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No contexto de atendimento ao cliente, o termo base de conhecimento refere-se a um banco de dados ou plataforma que é uma biblioteca de autoatendimento online usada para responder a perguntas relacionadas a produtos/serviços. Seu objetivo principal é armazenar informações relacionadas a uma empresa, seus produtos, serviços, processos e departamentos, para citar alguns.
As empresas investem tempo, dinheiro e outros recursos em suas bases de conhecimento para capacitar seus clientes a resolver problemas relacionados a produtos ou serviços de forma independente. Ao liberar os representantes de atendimento ao cliente de tickets que os clientes podem resolver de forma independente, as empresas podem diminuir a carga de tickets e economizar grandes somas de dinheiro.
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Um estudo da Oracle e da Forrester Consulting encontrou o custo por contato em vários canais. O custo de fazer uma ligação é de aproximadamente 11 dólares. O chat ao vivo custa 5 dólares por contato, as respostas por e-mail 2,50 dólares e o autoatendimento na web custa 0,10 centavos de dólares.
Vamos fazer algumas contas rápidas: se seus representantes de atendimento ao cliente atendem 50 ligações por dia, isso custa para sua empresa USD 2.750 por semana! Adicione algumas conversas de chat ao vivo e respostas por e-mail por dia, e isso representa uma quantia considerável de dinheiro. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois seus clientes merecem um excelente atendimento ao cliente (e deve ser do interesse da sua empresa fornecê-lo).
No entanto, se você pudesse criar um espaço onde seus clientes possam procurar soluções para seus problemas de maneira independente, por que não fazer isso? Dados da Aspect Software indicam que 73% dos clientes estão dispostos a resolver problemas relacionados a um produto ou serviço de forma independente. A pesquisa de Steven Van Belleghem mostra que 70% dos entrevistados esperam que o site de uma empresa ofereça uma opção de autoatendimento ao cliente. Além disso, o relatório da Accenture indica que as empresas podem economizar de 1 a 3 milhões de dólares por ano ao introduzir opções de autoatendimento em suas ofertas de atendimento ao cliente.
Parece que a criação de uma base de conhecimento pode trazer muitos benefícios para seus clientes, atendentes e para a empresa. Para iniciar sua base de conhecimento, criamos alguns modelos gratuitos que você pode usar para responder a perguntas relacionadas a produtos ou serviços. Lembre-se de que, se um atendente responder corretamente à pergunta de um cliente, centenas ou até milhares de outros usuários poderão resolver seu problema lendo essa resposta.
Hello [Name],
Thank you for asking about [product’s/service’s] features. Here’s a list of some key features that product/service] provides. If you’d like to learn more, each item on the list includes a link to a more detailed description of the feature.
Feature 1
Feature 2
Feature 3
If you have any other questions related to [product’s/service’s] features, please head to this section of our knowledge base [a link to the section dedicated to the product’s/service’s features]. If this content doesn’t answer your questions, try consulting other customer portal users or reach out to our customer service agents.
Thanks for being a part of our community!
Best,
[customer service agent’s name]
Hi [Name],
I’m so sorry to hear that you experienced some technical issues with your [product name].
We created [product name] to be as reliable and easy to repair as possible. Please read this short manual on how to solve the most common issues our customers face.
If that doesn’t help, please review this list of our authorized service providers [link] and schedule an appointment to get [product name] fixed.
Remember to have your customer ID with you – our company covers the costs of [the first/two/three] repair[s] 🙂
I hope that helps!
Best,
[customer service agent’s name]
Hey there!
We are happy to get to know your suggestions about the improvements we could introduce to [product/service]. Your remarks are really on point and provide ideas that could make [product/service] better.
[Company name] values opinions and feedback from our customers. That’s why we’d love for you to fill out this quick feedback form [link to a feedback form].
It consists of a few [product/service]-related questions that are a bit more in-depth. Your answers will help us understand your ideas better and, hopefully, allows us to put them into practice.
We are waiting for more information from you!
Thank you for helping us improve [product/service].
[Customer service agent’s name]
Streamline your customer support and improve response times
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A ideia por trás de uma base de conhecimento é minimizar o engajamento dos representantes de atendimento ao cliente. É por isso que recomendamos que você não responda a várias perguntas semelhantes uma a uma, mesmo que exija apenas que um atendente copie e cole a mesma resposta todas as vezes.A melhor maneira de abordar essas situações é criar uma lista interna de perguntas frequentes para seus atendentes, incluindo as perguntas mais comuns feitas pelos usuários em conjunto com as respostas. Os atendentes devem fechar novas perguntas que já foram respondidas no passado, informar aos autores que é melhor revisar as perguntas e respostas existentes antes de fazer uma nova pergunta e fornecer a eles um link para a solução que estavam procurando.
Promover uma base de conhecimento e sua disponibilidade entre os clientes é vital. É melhor tratar uma base de conhecimento como um produto interno separado e executar uma campanha de marketing contínua para promovê-la.Informe os clientes sobre a base de conhecimento quando ingressarem na sua empresa ou começarem a usar seus produtos ou serviços e continue informando os clientes existentes sobre essa opção de autoatendimento ao cliente. Crie tutoriais e perguntas frequentes para facilitar a navegação dos usuários em sua base de conhecimento e seu uso diário. A proficiência de seus clientes no uso de uma base de conhecimento significa menos trabalho para seus atendentes.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team