Os modelos de email de newsletter são essenciais em estratégias digitais, oferecendo artigos e CTAs sobre marcas ou setores. Este canal eficaz tem alto ROI e é preferido por consumidores para comunicações de marketing. Dicas e modelos específicos ajudam a aumentar conversões.
Muitos dos chamados especialistas têm anunciado o fim do marketing por email nos últimos anos. No entanto, esse canal, parte integrante da matriz de marketing, continua forte.
Os emails de newsletter, que são uma forma específica de mensagem por email, não morrerão tão cedo. Ao contrário, estão ganhando cada vez mais importância nas estratégias digitais da maioria das empresas. Por isso, a newsletter continua sendo uma ferramenta de comunicação necessária, desde que seu uso seja razoável e tenha uma finalidade.
O que é um email de newsletter?
Uma newsletter é uma publicação digital distribuída por email em intervalos regulares (diário, semanal, mensal, bimestral ou trimestral). As newsletters são geralmente compostas por diferentes artigos sobre uma marca, empresa ou setor em que atua, acompanhados de uma oferta ou CTA (Chamada para Ação, em Inglês).
Normalmente, as pessoas que recebem esse tipo de comunicação são assinantes que já demonstraram interesse pelo negócio e seus produtos ou serviços e concordaram em receber esta newsletter. Isso é vital, pois você só deve enviar atualizações por email para usuários que consentiram em recebê-las.
Além disso, as empresas devem considerar as regulamentações legais específicas em diferentes áreas do mundo, como a RGPD na Europa, antes de enviar comunicações por email. Esses regulamentos se aplicam a qualquer organização que opere em uma determinada região, bem como a qualquer organização fora dessa região que ofereça bens ou serviços a clientes ou empresas nessa região.
Lembre-se de sempre incluir um botão ou link de cancelamento de inscrição em sua newsletter, de preferência na parte inferior de seu modelo de email. Os destinatários das suas newsletters devem ter sempre a possibilidade de optar por não receber os seus emails.
91% dos consumidores verificam seus emails em seus smartphones pelo menos uma vez por dia (fonte), então não se esqueça de criar newsletters responsivas e compatíveis com dispositivos móveis!
Por que você deve implementar um email de newsletter em sua estratégia de marketing?
Um usuário registrado que concordou em receber comunicações por email de sua empresa é de grande valor. Se você tem uma lista de assinantes ativos, há vários motivos pelos quais o envio de newsletters é benéfico:
91% dos consumidores verificam seus emails em seus smartphones pelo menos uma vez por dia (fonte), então não se esqueça de criar newsletters responsivas e compatíveis com dispositivos móveis!
89% dos profissionais de marketing consideram o email como o canal principal para geração de leads (fonte).
80% dos consumidores preferem o email como canal de comunicação de marketing (fonte).
O marketing por email tem um ROI muito maior (4.300%) do que outros canais de comunicação digital (fonte).
Existem muitas vantagens em enviar newsletters. No entanto, você deve ter cuidado ao executar esta estratégia de comunicação. Sempre pense primeiro no usuário e garanta que você está agregando valor com o que quer que esteja enviando.
3 ideias de modelos de email de Newsletter
Agora, vamos dar uma olhada em alguns modelos úteis de email de newsletter.
O ano está repleto de ocasiões especiais e épocas de promoções dedicadas, e, provavelmente, seus clientes estão esperando para saber o que você preparou para eles. Vendas de inverno ou verão e datas comerciais como Natal, Black Friday, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais são apenas alguns exemplos de datas notáveis que você deve aproveitar para aumentar suas conversões .
Dê uma olhada em alguns de nossos modelos de email de newsletter que você pode usar em sua próxima campanha. Não se esqueça de adicionar imagens atraentes do(s) item(ns) que você está promovendo em seus modelos de email.
It’s that special time of the year again – [Name of a season or holiday] is near, and we wanted to let you know all about the special offers that we’ve prepared for you:
Offer no. 1 with a description
Offer no. 2 with a description
Offer no. 3 with a description
…
Take advantage of these [discounts/offers/promotions] by clicking the button below.
[CTA]
Happy shopping and have a nice [Name of the season/holiday]!
Best wishes,
[your name & company’s name]
Você precisa de um modelo de email de newsletter especificamente relacionado ao seu setor?
Use o modelo abaixo para enviar mensagens aos seus clientes, independentemente do seu setor – turismo, indústria automotiva, serviços, alimentação ou setor imobiliário.
You are an active subscriber of our mailing list [Name of a newsletter – if applicable], that’s why we think you’ll be interested in the latest news and information from [company].
We’re sending you a list of [articles posted by your company/industry articles/industry reports/ebooks] that we’ve curated especially for those who subscribe to our newsletter.
[List of the resources with short descriptions with CTAs like “Read more”/ “Read the article”/” Download the ebook”/” Check the report”, etc.].
[Don’t forget to use visuals!]
Happy reading!
Best,
[your name & company’s name]
O modelo abaixo funcionará bem se você precisar enviar uma mensagem clara e direta aos assinantes da newsletter
Então, quando você pode usar este modelo de email de newsletter? Sempre que você quiser informar os destinatários sobre um evento futuro, informá-los que você está prestes a lançar um novo produto/serviço ou notificá-los sobre um novo recurso. E, novamente, conforme mencionado abaixo, não se esqueça de usar recursos visuais!
Here’s a dose of [weekly/bi-weekly/monthly/quarterly] news from [company].
We’re going to launch/We’ve just launched a new [product/feature/service] this [week/month/quarter] and we wanted you, our valued newsletter subscriber, to be one of the first to hear this exciting announcement.
[A description of an item(s) that the message refers to.]
If you are interested in purchasing any of these [product/feature/service], just click the button below. We’ve prepared a special discount that is only available for the recipients of this message.
or:
Check your inbox frequently. Our subscribers are always the first to know about our new releases, and we always prepare special offers and discounts for you.
[CTA]
Best,
[your name & company’s name]
14 exemplos de linha de assunto do email da newsletter
FAQ: Modelo de email de newsletter
As newsletters devem ser enviadas regularmente para que você não seja esquecido por seus assinantes. No entanto, enviar newsletters com muita frequência pode fazer seus leitores sentirem incomodados e que estão recebendo spam.
O envio de newsletters mensal ou quinzenalmente é muito comum, no entanto, qualquer intervalo entre duas semanas e dois meses é razoável. Porém, seja consistente – não envie duas newsletters em três semanas e depois fique ausente por dois meses.
As métricas mais úteis para medir o impacto de uma newsletter são as porcentagens de taxas de entrega, taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de rejeição. Todas as agências de marketing confiáveis ou ferramentas de marketing por email fornecerão essas estatísticas.
Normalmente, você deseja atingir:
No entanto, essas taxas e benchmarks podem variar de setor para setor. Os elementos mais importantes que influenciam esses resultados são a qualidade dos dados de uma campanha e o valor do conteúdo.
O conteúdo deve ser curto, fácil de ler e apresentado em pequenas partes. Geralmente, os consumidores passam apenas alguns segundos lendo emails, pegando palavras-chave e tópicos gerais. Se eles identificarem algo relevante, eles irão desacelerar e ler sua mensagem com mais cuidado. Comece escrevendo seu email e, em seguida, continue editando até que tenha apresentado as principais informações da maneira mais curta e agradável possível.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team