Modelos de e-mail de follow up de ligações auxiliam representantes de vendas a manter o contato com prospects após chamadas telefônicas. Incluem templates para resumir reuniões, agendar encontros, promover produtos e lidar com chamadas não atendidas.
A maioria dos vendedores nunca pensaria em usar templates de e-mail no começo da carreira em vendas. No lugar disso, eles usam estratégias “básicas” de vendas: fazer ligações, confirmar compromissos, e ler as atualizações da empresa. Mas quando chega a hora de enviar um e-mail de follow up para um prospecto, eles perdem o ímpeto. Param e pensam: “ok, o que eu devo escrever?”
O marketing por e-mail de vendas e negócios é algo complicado. Afinal de contas, um e-mail é uma forma unilateral de comunicação, que precisa de espera para resposta. E segundo as pesquisas, a maioria dos e-mails de vendas são simplesmente ignorados. Contudo, o marketing por e-mail ainda é uma estratégia de marketing extremamente válida. Além disso, alguns prospectos usam apenas e-mail para comunicação.
É por isso que os representantes de vendas devem saber como usar o e-mail e como escrever uma boa mensagem de follow up. Nesse guia, vamos focar na composição de um e-mail de follow up de uma ligação de vendas.
Um e-mail de follow up deve ser uma parte integral de qualquer processo de vendas que envolve entrar em contato com clientes por telefone.
Mas o que exatamente é isso?
Há dois tipos de e-mails de follow up de ligação. O primeiro é um e-mail enviado para um prospecto imediatamente depois de uma ligação. Nessa mensagem você deve resumir a conversa, mencionar os próximos passos que ficaram combinados, e estabelecer uma linha do tempo. O segundo tipo de e-mail de follow up de ligação deve ser enviado apenas se o seu contato não responder à primeira mensagem, ou não tiver te contatado por algum tempo depois de um contato inicial rápido.
É importante enviar um e-mail de follow up depois de uma ligação. Caso contrário, uma conversa com um prospecto se torna apenas um papo furado sem valor, que não resulta em venda. É praticamente uma garantia de que sem uma mensagem de follow up, o seu contato vai esquecer da ligação. Mesmo se você ligar novamente depois, a segunda conversa não terá tanto impacto quanto a primeira poderia ter tido.
Thank you very much for finding the time to talk with me about [the matter of your conversation]. I really appreciate it!
I just wanted to sum up our call and double-check if we both agree on the next steps:
Next step 1
Next step 2
Next step 3
…
As we discussed, I’ll [send you a new offer/prepare a special offer for you/present a new product or service, etc.], and then we can proceed with fulfilling the terms of our agreement.
Let me know if that works for you.
If you need anything else, I will be happy to help!
Best,
[name & company]
It was very nice to talk to you.
I really enjoyed our conversation and learning more about [topic covered]. Thank you for your advice and your views on the field of [your industry].
As I told you, I can support you in [the prospect’s target]. That’s why I would like to meet with you to talk about [clear purpose].
I’m usually free on [days of the week and hours when you’re free]. Would one of those slots be suitable for you? I can adjust my schedule to yours if that’s more convenient for you.
I hope we can talk soon.
Yours sincerely,
[name & company]
Many thanks for finding the time to talk with me [today/yesterday/last Friday] and sharing more information about [company].
I’ve been thinking about the difficulties your company has with [business challenges], and I think [your company] could help you solve this problem by [solutions].
To date, many companies like yours are using our [product/service] and are very satisfied with it.
Check out my [portfolio/brochure/website of your company] and feel free to contact me if you have any questions about our [product/service].
Could we talk on the phone sometime this week to continue our conversation?
Best,
[name & company]
I’m writing to you because I wasn’t able to reach you today. I was calling you because [leave a phrase as the reason for your call, or the name of the reference/matter you are calling about].
I sent you a voicemail and mentioned that I would call you back on [date] at [time].
However, you can always contact me before that time on [your phone number] at your convenience.
I hope we will reconnect soon!
Best,
[name & company]
Thanks for getting back to me so quickly. I truly appreciate it.
I’ll be happy to contact you again later in [the month].
Does it make sense to schedule a call already to reconnect? This way, we can save time in the future and adjust our calendars accordingly.
How does your availability in [the month] look? Which week and day would be a good one for us to connect?
I look forward to talking with you.
Best,
[name & company]
Tente enviar um e-mail de resumo (listando os próximos passos e qualquer acordo feito durante a ligação) até uma hora depois da conversa. Se você não puder enviar essa mensagem logo depois da ligação, faça isso até um dia útil depois da ligação. Se você tiver estabelecido, durante a ligação, alguma etapa que precisará que o prospecto realize alguma coisa, dê tempo para que ele possa cumprir.
Se o seu prospecto parece que não está indo na direção correta, envie um follow up até dois ou três dias antes do prazo limite para lembrá-lo do combinado.
A melhor opção é deixar o seu prospecto decidir o próprio canal de comunicação preferido. Você pode perguntar para o seu contato em um e-mail de follow up se ele prefere fazer uma nova ligação ou discutir os próximos passos por e-mail. Se ele deixar você decidir, escolha a melhor opção para você.
Se o seu prospecto ignorar até três e-mails em duas semanas, é melhor parar de contatá-lo por um tempo e observar se ele reage à sua comunicação de alguma outra forma. Se não entrar em contato com você, espere duas semanas e tente enviar outros dois e-mails de follow up. Se isso não funcionar, você não deve entrar em contato com a pessoa novamente.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team