Aprenda a oferecer suporte técnico eficiente com formulários personalizados e omnichannel. Explore modelos simples que ajudam a entender clientes, coletar insights, melhorar produtividade e reduzir custos de atendimento.
Oferecer um bom atendimento aos seus clientes não é suficiente para se destacar em um mercado competitivo. Esta regra se aplica a empresas B2C e B2B, bem como àquelas que vendem bens necessários, produtos de luxo ou software.
Por quê? Porque hoje em dia os compradores têm expectativas maiores e estão habituados a experiências personalizadas e positivas. Essas experiências positivas estão fortemente conectadas a um dos princípios do atendimento ao cliente moderno – suporte ao cliente omnichannel.
O suporte omnichannel ao cliente significa estar disponível para seus clientes em vários canais de comunicação e fornecer o mesmo nível de suporte em cada canal. Como tal, ter suporte omnichannel deve permitir que os clientes mudem os canais de comunicação (de telefone para e-mail, ou mídia social e chat ao vivo) sem problemas, e sem ter que repetir seus problemas e perguntas para diferentes atendentes de suporte.
As principais vantagens do atendimento ao cliente omnichannel, além de obviamente melhorar a experiência do cliente, incluem:
Conectar-se aos clientes por meio de vários canais de escolha deles pode ajudá-lo a entender melhor suas necessidades, desejos, expectativas e problemas. Comunicar-se com eles em vários canais é uma ótima maneira de conhecê-los e mostrar sua vontade de deixá-los confortáveis.
Você pode coletar muitos insights valiosos e feedbacks inestimáveis sobre seu produto ou serviço enquanto se conecta com clientes em diferentes plataformas. Normalmente, os clientes estão mais dispostos a compartilhar suas opiniões sobre seu produto ou serviço em um canal que lhes aparenta ser mais familiar. Por “mais familiar” queremos dizer, por exemplo, mensagens de mídia social ou e-mail em oposição a pesquisas de satisfação do cliente ou perguntas pop-up de NPS.
Pode parecer impossível, mas oferecer atendimento ao cliente omnichannel na verdade facilita e agiliza o trabalho de seus atendentes. Como? Porque oferecer suporte omnichannel exige que a empresa organize seu atendimento ao cliente de forma mais eficiente em comparação ao suporte multicanal. E graças a isso, os atendentes podem trabalhar de forma mais produtiva e seu desempenho melhorará com o tempo.
Oferecer atendimento omnichannel ao cliente significa economia considerável no orçamento de atendimento ao cliente. Um único atendente é capaz de resolver mais solicitações no mesmo período – isso está diretamente relacionado ao aumento da produtividade do seu atendente. Além disso, os atendentes ficam menos frustrados e o trabalho deles é mais fácil. Isso significa que a motivação e moral no trabalho melhoram.
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Os formulários de solicitação de suporte técnico devem ser bem curtos. Eles devem incluir apenas os campos mais importantes, como dados do cliente (nome e sobrenome, e-mail, número de telefone, se necessário), um campo de texto longo para o cliente descrever sua solicitação e um botão de “enviar”.Se o seu departamento de atendimento ao cliente for mais complexo e consistir em algumas equipes, esses formulários também devem incluir uma lista onde o cliente pode selecionar qual equipe deseja entrar em contato. Você também pode adicionar outras listas, mas lembre-se de que o formulário deve ser o mais curto e simples possível.
Semelhante ao tamanho e à estrutura de um formulário de solicitação de suporte técnico, um formulário deve ser escrito em uma linguagem de fácil entendimento. Use termos que sejam compreensíveis e com os quais seus clientes estejam familiarizados. Evite o uso de jargões ou linguagem técnica e evite o uso de frases compostas e complexas. Lembre-se de que seus clientes estão ocupados, então eles devem ser capazes de enviar seu formulário em minutos, ou mesmo segundos, sem perder tempo tentando interpretar seu código corporativo.
A resposta simples para essa pergunta é o mais rápido possível, mas sabemos que é mais fácil falar do que fazer. O tempo necessário para responder a uma solicitação de um cliente deve ser estabelecido internamente em sua equipe de atendimento ao cliente e, se possível, confirmado por um Acordo de Nível de Serviço (SLA) assinado pelos representantes de atendimento ao cliente. Os tempos de resposta podem variar de setor para setor e de empresa para empresa, dependendo de muitas variáveis.Essas variáveis podem incluir o número de atendentes em uma equipe de atendimento ao cliente, a quantidade de tickets de suporte técnico enviados em um determinado período de tempo, a complexidade das solicitações do cliente, o nível de automação de suas operações de help desk e a qualidade do seu software de atendimento ao cliente, apenas para citar alguns.Independentemente das condições internas de sua equipe, seus representantes de atendimento ao cliente devem procurar responder às solicitações dos clientes assim que forem enviadas, com os melhores interesses de seus clientes em mente.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team