Aprenda a encerrar e-mails de negócios com dicas e modelos para uma despedida profissional. Inclua linha de fechamento, sign-off, nome, cargo, e informações de contato. Use assinaturas personalizadas para deixar uma impressão positiva e motivar ações.
Como a maioria da correspondência comercial de hoje é tratada por e-mail, é essencial iniciar e terminar os e-mails com atenção. No entanto, com toda a atenção dada às linhas de assunto e ao início do email, o final do e-mail costuma ser esquecido.
Na verdade, encerrar corretamente um e-mail relacionado a negócios é tão importante quanto iniciar um e-mail. O tipo certo de final de e-mail deixa o destinatário com uma impressão final positiva, motiva o leitor a agir, identifica o remetente e suas intenções e fornece ao destinatário suas informações de contato (para que seja fácil para eles entrarem em contato com você.)
Continue lendo para saber tudo sobre como encerrar e-mails comerciais de forma adequada e aproveite nossa lista de encerramento de e-mails profissionais e exemplos de linhas de encerramento que são apropriados em vários contextos.
Antes de enviar seu e-mail, certifique-se de que este contém uma frase curta de fechamento que crie uma transição suave entre o assunto principal do e-mail e sua assinatura. Esta linha de fechamento pode expressar sua gratidão pelo tempo do destinatário, indicar que você está aberto a novas comunicações, pode ser um call to action ou, alternativamente, uma frase que mostra que você espera uma resposta.
A menos que você seja muito próximo do destinatário, todo e-mail comercial exige um fechamento profissional, que pode ser formal ou casual, dependendo do tipo de relacionamento que você tem e do contexto de sua comunicação. As assinaturas de e-mail mais comumente usadas são “Atenciosamente” e “Grato(a)”, mas preparamos uma lista completa de exemplos (abaixo), tanto formais quanto informais.
Sempre inclua seu nome completo (nome e sobrenome) na assinatura do e-mail se estiver escrevendo para alguém pela primeira vez. Para conversas com colegas ou pessoas que você já conhece e com quem trocou vários e-mails, basta assinar com seu primeiro nome. É aconselhável evitar assinar com apelidos, a menos que seu apelido seja amplamente conhecido e usado em vez de seu primeiro nome.
Certifique-se de adicionar seu cargo atual e o nome da empresa em sua assinatura de e-mail para que não haja espaço para confusão sobre quem você é, especialmente se estiver enviando e-mails frios para clientes em potencial. Se você estiver se candidatando a um emprego, recomendamos que você deixe suas informações de emprego atuais (e-mail e número de telefone) fora de sua assinatura.
Mesmo que o destinatário de sua mensagem já saiba seu endereço de e-mail, é sempre útil fornecer informações de contato adicionais em sua assinatura de e-mail, como seu número de telefone, pois algumas pessoas podem preferir entrar em contato com você por outros canais de comunicação.
Você também pode adicionar links à sua assinatura. O link pode ser um link para seu site, seu perfil do LinkedIn ou outras contas de mídia social relevantes, uma landing page que você deseja promover, seu portfólio online, seu calendário online ou seu último post de blog, etc.
Ao decidir que tipo de finalização usar para encerrar seu e-mail comercial, pense sobre para quem você está enviando o e-mail e por quê. Se você não tiver certeza de qual assinatura seria a mais adequada em uma determinada situação, é melhor optar por uma frase de encerramento mais formal. “Atenciosamente”, “Cordialmente”, “Com os melhores cumprimentos” e “Cumprimentos” são alguns dos encerramentos de e-mail mais seguros que podem ser usados em todas as situações e todos os tipos de e-mail. Aqui estão mais alguns exemplos dos encerramentos de e-mail profissional mais comuns e amplamente usados:
O LiveAgent combina excelente chat ao vivo, emissão de tickets e automação que nos permite fornecer um suporte excepcional aos nossos clientes.
Com base no contexto da sua mensagem de e-mail, você também pode adicionar uma frase curta de encerramento de e-mail antes de terminar. Use uma das seguintes linhas de encerramento de e-mail testadas e comprovadas para garantir que sua mensagem seja encerrada com uma nota positiva e deixe seus destinatários saberem que você aguarda uma resposta ou diálogo posterior.
Descobrir a maneira certa de encerrar um e-mail de cold sales pode ser um desafio para qualquer profissional de vendas. Aqui estão alguns exemplos do que você pode incluir no final de seus e-mails de cold sale para estimular um cliente em potencial a responder:
“If you’d like to learn more about how [Company] can help you [reach specific goals], feel free to book a time in my calendar here: [link]. I look forward to hearing back from you.”
“Are you available for a 10-minute call on [date and time]? Just let me know what works best for you, I’d be happy to work around your schedule.”
“Do you have 5-10 minutes to discuss how we can help [their company] achieve [specific goals]? If so, how does your calendar look this week?”
“It would be great to hear your thoughts and even explore how this [solution/ tool/ strategy] would fit with [their company]. Do you have 15 minutes this week?”
“If you’d like to hear about this in more detail, I would happily spend 30 mins telling you everything you need to know. Just let me know if you have any questions or would like to have a more in-depth conversation.”
Design your own templates
LiveAgent gives you the power to design your own customer email templates, thus helping you to improve the customer service. Curious about all the opportunities?
E-mails de follow-up são obrigatórios em qualquer estratégia de cold e-mail. Veja como você pode encerrar um e-mail de follow-up de vendas para incentivar seu cliente em potencial a responder, mesmo que suas tentativas anteriores de se conectar com ele não tenham sido bem-sucedidas:
“If you are the appropriate person to speak with, what does your calendar look like? If not, who do you recommend I talk to?”
“Are you the right person to speak to regarding this? If not, could you help me find the relevant decision maker? I look forward to your response.”
“I would really like to have 20 minutes of your time as I feel we can really add value to your [area of operations]. Can we book a call or a meeting?”
“Have you given any additional thought to my proposal? I’d be happy to do a quick review of it on the phone and answer any and all questions you may have. What time would suit you for a quick conversation?”
“Please let me know when you have had a chance to take a look at this info and would like me to give you a call to discuss. I’d be happy to answer any questions you have.”
E-mails de pós-compra e e-mails de boas-vindas ao cliente são alguns dos e-mails mais importantes em campanhas de e-mail marketing que visam construir relações de longo prazo com o cliente. Veja como suas declarações de fechamento de e-mail podem ser para esses tipos de e-mails:
“Thanks again for shopping with [Brand]. If you have any questions or need help – let us know! We’ll do everything we can to make sure you love your experience with us.”
“If we ever fail to live up to your expectations with the quality of our products, delivery times, or anything else – you can always reach out to our customer support team at [email] or [number].”
“If you’re interested in learning more about your product, feel free to contact me or anyone else on our support team at any time. We’re always here to help you in any way we can.”
“I’d love to hear what you think of [product] and if there is anything we can improve. If you have any questions, please reply to this email. I’m always happy to help!”
“Thanks again for signing up for [product/ service]. We’re always around and love hearing from you. If you ever need help, have ideas, or just want to say hello, please get in touch, and we’ll get back to you within a few hours.”
Ao encerrar seus e-mails de atendimento ao cliente, é sempre uma boa ideia incentivar seus clientes a entrar em contato caso tenham outras dúvidas, problemas ou preocupações. Você também deve deixar claro de que está sempre pronto para ajudar. Aqui estão alguns exemplos úteis que você pode usar para encerrar e-mails de atendimento ao cliente:
“I will get in touch with our product team and will get back to you within thirty minutes with a complete answer. In the meantime, let me know if you have any more questions, comments, or concerns.”
“We love to help our customers get the best out of our products. If there’s anything else we can assist you with, don’t hesitate to reach out.”
“Please, let us know if you still cannot [ … ] so we can help you solve this issue and make sure you enjoy your [tool/ app] as soon as possible. Thanks again for contacting us, we’re always happy to help.”
“We’re always here to answer any questions or concerns you may have. Please feel free to contact our support team at [phone number], or reply to this message and we’d be more than happy to help.”
“We would be grateful if you would leave a review on our Facebook page as your insights could help others that are in your shoes. Thanks again for letting us know and feel free to contact us in case you have any questions.”
Quando se trata de escrever e-mails de pedido de desculpas ao cliente e lidar com clientes frustrados, você deve reafirmar seu pedido de desculpas novamente no final do seu e-mail e dizer que aprecia a paciência e compreensão deles:
“Once more, I sincerely apologize for the inconvenience. Please contact our customer support team for any further concerns you might have – our agents are always here to help.”
“I have relayed your feedback to the rest of the team and can assure you that this mistake won’t happen in the future. That said, if there’s anything else I can help you with at the moment, please feel free to reach out and I would be more than happy to help.”
“Thank you again for your patience and for bringing the issue to our attention. In the meantime, we’re going to give you [details of your offer] as an additional apology. If there are any other issues that need to be addressed, please don’t hesitate to contact us.”
“Thank you for your patience and understanding. Rest assured, we are doing everything in our power to not let this happen again. If you have any more questions or come across any other issue, let me know, I’ll be happy to help.”
“Once again, accept our apologies. We sincerely appreciate your understanding in this matter. Please feel free to reach out to me with any questions you may have – I’m just an email away!”
Um final de e-mail geralmente é apenas uma observação de encerramento ou uma frase curta seguida de sua assinatura, mas encontrar as palavras certas e o tom certo para fechar sua mensagem de e-mail geralmente exige muita reflexão. A forma como você termina um e-mail pode realmente ter um grande impacto na decisão do destinatário de responder ao seu e-mail. Saber como encerrar e-mails profissionais é a chave para uma comunicação empresarial eficiente, deixando o leitor com uma impressão positiva e aumentando as taxas de resposta dos e-mails. Se você não tiver certeza de como encerrar seu próximo e-mail comercial, os exemplos de fechamento de e-mail mencionados acima podem ser úteis.
Como o encerramento de um e-mail é a última coisa que o destinatário lê, pode ser um fator motivador quanto a rapidez com que ele responde – ou se ele vai responder. Ao terminar o seu e-mail de forma educada, profissional e adequada, você terá mais probabilidade de receber uma resposta positiva.
Mesmo que você tenha um contato casual com o destinatário, encerramentos não profissionais devem ser evitados em qualquer tipo de comunicação empresarial. Esses encerramentos “não profissionais” incluem “Tenha um dia abençoado” (ou qualquer outra coisa com conotações religiosas), “Fica bem!” (ou qualquer outra gíria), “Obg” (ou quaisquer outras abreviações), “Te vejo mais tarde” (ou quaisquer outras assinaturas informais), “Totalmente à sua disposição”/”Com carinho” (ou qualquer outra coisa que sugira devoção).
Embora seja importante encerrar um e-mail comercial de maneira profissional, a formatação adequada também é importante para causar uma boa impressão final. Certifique-se de incluir uma vírgula após o comentário final, adicione um espaço e digite seu nome completo, seguido de seu cargo, empresa e quaisquer informações de contato que você deseja fornecer.
Notificação de entrega de e-commerce e modelos de e-mail de confirmação de devolução
Melhore sua estratégia de e-mail marketing com modelos de notificação de entrega e confirmação de devolução para e-commerce. Descubra como personalizar suas mensagens para manter seus clientes informados em cada etapa do processo. Acesse exemplos prontos e otimize seu atendimento ao cliente.
Modelos para E-mail de Marketing
Aprenda a criar e-mails de marketing impactantes com nossos modelos gratuitos. Descubra como o e-mail marketing pode atrair prospectos, fidelizar clientes, aumentar vendas e otimizar o ROI. Explore 10 modelos essenciais para suas campanhas e impulsione seus resultados.
Modelos de email de resposta de solicitação de recurso
Responda a e-mails de solicitação de recurso de maneira profissional e gentil, independentemente das notícias (boas ou ruins) que você está entregando aos seus clientes.
Join our community of happy clients and provide excellent customer support with LiveAgent.
Nosso site usa cookies. Ao continuar, assumimos sua permissão para implantar cookies conforme detalhado em nosso política de privacidade e cookies.
Responda mais tickets com nosso software de suporte técnico completo. Experimente o LiveAgent por 30 dias sem necessidade de cartão de crédito.
Hello, I’m Andrej. We’re thrilled to invite you to an exclusive software demo where we’ll showcase our product and how it can transform your customer care. Learn how to achieve your business goals with LiveAgent or feel free to explore the best help desk software by yourself with no fee or credit card requirement.
Andrej Saxon | LiveAgent support team