Aprenda a reativar clientes inativos com modelos de e-mails eficazes. Descubra estratégias para enviar e-mails de reativação e manter sua base de clientes engajada. Explore ideias de templates e dicas para otimizar seus resultados.
Manter a sua retenção de clientes alta é significativamente mais barato do que conseguir clientes novos. Além disso, clientes que você já conquistou têm mais probabilidades de se converterem novamente. Na verdade, segundo a Forrester, custa cinco vezes mais conseguir clientes novos do que manter os clientes existentes felizes (fonte). No entanto, empresas investem muito mais, com frequência, em atrair clientes novos do que para manter os clientes atuais interessados e engajados nos produtos da marca.
Seguir esse método é um erro que pode custar muito caro para a sua empresa. A Harvard Business Review relata que a renda de 65% de negócios vêm de clientes existentes (fonte). A pesquisa da Forrester também diz que empresas perdem US$1,6 trilhões por ano devido à perda de clientes.
Para se certificar que os seus clientes ou assinantes atuais fiquem engajados nas interações com a sua empresa, você pode começar uma campanha de reativação e enviar e-mails de reativação.
Uma campanha de e-mails de reativação é uma campanha por e-mail focada em clientes ou assinantes que estão inativos. O objetivo é relembrá-los dos benefícios oferecidos pelos seus produtos e serviços.
É uma campanha especializada cujo foco é lembrar os seus clientes sobre a sua marca, e motivá-los a pagar novamente pelos seus produtos ou serviços. Esse tipo de comunicação também pode tentar uma re-conexão com assinantes cujo engajamento é baixo ou não existente. Afinal de contas, todo assinante pode se tornar um cliente, certo?
Campanhas de e-mails de reativação devem ser focadas apenas em contatos inativos. É por isso que o primeiro passo deve ser identificar contatos inativos na sua base de dados. Você também precisa se decidir por quanto tempo um contato deve estar inativo para que seja incluído na campanha de reativação. Os contatos que você identificar como inativos serão colocados em uma lista para a qual você enviará um e-mail de reativação.
Há vários tipos de mensagens que você pode incluir nos seus e-mails para reativar contatos inativos, ou antigos clientes.
Comece a enviar seus e-mails sistematicamente depois monitore os seus resultados de open rate, bounce rate e click-through rate. Continue analisando os resultados para que você possa determinar quais grupos precisam de mais atenção.
We’re taking the hint: you aren’t interested in (product/service/offering). That’s okay, we get it.
Since you haven’t been checking our emails lately, we’ll go ahead and take you off our subscriber list.
Or…Maybe you still want to hear from us? Just click the (color) button below. Regardless of your choice we really hope you’ll stay with us.
(CTA)
Enjoy [percentage] off your next purchase of [amount in dollars/other currency]. Just enter code [code] at the checkout.
[Use your discount code now]
Please note, if you don’t click on this email or we don’t hear back from you, we’ll bid you adieu and remove you from our mailing list.
Respectfully,
[company]
We know that recently we might have failed to deliver on these efforts.
Several subscribers have complained that our emails have been too promotional and that we haven’t covered important news. That’s not what we intended. When we launched this newsletter, our first goal was to be a reliable source of information on [industry].
We want to fix this. In upcoming issues, we want to inform you about our products, services, and deliver hot industry news to you.
We’re ensuring you that 90% of our newsletter content will be focused on [industry] news and other useful information.
We hope that by doing this we’ll win you back! <3
Always yours,
[company] marketing team
We haven’t heard from you in a while. Is everything okay?
We want to make sure our content meets your expectations. In case you have any concerns or comments, we’ve included a link to a [contact form/live chat/callback window] below
You can also contact customer support 24/7.
[CTA – link to a contact form/link prompting a live chat or callback window]
Best,
[name of the sender, company]
We’re not sure what to think about this.
We want to make sure that you’re still interested in receiving emails from us that include information about [company] and the latest news from [name of your industry] to help you tackle the challenges of [issue or pain point of your audience].
If you’d like to remain a subscriber, click the link below.
[CTA] Keep me on the list
You need to know that if you do not click the above button in 7 days, we’ll remove you from our mailing list – no questions asked.
Talk to you soon, hopefully!
Yours,
[company] team
Você deve começar uma campanha de e-mails de reativação com 3+ e-mails depois de 30-60 dias de inatividade do seu assinante. No entanto, tudo depende da frequência que você costuma enviar os seus e-mails. Se você envia newsletters mensais, espere um pouco mais, por volta de 90 dias.
Como foi mencionado antes, você deve mandar pelo menos três e-mails de reativação. No entanto, continue analisando os resultados de cada mensagem. Se muitos cancelarem a assinatura depois da segunda mensagem, considere a possibilidade de não enviar o terceiro e-mail.
Você deve esperar pelo menos 48h ou 72h para mandar outro e-mail de reativação para assinantes inativos.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team