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Encontrar o método certo para atrair novos clientes para sua empresa não é fácil. Nos próximos anos, a indústria de e-commerce descobrirá que os líderes de mercado vão se concentrar em personalizar experiências e aproveitar o aprendizado de máquina e algoritmos de IA para atrair novos consumidores. No entanto, há outra tática empregada por gigantes da web como Amazon, Booking.com, Slack e Airbnb que provou atrair clientes continuamente. O método que todos usam é chamado de marketing de referência.
Os programas de indicação ajudaram cada uma dessas empresas a crescer exponencialmente, envolvendo e capitalizando seus ativos mais importantes: os clientes. O que começou como boas ideias para o desenvolvimento desses negócios resultou na disparada de seu crescimento com programas bem executados que alavancaram o marketing de referência.
Mas criar um programa de marketing de referência eficaz e bem-sucedido é apenas o começo. O verdadeiro desafio é garantir que suas atividades de marketing incentivem as referências continuamente. Eles devem resultar em clientes leais recomendando seus produtos ou serviços a amigos e familiares.
Como proprietário de uma loja de e-commerce, você pode aproveitar o marketing de indicação de muitas maneiras diferentes. Neste artigo, queremos mostrar os benefícios do marketing de indicação e fornecer as ferramentas certas que ajudarão você a obter indicações de seus clientes existentes. Antes de entrarmos no básico, confira o Post Affiliate Pro, uma ótima ferramenta para gerenciar seu programa de afiliados.
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O marketing de referência é uma forma de promoção que utiliza várias estratégias para incentivar a recomendação de produtos. Ao mesmo tempo, também pode ser usado para impulsionar as vendas a partir de recomendações feitas por terceiros.
Vários estudos confirmaram as vantagens do marketing de referência.
O Relatório do Estado de Marketing de Referência de 2019 destaca que 30% das empresas já têm um programa de indicação em vigor e 75% delas dizem que é o método mais barato para adquirir novos clientes. Além do mais, de acordo com um relatório da Nielsen, 92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem.
A vantagem mais importante do marketing de referência é que as pessoas tendem a confiar nas recomendações de alguém que conhecem muito mais do que nas informações fornecidas pela própria marca, análises online, relatórios ou pesquisas de mercado.
Confira os benefícios adicionais do marketing de referência abaixo.
É quase garantido que você ganhará clientes mais satisfeitos, porque eles já estarão mais cientes de seus produtos ou serviços e serão incentivados por alguém em quem confiam. É verdade que os resultados finais das vendas ainda dependerão de sua capacidade comercial, mas isso, sem dúvida, abre o caminho para o sucesso.
Com o marketing de referência em funcionamento, os ciclos de vendas tornam-se mais curtos e o orçamento de marketing é mantido sob controle mais rígido, pois se concentra em encorajar uma ação simples e única – as indicações.
Uma estratégia de marketing de referência não muda os processos de vendas da empresa ou o plano geral de marketing. Também não requer muito tempo ou esforço da equipe de marketing, porque seus clientes fazem muito do “trabalho” promocional para você em termos de recomendações para amigos ou familiares.
Todos os clientes em potencial atraídos para sua loja online por atividades de marketing de indicação acessarão indiretamente informações sobre sua marca, de modo que o reconhecimento da marca será automaticamente impulsionado como resultado.
Os incentivos do programa de referência podem ser criados e personalizados com base nas extensas informações obtidas de clientes que estão interessados em seus produtos ou serviços, e que são complementadas pelo conhecimento de clientes fiéis que ndicam ativamente sua marca para terceiros.
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É difícil dar uma resposta definitiva para essa pergunta. Se seus produtos ou serviços não são comprados com frequência, você pode enviar e-mails de indicação aos clientes após cada compra. No entanto, se você vende bens de consumo rápido ou, em geral, tem muitos clientes recorrentes, pode definir requisitos especiais que seus clientes precisam atender para receber uma oferta de indicação.
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O marketing de indicação é uma forma de promoção que aproveita várias estratégias para incentivar a recomendação de produtos. Ao mesmo tempo, também pode ser percebido como impulsionador das vendas a partir de recomendações feitas por terceiros.
Em troca de promover seus produtos, serviços ou loja online em geral, você pode oferecer a seus clientes um desconto, dinheiro para gastar na loja, um gift card, presente físico ou produto de amostra. É fortemente dependente de sua oferta e cálculos internos.
É difícil dar uma resposta definitiva para essa pergunta. Se seus produtos ou serviços não são comprados com frequência, você pode enviar e-mails de indicação aos clientes após cada compra. No entanto, se você vende bens de consumo rápido ou, em geral, tem muitos clientes recorrentes, pode definir requisitos especiais que seus clientes precisam atender para receber uma oferta de indicação.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team