Descubra como as pesquisas de satisfação do cliente podem melhorar a experiência do cliente e evitar feedbacks negativos. Aprenda a elaborar perguntas eficazes e práticas recomendadas para aumentar a conclusão das pesquisas.
Vários estudos descobriram que:
Isso significa que os riscos são altos para as empresas no que diz respeito à satisfação do cliente, e as pesquisas de satisfação do cliente são uma das maneiras mais eficazes de descobrir como seus clientes estão se sentindo em relação à sua empresa. As pesquisas também ajudam a identificar o que funciona, o que não funciona e o que você precisa melhorar para fornecer uma experiência melhor para seus clientes.
O que são pesquisas de satisfação do cliente?
As pesquisas de satisfação do cliente são questionários elaborados para ajudar as empresas a compreender o nível de satisfação que seus clientes têm com seus produtos, serviços, experiências pessoais, imagem da marca ou suporte ao cliente. O objetivo geral das pesquisas de satisfação do cliente é avaliar o quão satisfeito ou insatisfeito seus clientes estão com diferentes aspectos de seus produtos, serviços ou processos.
As pesquisas de satisfação do cliente podem incluir diferentes tipos de perguntas, como perguntas de múltipla escolha (perguntas de escala de classificação, perguntas de escala binária (sim e não), perguntas nominais, perguntas de escala Likert, perguntas de diferencial semântico) e perguntas abertas ou qualquer combinação das questões mencionadas acima.
Melhores práticas para pesquisas de satisfação do cliente
Seja breve – pesquisas com 1-3 perguntas têm a maior taxa de conclusão média (83,34%)
Faça perguntas que tenham um propósito bem definido e que sejam importantes o suficiente para serem inclusas
Não faça perguntas ambíguas que abordem mais de um problema
Evite usar jargões internos ou do setor que possam confundir os entrevistados
Faça uso de perguntas de sim e não, ao fazer uma pergunta que tem uma necessidade simples
Permita o feedback em texto aberto – você pode descobrir novos insights que não esperava descobrir
Certifique-se de que sua pesquisa seja otimizada para dispositivos mobile.
Decida os melhores métodos de distribuição de pesquisas para sua empresa (e-mails, pop-ups nas páginas, widgets de feedback, etc.)
Pense em um momento ideal para distribuir suas pesquisas em diferentes estágios do ciclo de vida do cliente
Ofereça aos respondentes da pesquisa um bônus (se fizer sentido) – estudos mostraram que os incentivos podem aumentar as taxas de resposta de uma pesquisa de 5% a 20%.
Agradeça aos clientes por seus comentários, independentemente da natureza dos comentários
Perguntas de pesquisa de satisfação do cliente
Para obter feedback valioso de seus clientes, você precisa fazer a eles as perguntas certas. Abaixo estão algumas das perguntas mais comuns da pesquisa de satisfação do cliente (gerais e específicas do produto) que você pode usar ao criar suas próprias pesquisas CSAT.
Perguntas gerais de pesquisa de feedback do cliente
Perguntas de pesquisa de feedback de produto SaaS
-How did you hear about us?
-Which of our competitors did you consider before choosing us?
-What is the primary reason for choosing our product over competitors?
-What was the one thing that almost stopped you from signing up?
-How do you use our product/ service?
-What are you trying to solve by using our product /service?
-Have you used a similar [product/ service] before?
-What did you like about the previous product/ service(s)?
-What is the most important feature of our product?
-Which 3 features are the most valuable to you?
-What’s the most important feature we should add?
-What are the 3 most important features we’re missing?
-What’s one feature we can add that would make our product indispensable for you?
-If we introduced [new feature/product] would you be willing to test it/them?
-How often do you use this feature?
-How disappointed would you be if you could no longer use [Feature name?]
-Which features aren’t useful to you?
-If you could change just one thing about our product, what would it be?
-Is our pricing clear to you?
-Do you feel our [product/ service] is worth the cost?
-What would you use as an alternative if our tool was no longer available?
-How satisfied are you with our billing and invoicing?
-To what extent do you agree with the following statement: [Product name]’s onboarding process was simple, straightforward, and painless.
-How helpful do you find our video tutorials?
-How would you rate the training and help you’ve received from our team so far?
-How could we improve your experience using our solution?
-What could we change to make our product/ service more user-friendly?
-What’s the main reason you are downgrading/ canceling?
-Did the price of our product/service cause you to leave?
-Have you decided to test out a competitor?
-Are you likely to upgrade your account in the future?
-What is the primary benefit that you have received from using our product?
-How long did you use our product/ service before seeing results?
Perguntas de pesquisa da experiência do cliente
Perguntas de pesquisa de atendimento ao cliente
Perguntas de pesquisa de feedback do site
-Overall, how well does our website meet your needs?
-What was your first impression when you entered the website?
-How satisfied are you with the design and functionality of our website?
-How well do you understand what [Company name] does from our homepage?
-How easy was it to use/ navigate our website? Did you have any problems?
-What are you hoping to accomplish by visiting our website?
-How easy was it to find what you were looking for on our website?
-Did it take you more or less time than you expected to find what you were looking for on our website?
-How visually appealing is our website?
-How easy is it to understand the information on our website?
-How much do you trust the information on our website?
-Is there a feature you wish our website had?
-What could we do to make our website more useful?
-Is there anything on this website that doesn’t work the way you expected it to?
-If you could change one thing about our website, what would it be?
-How would you rate your overall experience on our website today?
-How likely is it that you would recommend our website to a friend or colleague?
-If you were to review the website, what score would you give it out of 5?
-Do you have any other comments about how we can improve our website?
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Você deve fazer um conjunto de perguntas que o ajudarão a entender os pontos fortes e fracos de seu trabalho e os motivos da satisfação ou insatisfação do cliente.
Você pode usar pesquisas para coletar feedback dos clientes. Alguns clientes escolherão por preencher uma pesquisa em troca de uma recompensa, enquanto outros responderão porque estão dispostos a compartilhar suas opiniões.
Ao projetar uma pesquisa, você deve fazer perguntas que sejam: Claras, diretas e fáceis para os respondentes responderemDe respostas abertasEspecíficas – fornecer informações suficientes para respondê-las, e não muito poucoDe respostas fechadas – para oferecer aos respondentes um conjunto limitado de respostas possíveis (múltipla escolha) em vez de pedir que eles escrevam todas as respostas
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Andrej Saxon | LiveAgent support team