Encontre modelos de e-mail de negócio para aprimorar a comunicação com clientes e parceiros. Inclui categorias como promoções, newsletters, e feedback. Economize tempo e recursos usando templates adaptáveis para diferentes tipos de campanhas.
Marketing por e-mail é um método flexível de comunicação. Esse canal te dá a possibilidade de enviar mensagens escritas em diversos formatos, inclusive texto, imagens estáticas e dinâmicas, URLs, ou fontes coloridas.
Por este motivo, a maioria das empresas usa e-mails de marketing na estratégia para enviar promoções e ofertas para os clientes.
Se você acha que todos os e-mails são iguais, você está muito enganado! É possível dividir os tipos de mensagens dos e-mails de marketing em três formatos principais:
É necessário ter consciência sobre esses formatos distintos quando estiver criando a sua estratégia de marketing, já que cada um tem objetivos diferentes.
Como já mencionamos, o marketing por e-mail é muito flexível. Se você olhar na sua caixa de entrada agora, vai perceber que recebe e-mails de empresas que comunicam mensagens diferentes usando estilos diferentes.
Um e-mail promovendo passagens aéreas, por exemplo, não vai ter a mesma aparência do que uma confirmação de compra online. Mesmo assim, os dois são considerados partes de um marketing por e-mail.
Para entender os elementos fundamentais de cada tipo de mensagem, as melhores práticas, e as estratégias de marketing relacionadas, nós dividimos as campanhas de marketing por e-mail em três categorias principais: e-mails de transação, de relação, e de promoção.
Como o próprio nome sugere, e-mails de transação são aqueles relacionados a uma transação feita pelas duas pessoas ou empresas.
Quando você faz uma compra em uma loja online, por exemplo, você pode receber uma série de e-mails de transação: um confirmando a transação quando você completar a compra, um quando a empresa receber o pagamento, e um outro quando o produto for enviado, etc.
O objetivo principal de e-mails de relação é o engajamento do seu público.
E-mails de relação focam no relacionamento com os seus clientes e clientes em potencial ao enviar conteúdo que vai educá-los e/ou acrescentar algum valor.
E-mails de promoção são enviados por negócios para os clientes.
Por isso, esse é o formato que é mais associado ao marketing por e-mail. Mas como você já viu, há diversos tipos de e-mails que podem ser enviados e fazem parte da mesma categoria.
O e-mail ainda é um dos canais de comunicação usados com mais frequência no mundo. É menos invasivo e mais preciso do que outros métodos de comunicação. Se usado corretamente, o envio de e-mails cria uma relação sólida e direta entre negócios e seus clientes.
A versatilidade é uma das principais razões da eficiência dele. Nós poderíamos passar horas, literalmente, falando sobre todos os objetivos que as ferramentas dos e-mails podem alcançar. O e-mail continua sendo a principal forma de conseguir leads, distribuir conteúdo, aumentar vendas, e melhorar as relações com os clientes, só para mencionar alguns.
Um fato importante é que 72% das pessoas preferem receber um conteúdo promocional por e-mail do que por qualquer outra rede social (fonte).
Segundo a Email Monday, 68,9% dos destinatários veem e-mails de marketing nos smartphones 2-3 dias por semana (fonte), e 81% dos donos de aparelhos celulares usam um smartphone para visualizar e-mails (fonte).
É impossível ignorar o poder do e-mail, e você deve prestar atenção às possibilidades oferecidas por este canal de comunicação. No entanto, qual é a forma mais conveniente de usar e-mails no seu negócio? Como você pode usar o poder do e-mail de forma conveniente e eficiente? A resposta é: usar templates para e-mails de negócios de todos os tipos.
Um template de e-mail é um template em HTML ou texto que serve como guia. O conteúdo pode ser alterado para se adequar à sua mensagem.
Com um template para e-mail de negócio você pode criar campanhas de e-mail rapidamente. Você só precisa adaptar o template para as suas necessidades, alterando imagens, textos, fontes e outros elementos. Um bom template para e-mail pode ser utilizado por vários tipos de organizações operando em diferentes indústrias, seja no e-commerce, turismo, hotelaria, negócios, gastronomia, saúde, educação, ou qualquer outra coisa.
Ao invés de escrever um e-mail ou criar um template para e-mail do zero, você pode fazer o upload das suas imagens, alterar o texto, e selecionar novos conteúdos relevantes para a sua base de dados. Você não tem que escolher quais partes do e-mail incluir, onde inserir as imagens ou onde escrever o texto. Com um template pronto-para-usar, você vai ter mais tempo para criar conteúdo próprio.
Toda vez que você cria um novo template de e-mail do zero, você tem que verificar se existe algum erro, porque trabalhar com uma grande quantidade de dados tem o risco de deixar de fora seções importantes, ou ter erros de formatação. Usar um template é a garantia de que o seu e-mail vai ter a mesma aparência que a visualização. Mas não se esqueça de testar o template para ter certeza.
Como foi mencionado antes, há três tipos de e-mails: e-mails de transação, e-mails de relação e e-mails de promoção. Cada uma dessas categorias engloba vários e-mails diferentes. Nós reunimos alguns templates para e-mails de negócios para cada categoria para facilitar o lançamento da sua primeira campanha, ou melhorar uma campanha já existente.
Our new, updated version of [product/service] is finally up and running!
We made sure to [briefly explain what makes the updated version better than the previous one].
Ready to test the updated version?
Click on the button below and get started!
[CTA button]
Best,
[your name & company’s name]
The new [product name] is finally available!
What makes the [product name] different is [give an intro to the product and say why your audience needs it]
You can order your [product] directly from our store or find it on [name of a platform].
[Add if applicable] The first 100 people that place an order will receive [an extra product/discount/free shipping/unique feature].
[CTA button]
Best,
[your name & company’s name]
We couldn’t be happier to welcome [product or service] into the [company] family.
But what is [a product] actually? It’s a [short description of a product]. You may have heard about such solutions before, but we assure you that [product] is one of a kind.
Bold statement? Just look at this list of benefits [of the product]:
Benefit 1
Benefit 2
Benefit 3
….
Pretty convincing, huh? You’ll have to test our [product/service] to learn about its full potential.
[CTA button]
Enjoy!
Best,
[your name & company’s name]
Descubra mais sobre Templates para E-mail de Lançamento de Produto
I’m contacting you to let you know that working with you on [project] has been a pleasure.
When we complete projects with such extraordinary clients, we like to end the cooperation with a testimonial that will be displayed on our website.
I wondered if you would be willing to share your thoughts on our recent project? You can see examples of previous reviews on this [link to the page] page.
You can submit your testimonial video in about five minutes. Follow this link [link to a testimonial collecting tool] and record a short video describing our project’s details and your experience of working with us.
Once again, it has been a pleasure working with you!
Best regards,
[your name & the company’s name]
We really appreciate you as a customer here at [company].
That’s why we would like to know how you are doing and if there’s anything we can do to make your cooperation with us easier. If you have had a great experience so far, let us know.
You can share your ideas and thoughts here [link] via text or film a video on your laptop or phone at any time.
Thank you!
[your name & the company’s name, contact information]
The only things that are better for us than happy customers are happy customers who share their positive experiences.
We just wanted to tell you that we recently noticed [trigger here], and that we really appreciate it.
We would love to share your opinions on our own [name of owned media or review website] and on our website. If you have 5 minutes, share your thoughts in written or video format to spread the word.
Have a great day,
[your name & company’s name]
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Avaliação/Testemunho
We’re messaging you because it’s a special time of the year – [Name of a season or holiday] is nearing, and we wanted to let you know about the special offers we’ve prepared for you:
Offer no. 1 with a description
Offer no. 2 with a description
Offer no. 3 with a description
…
The only thing you have to do to make use of these [discounts/offers/promotions] is to click the button below and place your order on our website:
[CTA]
Happy shopping and have a nice [Name of the season/holiday]!
Best wishes,
[your name & company’s name]
You are an active subscriber of our mailing list [name of a newsletter – if applicable], that’s why we think you’ll be interested in the latest news and information from [company].
We’re sending you a list of [articles posted by your company/industry articles/industry reports/ebooks] that we’ve curated, especially for those who subscribe to our newsletter.
[A list of the resources with short descriptions and CTAs like “Read more”/”Read the article”/” Download the ebook”/” Check the report”, etc.].
[Don’t forget to use visuals!]
Happy reading!
Best,
[your name & company’s name]
Here’s a dose of [weekly/bi-weekly/monthly/quarterly] news from [company].
We’re going to launch/We’ve just launched a new [product/feature/service] this [week/month/quarter] and we wanted you, our valued newsletter subscriber, to be one of the first to hear this exciting announcement.
[A description of an item(s) that the message refers to.]
If you are interested in purchasing any of these [product/feature/service], just click the button below.
We’ve prepared a special offer that is only available for the recipients of this message.
ou:
[CTA]
Best,
[your name & company’s name]
Saiba mais sobre Templates para E-mails de Newsletter
Thanks for joining [name of company].
We built [product/service] to [story behind it, explanation what pain points your offering solves].
We are really curious why you signed up for [product/service].
Your feedback will really help us improve our offering, as we always aim to deliver exactly what our customers expect.
Let me know by replying to this email and sharing your thoughts about [company].
Over the next few weeks you can expect a few more emails from us. All these messages will help you get the most out of [product/service].
We’ll also share our tips and tricks on how we use [product/service].
Thanks!
[name and company]
I’m [name], the founder of [company name], and I’d like to personally thank you for [signing up to our service/buying our product/subscribing to our…].
We established [company name] to [mission/values of company/pain points that a product/service solves].
I’d love to hear what you think of [product/service]. Is there anything we should work on or improve? Let us know!
I’m always happy to help and read our customers’ suggestions.
[name and company]
I really appreciate you joining us at [company], and I know you’ll love finding out how easy it is to deliver personalized support to every customer.
We started [company] to help [small] businesses [of all size] grow, and I hope that we can achieve that for you.
If you wouldn’t mind, I’d appreciate it if you answered one quick question: why did you [sign up for a service/ buy a product/subscribed]?
I’m asking because knowing what made you sign up helps us make sure that we’re delivering what our users expect.
Reply to this email and let me know what you think.
By the way, over the next couple of weeks, we’ll be sharing some tips from [industry], checking in with you and showing you how some of our other customers use [company/product/service] to grow their businesses.
Thanks, [name of the CEO], [company name]
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Onboarding de Cliente
We are constantly striving to improve, and we’d love to hear from you about the following [company] products:
Rate your [purchased product no. 1]
[a scale from 1 to 5]
Rate your [purchased product no. 2]
[a scale from 1 to 5]
Your feedback helps us improve and reach more great customers like you.
Always yours,
[company] team
Thanks for your time on [date], it was great working with you, and I’m glad we could complete your project.
When we complete projects with outstanding customers, we like to finish up by asking for their opinions and suggestions about how we, [company], can improve.
If you have a few minutes, we’d love to get feedback on your experience.
Follow this link to access the feedback form [link to a feedback form].
In the meantime, please reach out if you have any questions.
Best wishes,
[name & company]
Now that you’ve had a chance to try [product/service], we’d love to know what you think about it.
Follow this link to record some video feedback [link], or simply write a review.
Tell us about the features you enjoyed, how you use [product/service], and anything else that comes to mind!
We appreciate your help.
As always, feel free to reach out if you have any questions.
Best,
[name & company]
Saiba mais sobre modelos de E-mail de Pedido de Feedback
My name is [name], and I work at [company].
We work with businesses like yours [company] to [overcome pain points/deliver benefits].
Are you the right person to discuss solutions to such issues? If not, could you connect me with the right person at your company to talk about this?
I’d love to get in touch with you or your colleague over the phone, as I really value human-to-human contact.
If that would be possible, click this link to schedule a call [link] — choose a time and date that suits you the most!
Cheers,
[name & company]
It’s [name] from [company]. As I mentioned in my previous email, we help [company type] to [overcome pain points/deliver benefits].
I’m curious about how you handle [an issue that your product or service helps with] at [company].
We’re experts at [your expertise], and I’d love to show you what we have been working on recently.
Are you available for a short call this week? Click the link below to schedule your demo — choose a time and date that suits you the most!
[CTA]
Best,
[name & company]
Hello [contact name],
Are you still looking for a hand with [pain point]?
If you haven’t found answers to your questions, hit the button below to schedule a call. I can walk you through the solutions and show you exactly how we can help.
[CTA]
Regards,
[name & company]
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Convite de Ligação
Thank you very much for finding the time to talk with me about [the matter of your conversation]. I really appreciate it!
I just wanted to sum up our call and double-check if we both agree on the next steps:
Next step 1
Next step 2
Next step 3
…
As we discussed, I’ll [send you a new offer/prepare a special offer for you/present a new product or service, etc.], and then we can proceed with fulfilling the terms of our agreement.
Let me know if that works for you.
If you need anything else, I will be happy to help!
Best,
[name & company]
It was very nice to talk to you.
I really enjoyed our conversation and learning more about [topic covered]. Thank you for your advice and your views on the field of [your industry].
As I told you, I can support you in [the prospect’s target]. That’s why I would like to meet with you to talk about [clear purpose].
I’m usually free on [days of the week and hours when you’re free]. Would one of those slots be suitable for you? I can adjust my schedule to yours if that’s convenient for you.
I hope we can talk soon.
Yours sincerely,
[name & company]
Many thanks for finding the time to talk with me [today/yesterday/last Friday] and sharing more information about [company].
I’ve been thinking about the difficulties your company has with [business challenges], and I think [your company] could help you solve this problem by [solutions].
To date, many companies like yours are using our [product/service] and are very satisfied with it.
Check out my [portfolio/brochure/website of your company] and feel free to contact me if you have any questions about our [product/service].
Could we talk on the phone sometime this week to continue our conversation?
Best,
[name & company]
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Follow up de Ligação
Thank you for being with us! We’re thrilled to offer you a special discount on our [products]. Please use the code below at the checkout to activate your X% discount:
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The discount offer is valid until [date].
Have a great day,
[name of the company/employee]
We’re so happy to have you on board! As a thank you, we’ve got a special X% discount for you! Just use this code at the checkout and that’s it:
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Best,
[name of the employee/company]
We’ve got good news for you: a special discount code for our [products/services]! Please find it below:
[code]
The code is valid until [date]. You can use it at the checkout!
Hope you enjoy it,
[employee name, company]
Saiba mais sobre Templates para E-mail de Oferta de Desconto
Se você quer que os seus e-mails de negócio apresentem os resultados esperados, precisa seguir algumas regras. Não vamos mencionar as coisas óbvias como colocar um CTA no fim do e-mail, segmentar a lista de assinantes, medir e analisar cada campanha, ou personalizar cada mensagem o máximo possível. Você já sabe tudo isso, certo? Vamos falar sobre aspectos do marketing por e-mail menos populares mas muito importantes que você precisa administrar se quiser ter a melhor campanha de marketing por e-mail possível.
Secure Socket Layer (SSL) é uma tecnologia de criptografia com a qual você pode se comunicar com o seu servidor de e-mail usando segurança elevada. Ela usa duas “chaves” diferentes para criptografar todas as informações em um e-mail: uma chave pública e uma chave privada, a qual só o destinatário tem acesso. Isso significa que caso o e-mail seja interceptado, ele não poderá ser lido por alguém sem uma chave privada.
Ao configurar os seus clientes de desktop como o Outlook, Thunderbird, ou aparelhos móveis, por favor tente usar os nossos servidores e portas seguros.
Provedores de e-mail possuem filtros anti-spam para prevenir que as pessoas recebam mensagens indesejadas nas caixas de entrada.
Isso é algo muito positivo para nós (é horrível receber mensagens de SPAM todos os dias, não é?), mas também é um desafio que as pessoas envolvidas com marketing por e-mail têm que superar.
As suas newsletters provavelmente vão parar na sua pasta de SPAM se você não tiver cuidado. E, se isso acontecer, toda vez que você enviar um e-mail do nosso servidor ela vai direto para a pasta de SPAM do usuário.
Há fatores diferentes que os provedores de e-mail levam em consideração para colocar um e-mail na pasta de SPAM. Uma delas é identificar palavras que são associadas a mensagens de spam.
Se você quiser que o seu e-mail vá para a caixa de entrada dos seus clientes sem nenhum problema, evite palavras como: grátis, presente, melhor preço, promoção especial, desconto, clique aqui, ganhe dinheiro, compre, preço mais baixo, por apenas, ligação grátis, investimento, 50% off, por que pagar mais, desfaça a sua dívida, agora, faça agora, comece hoje, por tempo limitado, visto na TV, e perca peso, etc.
Isso garante que quando os funcionários saírem da sua organização, eles não terão mais acesso às suas contas ou operações de negócio. Redirecionar a conta garante que se alguém responder um e-mail enviado pela conta de um ex-funcionário, um funcionário atual pode continuar a comunicação.
Quando você enviar e-mails em massa para os seus contatos, com propagandas, anúncios, ou newsletter, não faça isso usando o seu webmail ou cliente desktop. Por quê? Porque isso pode colocar a reputação do seu domínio em risco. Pode ser que todos os seus e-mails sejam catalogados como spam, ou até que o seu serviço de e-mail seja descontinuado.
Para enviar e-mails em massa de forma segura, você precisa seguir certas regras e procedimentos. Geralmente isso é feito por provedores especializados que vão te ajudar a cumprir as regras anti-spam.
Na maioria dos casos, os e-mails mais simples funcionam muito melhor do que aqueles repletos de imagens, cores diferentes ou designs complicados…
Menos é mais: o seu e-mail precisa ser simples. Quanto menos ele parecer newsletters típicas (aquelas com colunas diferentes, cheias de imagens e títulos grandes), melhor.
Nós estamos acostumados a associar SPAM a newsletters “bem definidas”. É por isso que um e-mail simples, com uma mensagem “normal”, parecido com algo que um amigo enviaria, costuma ter resultados melhores.
A regra é clara: KISS – Keep It Simple, Stupid
As medidas mais básicas e mais úteis para medir o sucesso de uma campanha de e-mail são as porcentagens de delivery rate, open rate, click-through rate, e bounce rate. Todas as boas agências de marketing ou ferramentas de marketing por e-mail vão fornecer essas estatísticas.
No entanto, essas rates e números variam de indústria para indústria. Os elementos mais importantes que influenciam esses resultados são a qualidade dos dados da campanha e o valor do conteúdo.
O conteúdo deve ser breve, de leitura rápida e apresentado em pequenos blocos. Quem recebe os e-mails, costuma ler por cima, apenas tendo uma ideia geral de palavras e tópicos chave. Se identificarem alguma coisa relevante, vão parar e ler a mensagem com mais atenção. Comece escrevendo o seu e-mail e edite até sobrar apenas as informações relevantes.
E-mails em texto simples contém apenas o texto sem nenhuma formatação especial. Com e-mails em texto simples você também pode inserir gifs na cópia do e-mail. Por outro lado, uma versão em HTML contém imagens, cores, e outras opções de formatação de texto. A escolha certa depende da sua estratégia de marketing, do guia de estilo, da marca e de outros fatores.
Parece razoável usar e-mails baseados em código HTML, especialmente no caso de produtos B2C, já que esse tipo de e-mail te dá mais opções para apresentar o seu produto visualmente. No entanto, 62% dos marketeiros afirmam que enviam e-mails com um híbrido de HTML e texto simples para os assinantes (fonte).
Esse é um aspecto individual para cada negócio. Se você estiver vendendo um produto B2C que está disponível para vários tipos de clientes (como um celular, um cachecol ou um carro econômico), a sua base de dados vai ser enorme, com centenas de milhares de contatos. Mas se você oferece um software de gerenciamento de entregas B2B, a sua base de dados vai ser menor, obviamente. A coisa mais importante é segmentar a sua base de dados.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team