Aprenda a usar FOMO (medo de perder) para aumentar vendas online com e-mails de última chance. Descubra modelos prontos e estratégias de marketing de escassez para criar urgência e incentivar decisões de compra imediatas.
FOMO (medo de perder) é um dos motivos mais fortes para as pessoas fazerem compras. Isso é particularmente verdadeiro para a geração Y, mas também se aplica àqueles que não fazem parte dessa faixa etária.
A pressão social gera tensões que podem ser utilizadas como forma de agitar as vendas. Por isso, queremos te familiarizar com o termo FOMO e mostrar como usá-lo para fazer mais vendas online.
O termo significa a sigla “Fear Of Missing Out” (Medo de Perder). Esse medo pode estar relacionado à participação em um evento ou atividade, mas também ao risco de perder a chance de comprar um produto, alavancar uma promoção de vendas, ou até mesmo perder o último meme que todos estão compartilhando nas redes sociais.
É da nossa natureza humana procurar a integração, e querer estar atualizado e à frente dos outros.
Na era dourada das mídias sociais, todos estão conectados e podem compartilhar suas vidas com outras pessoas, o que pode fazer com que a maioria de nós se sinta pressionada a evitar perder notícias ou oportunidades importantes.
O neuromarketing é o condutor por trás de todas as estratégias de marketing baseado no medo. Essas táticas de marketing também são conhecidas como marketing de escassez.
Esse tipo de esforço de marketing se concentra na aplicação de mecanismos que gerem urgência diante do medo de ser excluído socialmente ou “chegar atrasado à festa”.
Vamos dar uma olhada nesses exemplos que usam FOMO na comunicação.
Esta mensagem é uma ferramenta realmente poderosa que pode motivar clientes em potencial a fazer uma compra. Ele fornece prova social, mas também indica que um produto pode ser vendido em breve porque muitos clientes estão interessados em comprá-lo. A urgência também gera certo estresse.
Não que queiramos causar uma sensação de desconforto ao cliente. Em vez disso, nosso objetivo é desencorajá-los de adiar uma decisão de compra, fazendo com que eles ajam de forma mais impulsiva, sem gastar muito tempo pensando nessa decisão.
Esse tipo de mensagem reforça o medo de perder uma oportunidade. Uma das razões pelas quais a maioria das ofertas por tempo limitado funciona tão bem é que a ansiedade favorece o impulso.
Se você vai realizar campanhas flash, é sempre uma boa ideia usar uma contagem regressiva para lembrar os usuários do tempo restante para resgatar a oferta.
Este é o momento de usar uma boa estratégia de email marketing de última chance ou PPC com retargeting que atinge os clientes e os lembra da oferta. Não se esqueça de exibir os níveis de estoque, especialmente quando há apenas algumas unidades restantes.
Quando um cliente perde uma oportunidade de vendas, não hesite em dizer que perdeu a chance de aproveitá-la. Isso é algo que as agências de viagens fazem regularmente e pode ser facilmente implementado no e-commerce.
Um banner simples informando que um produto não está mais disponível a um preço com desconto resume perfeitamente o que FOMO representa. O medo de perder pode ser usado para motivar os clientes em potencial a comprar, mostrando o que perderam, garantindo que da próxima vez eles não hesitarão em apertar o botão COMPRAR AGORA antes que uma oferta termine.
Conforme mencionado anteriormente, você também pode usar o poder do FOMO para enviar tipos de e-mails de “última chance”. Vejamos alguns exemplos que você pode usar nas suas futuras campanhas de marketing.
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Não há nenhuma regra aqui – você pode decidir começar a enviar e-mails de última chance dois dias antes do término de uma campanha de promoção de vendas ou apenas duas horas antes. Você conhece seus clientes e clientes em potencial melhor do que ninguém, então decida quando é o momento certo para usar o poder da urgência com base nesse conhecimento.
Normalmente, as empresas enviam um e-mail de última chance no dia em que uma determinada oferta termina ou organizam uma contagem regressiva e enviam mais três e-mails – um pela manhã, um à tarde e o último uma hora antes do final do A promoção. Depende de você qual estratégia escolher, mas certifique-se de que suas mensagens não contenham muito spam.
Na maioria dos casos, você desejará informar o maior número possível de pessoas sobre uma oferta que está prestes a terminar. Isso é especialmente verdadeiro se você também planeja publicar informações sobre a venda nas redes sociais ou se a promover usando anúncios pagos. No entanto, certifique-se de que seu banco de dados esteja devidamente segmentado e que você envie mensagens relevantes e personalizadas para todos os grupos de clientes com base em suas compras e interesses anteriores.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team