Descubra como fidelizar clientes e atrair novos com uma estratégia eficaz de onboarding. Encontre modelos de e-mails personalizados e dicas para garantir o sucesso do cliente e fortalecer o relacionamento.
Garantir a lealdade dos clientes e conseguir novos clientes em potencial são dois objetivos prioritários de toda estratégia de marketing digital. Esses não são objetivos fáceis de atingir, mas há coisas específicas que você pode fazer para conquistar novos clientes e manter os seus clientes atuais felizes.
Como fazer isso? Comunique-se diretamente com os clientes e mantenha-os informados sobre os seus produtos ou serviços enquanto fornece valor. Você pode consolidar a confiança deles em uma forma que beneficia os dois — onboarding de clientes.
Quando um cliente compra um produto ou serviço, o vendedor não quer que ele se arrependa desse investimento. Afinal de contas, um cliente satisfeito tem mais chances de comprar outro produto do mesmo negócio. E é aí que entra o onboarding. Esse é um método para guiar os clientes para o uso correto dos produtos ou serviços que eles adquiriram.
Se você deseja melhorar as interações entre o seu negócio e os clientes, uma boa opção é implementar uma estratégia de onboarding. Fazendo isso, vai ser mais fácil se comunicar com eles e agregar valor. O onboarding faz parte de uma estratégia ainda maior para o relacionamento com um novo cliente.
Mas o que isso tem a ver com marketing digital?
Levando-se em consideração que o marketing é baseado, principalmente, em ferramentas, canais, e estratégias, é essencial investir em canais de comunicação práticos, e eficientes, como e-mail de marketing. É por isso que a sua estratégia de onboarding deve ser aplicada por e-mails personalizados e específicos que são mandados para novos usuários.
Thanks for joining [name of company].
We built [product/service] to [story behind it, explanation what pain points your offering solves].
We are really curious why you signed up for [product/service].
Your feedback will really help us improve our products, as we always aim to deliver exactly what our customers want.
Share your thoughts by replying to this email.
Over the next few weeks, you can expect a few more emails from us. All these messages will help you get the most out of [product/service].
We’ll also share our tips and tricks on how we use [product/service].
Thanks!
[name and company]
I’m [name], the founder of [company name], and I’d like to personally thank you for [signing up to our service/buying our product/subscribing to our…].
We established [company name] to [mission/values of company/pain points that a product/service solves].
I’d love to hear what you think of [product/service]. Is there anything we should work on or improve? Let us know!
I’m always happy to help and read our customers’ suggestions.
[name and company]
I really appreciate you joining us at [company], and I know you’ll love finding out how easy it is to deliver outstandingly personal support to every customer.
We started [company] to help [small] businesses [of all size] grow, and I hope that we can achieve that for you.
If you wouldn’t mind, I’d appreciate it if you answered one quick question: why did you [sign up for a service/ buy a product/subscribed]?
I’m asking because knowing what made you sign up helps us make sure that we’re delivering what our users expect.
Reply to this email and let me know your opinion.
Over the next couple of weeks, we’ll be sharing some tips from [industry], checking in with you and showing you how some of our other customers use [company/product/service] to grow their businesses.
Thanks, [name of the CEO], [company name]
Welcome to [product/service name]. Your X-day [number of free days] free trial starts today.
What will happen next?
We’ll be sending you some hot news from the [name of the industry] industry and our best tips for [product/service]. Keep an eye on your inbox so you don’t miss any message from us.
Want to reveal the full potential of [product/service name]?
Choose a plan below…
[paid plan link]
Welcome to [product/service/company]. We’re super happy to see you on board!
We’re sure that [product/service] will help you overcome [pain points] thanks to providing [key benefits of product/service].
Get to know more about [product/service] by watching [title] video.
You’ll be guided through [name of service/product] by [name], our expert in [area of expertise], to ensure that you get the very best out of our service.
And that’s not all that we got for you! More insightful resources like our guides [link] or video tutorials [link to a video] are at your disposal.
Take care!
Conhecer o usuário é essencial em todas as áreas de uma organização, mas quando se fala em onboarding de clientes, isso se torna uma obrigatoriedade.
Cada usuário pode ter um problema diferente que precisa ser resolvido ou expectativas diferentes de um produto ou provedor de serviço, então os seus e-mails de onboarding devem se certificar disso. Você consegue imaginar um cabeleireiro que faz o mesmo corte para todos os clientes?
Não? (Se a sua resposta for sim, envie o endereço desse cabeleireiro porque deve ser um corte fenomenal!)
Se um cliente comprou o seu produto ou serviço, é sua responsabilidade entregar ótimos resultados, e o mais rápido possível. Portanto, faça o que puder para ajudá-los a aproveitar da melhor maneira o seu produto ou serviço. Mostre a eles que valeu o investimento de tempo e dinheiro.
Agora que você instruiu o cliente sobre como usar o produto ou serviço, ele sabe todos os benefícios que pode ter. Em um pequeno período, os clientes vão ter sucesso com o seu produto.
Mas você ensinou a obter esse resultado, ou você que deu o resultado?
Não deixe os seus clientes dependentes da equipe de onboarding. Eles precisam de autonomia e conhecimento suficientes para conseguir trabalhar sozinhos com o produto. O seu papel é ajudá-los a obter sucesso na jornada.
A sua equipe de onboarding é uma parte do quebra cabeças que deve garantir o sucesso dos elementos.
Tudo deve ser bem planejado e organizado, com profissionais do seu lado que possam resolver os problemas dos clientes.
O seu primeiro e-mail para onboarding deve ser enviado alguns minutos depois que o seu cliente fizer a assinatura ou comprar um produto/serviço. Por que alguns minutos depois? Porque enviar um e-mail automatizado no mesmo instante parece artificial demais. Pode ser óbvio que você está enviando e-mails automatizados, mas tente fazer parecer o mais pessoal possível.
O seu e-mail para onboarding deve ter entre 60 e 130 palavras. A mensagem de boas vindas deve ser curta e simples. Você não precisa sobrecarregá-los logo no início.
Além disso, toda vez que você receber um novo cliente, peça pelo feedback dele para que possa melhorar o processo.
O conteúdo deve ser breve, de leitura rápida e apresentado em pequenos blocos. Quem recebe os e-mails, costuma ler por cima, apenas tendo uma ideia geral de palavras e tópicos chave. Se identificarem alguma coisa relevante, vão parar e ler a mensagem com mais atenção. Comece escrevendo o seu e-mail, depois remova metade das palavras, faça uma revisão e remova mais algumas. Depois disso, você vai estar mais perto de apresentar apenas informações importantes.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team