Descubra como pesquisas de satisfação pós-venda podem melhorar seu e-commerce. Use modelos gratuitos para obter feedback valioso, engajar clientes e aumentar a fidelidade. Experimente integrações para otimizar suas comunicações de marketing.
Embora pareça óbvio, às vezes é fácil esquecer que os clientes são a base de todos os negócios. Como tal, é extremamente importante manter contato com eles – saber como eles se sentem, o que pensam e o que valorizam em seus produtos ou serviços. Saber disso ajudará você a melhorar sua oferta e aumentar a fidelidade do cliente a longo prazo. Como tal, o envio de pesquisas de satisfação do cliente deve ser uma atividade regular de marketing, especialmente se você opera em um mercado ou setor em que a concorrência é diversificada.
Em um momento ou outro, todos nós vimos uma pesquisa de satisfação do cliente, embora sejam menos comuns do que imaginamos. Por que isso? Porque a maioria das pesquisas que as empresas conduzem não se concentra na experiência do usuário relacionada aos seus produtos ou serviços, mas sim na obtenção de dados ou números sobre as percepções dos clientes e a imagem da marca. Felizmente, essa abordagem está mudando gradualmente e agora é hora de você entrar no movimento. Vamos conhecer as pesquisas de satisfação e ver como você pode usá-las em sua comunicação de marketing no e-commerce.
Quando se trata de administrar um negócio, a pesquisa é crucial. A pesquisa assume muitas formas, incluindo análise de mercado, pesquisa de fornecedores, perguntas longas ou grupos de foco que podem mostrar como é seu público-alvo, seus dados demográficos, situações econômicas e interesses. No entanto, como os perfis dos clientes mudam constantemente, a pesquisa deve ser um processo contínuo. Ao renovar seus esforços de pesquisa regularmente, sua empresa poderá se desenvolver, evoluir e se tornar um parceiro ainda mais confiável para seus clientes a longo prazo. Então, como você pode coletar mais dados? Através de pesquisas de satisfação!
Pesquisas de satisfação são um conjunto de perguntas com o objetivo de coletar dados quantitativos e qualitativos que permitirão definir e medir o quanto os clientes estão satisfeitos com um produto, serviço ou até mesmo com o processo de compra. Devido ao seu foco, essas pesquisas devem ser enviadas aos clientes depois que eles fizerem uma transação, visitarem uma loja online ou interagirem com sua empresa.
Você já fez uma compra em uma loja física ou foi ao cinema e depois recebeu uma pesquisa perguntando sobre sua experiência? Isso é o que é uma pesquisa de satisfação do cliente. Embora possam parecer semelhantes a outras pesquisas, as perguntas feitas dependerão do objetivo que a pesquisa busca cumprir.
Para facilitar a avaliação da satisfação de seus clientes, criamos alguns modelos de pesquisa de satisfação do cliente para pós-venda para você usar. Confira os modelos abaixo, fique à vontade para copiá-los e colá-los e, em seguida, comece a medir a felicidade de seus clientes.
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Na verdade, não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Você pode enviar uma pesquisa de satisfação do cliente pós-venda para o mesmo cliente após cada compra que ele fizer. No entanto, se o seu modelo de negócio envolve compras frequentes ou há segmentos de clientes que compram de você regularmente, não é a melhor ideia enviar pesquisas de satisfação após cada pedido. Imagine receber exatamente o mesmo e-mail de uma empresa algumas vezes por semana. Você ficaria frustrado, não é?
Se seus clientes tendem a comprar seus produtos uma ou duas vezes por mês, você pode enviar pesquisas pós-venda após cada compra. Se você tem compradores mais frequentes, pode definir uma regra simples para, por exemplo, enviar uma pesquisa de satisfação do cliente a cada segunda, terceira ou quarta compra, dependendo do volume de vendas do seu negócio de e-commerce.
É bastante comum recompensar os clientes por sua ajuda. Seus clientes não precisam perder tempo respondendo suas perguntas – é você quem está lucrando com os dados coletados. Como tal, é um gesto simpático oferecer algo em troca aos seus clientes. Você pode fornecer a eles um código de desconto para a próxima compra, oferecer frete grátis ou informar clientes fiéis sobre descontos sazonais antes do restante do banco de dados e etc.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team