inscrever para uma conta e escolher o plano que melhor se adapte às suas necessidades. Uma vez que você tenha criado sua conta, você pode começar a personalizar seu widget de chat para combinar com a aparência e representação da sua marca.
Então, você precisará adicionar atendentes de chat à sua conta. Caso contrário, para quem você criaria a gamificação? Fazer isso é fácil. Tudo o que você precisa fornecer é o endereço de e-mail do atendente e eles serão convidados para a sua equipe.
Assim que isso for feito, o próximo passo é habilitar o Support Desk Arcade da Freshdesk nas configurações e a diversão pode começar.
Recursos de gamificação na Freshdesk
Quando toda a sua equipe de suporte está organizada e pronta para trabalhar, por que não adicionar um pouco de diversão ao processo inteiro de atendimento ao cliente? É aí que entram em jogo as características de gamificação da Freshdesk.
O Support Desk Arcade da Freshdesk pode ser acessado nos seguintes planos:
- Support Desk da Freshdesk: Growth, Pro e Enterprise
- Planos omnichannel: Growth Omnichannel, Pro Omnichannel, Enterprise Omnichannel
Vamos dar uma olhada no tipo de gamificação ao qual você tem acesso.
Troféus
Na minha experiência com as funcionalidades de gamificação da Freshdesk, descobri que existem quatro troféus distintos concedidos aos atendentes com base em suas métricas de desempenho. O primeiro é o troféu de “Jogador mais valioso”, que é dado ao atendente com o maior número de pontos gerais para o mês atual. O segundo troféu é o “Campeão em satisfação do cliente”, que é concedido ao atendente com o máximo de pontos de satisfação do cliente para o mês. O terceiro troféu, chamado de “Atirador de elite”, é dado ao atendente com o maior número de pontos de resolução no primeiro contato para o mês, indicando que eles foram capazes de resolver tickets com apenas uma interação. O quarto troféu, o “Corredor veloz”, vai para o atendente com o máximo de pontos de resolução rápida, reconhecendo sua capacidade de resolver tickets em menos de uma hora. O que é ótimo sobre este sistema é que o placar é redefinido no primeiro dia de cada mês, dando a todos um novo começo. Como atendente, você pode ver os nomes daqueles que estão liderando o placar diretamente do dashboard.
Níveis
Outro aspecto que achei particularmente útil é o sistema de nivelamento. À medida que os atendentes ganham pontos por resolver tickets e realizar outras atividades relacionadas ao help desk, eles podem subir nos rankings. Quanto maior a pontuação, melhor o ranking, e mais próximo um atendente fica de se tornar um campeão de suporte ao cliente de alto nível. O que aprecio nesse recurso é que ele permite ao administrador estabelecer o limite e definir o número de pontos que um atendente precisa alcançar para atingir um nível específico. Isso cria um caminho claro e definido para os atendentes seguirem, fornecendo um senso de direção e motivação. Como atendente, descobri que este sistema incentiva as pessoas a trabalharem mais e se esforçarem por pontuações mais altas, levando, em última análise, a um serviço ao cliente aprimorado e melhores resultados.
Missões
Com as missões, você pode definir metas de desempenho para seus atendentes de suporte e alinhá-las com seus objetivos do negócio. Essas missões impulsionarão seus atendentes a realizar atividades que beneficiam sua marca e levam suas habilidades de suporte ao cliente para o próximo nível. Mas isso não é tudo! Ao completar missões, seus atendentes podem ganhar pontos de bônus e medalhas únicas que serão exibidos em seus perfis, mostrando suas conquistas. Além disso, completar tarefas melhorará suas chances de ganhar troféus mensais e alcançar novos patamares no ranking de atendentes.
Recursos de gamificação da Freshdesk em ação
Depois de configurar as regras de gamificação de acordo com suas preferências, a Freshdesk começará a rastrear os dados necessários com base nos critérios que você definiu. Você não precisa fazer mais nada além de configurar o sistema. Os atendentes recebem pontos ou medalhas quando atendem a certas condições – tudo é feito automaticamente.
Todas as estatísticas são visíveis no dashboard de cada atendente no centro do dashboard. Você pode vê-las sob os nomes “placar” e “conquistas”, onde você pode selecionar para mostrar suas estatísticas para um período de tempo específico também.
Utilidade das funcionalidades de gamificação da Freshdesk
As funcionalidades de gamificação disponíveis na Freshdesk podem ser altamente benéficas. Elas oferecem uma grande flexibilidade aos administradores para personalizar a experiência do usuário de acordo com suas preferências. Isso permite explorar sua criatividade e adaptar a experiência para ótimos resultados. Além disso, o sistema de medalhas e níveis pode promover um ambiente em que os atendentes possam prosperar com reforço positivo, em vez de depender apenas da competição. Essa configuração também permite que todos identifiquem facilmente os atendentes com melhor desempenho.
Conclusão
A gamificação da Freshdesk é um recurso que adiciona elementos semelhantes a jogos ao processo de suporte ao cliente. O recurso utiliza pontos, medalhas e troféus para motivar os atendentes a performarem melhor e melhorarem a satisfação do cliente. Com a gamificação da Freshdesk, o suporte ao cliente pode ser transformado em uma atividade divertida e engajante, aumentando a disposição e a produtividade dos atendentes, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência do cliente.