Modelos de e-mail de cobrança ajudam a evitar churn e recuperar receita. Oferecem estratégias para e-mails eficazes, como personalização e CTAs claros. Ferramentas úteis incluem software de help desk e emissão de tickets.
Os pagamentos com falha são uma realidade infeliz para a maioria das empresas baseadas em SaaS e assinatura, fazendo com que percam cerca de 9% de sua receita mensal recorrente em média. Felizmente, a maioria dos pagamentos com falha ocorre involuntariamente, sem que o cliente perceba o que aconteceu até receber um e-mail de cobrança. Embora possa ser uma experiência bastante frustrante para sua equipe e seus clientes, você pode usar com eficiência e-mails de cobrança bem escritos para evitar o churn involuntário e recuperar a receita perdida. Abaixo estão alguns postos-chave a serem lembrados ao redigir e enviar e-mails de cobrança para seus clientes, juntamente com alguns modelos de e-mail de cobrança eficazes prontos para uso com base em exemplos da vida real.
E-mails de cobrança são o tipo de e-mail transacional (geralmente uma série de e-mails) enviados por SaaS e empresas baseadas em assinatura para notificar os clientes sobre problemas de pagamento, como pagamentos de assinatura com falha, cartões de crédito expirados ou pagamentos em atraso. Esses e-mails geralmente atualizam os usuários sobre o status de suas contas e oferecem a opção de atualizar suas informações de cobrança e efetuar um pagamento para continuar usando o produto ou serviço. E-mails de cobrança são uma maneira eficaz de reduzir o churn de clientes e aumentar a retenção.
Mesmo que seus e-mails de cobrança sejam totalmente automatizados, enviar eles de uma pessoa real os torna mais humanos e confiáveis e ajuda seus e-mails a serem notados. Uma pesquisa revelou que usar o nome de um indivíduo em vez de um endereço de e-mail geral ou o nome de uma empresa pode aumentar sua taxa de abertura em até 35%.
Certifique-se de enviar seus e-mails de cobrança de um endereço de e-mail ao qual seus clientes possam responder se enfrentarem algum problema ou quiserem fazer mais perguntas. Os endereços de “não responder” só podem contribuir para mais frustração do cliente, porque você não facilitou para eles retornarem para você, se desejarem fazê-lo.
Em vez de simplesmente informar aos clientes que o pagamento não foi concluído e pedir que atualizem as informações detalhadas do cartão de crédito, você pode adicionar algum senso de urgência. Lembre eles do que exatamente eles perderão se não tomarem as medidas necessárias (como perda de acesso à conta e aos dados históricos, interrupção do serviço etc.).
Uma frase de chamariz clara é uma das partes mais críticas dos e-mails de cobrança. Adicione um link direto que levará os clientes a atualizar suas informações de faturamento sem abrir outra janela, fazer login ou sem saber onde clicar. Certifique-se de que eles saibam quanto tempo eles têm antes que sua conta seja desativada, a menos que um pagamento seja efetuado.
Com base no seu modelo de preços, você pode oferecer aos clientes uma alternativa ao cancelamento da conta, como fazer downgrade para um plano gratuito até que eles atualizem suas informações de cobrança ou oferecer um desconto especial para continuar usando seu serviço. Esta alternativa pode ser benéfica se o pagamento falhar devido a fundos insuficientes.
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As a heads up, the payment information we have on file for your [Product/ Service] subscription (card ending in [4 digits]) is going to expire in a few days. Unfortunately, if we don’t have a valid card, we will have to cancel your subscription.
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Hey [Name],
I got a notification that your [Product/ Service] payment failed. How unfortunate! Luckily, this happens to a lot more users than you’d think, so don’t beat yourself up about it.
Usually, it has something to do with:
Your card expiring
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Your card is stolen, lost, or was eaten by your dog
Update My Billing Info
Please check what’s up and get it fixed so we can get back to growing your business by [benefits your product/ service provides].
Cheers,
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Hi [Name],
[Name] here from [Brand].
I’m reaching out about your account as billing for your [Product/ Service] subscription was unsuccessful. It seems that the credit card we have on file expired. But no worries, I’m here to assist!
We have two options:
1. Update your credit card information inside your [Product/ Service]] account. You can use this quick link to update your credit card information: [payment link]. Once done, let me know so I can ensure your subscription has been updated successfully.
2. Give me a call at [phone number], and we can process your payment over the phone.
Let me know what else we can help with. Super happy that you’re part of the [Brand] community.
Thanks, and I look forward to connecting!
[YOUR SIGNATURE]
Hey [Name],
Just a friendly heads up that your [Product/ Service] subscription has been officially paused until you update your payment details with us.
If you don’t …
Your subscription will remain paused.
You’ll lose access to your premium features like [feature 1, feature 2, etc.]
[…] won’t be able to continue.
However, you can avoid all that by taking 30 seconds to update your details: billing link.
Reply here or hop onto live chat if you have any questions or need any help.
And as always, thanks so much for using [Product/ Service]. We love what we do, and people like you make that all possible.
Cheers,
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Hi [Name],
It looks like your subscription payment for [Product/ Service] didn’t go through. Please update your billing information, and we’ll give it another try.
UPDATE MY BILLING
Let us know if there’s anything we can do to help.
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Hi [Name],
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This is the second time that your payment failed. We’ll automatically try again in a few days. Let us know if you have any questions.
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Hi [Name],
We just tried to process your [Product/ Service] subscription payment for the third time, but unfortunately, it failed once again. You can update your information in your billing settings:
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Let us know if you have any questions or need any help.
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Muitos proprietários de empresas se sentem desconfortáveis quando precisam enviar e-mails de cobrança aos seus clientes. No entanto, uma vez que a maioria dos pagamentos falhados normalmente acontecem por acidente (por exemplo, devido ao vencimento do cartão de crédito), e-mails de cobrança podem ser genuinamente eficientes para ajudar as empresas a recuperar pagamentos falhados e reduzir o churn involuntário.
Como e-mails transacionais muitas vezes podem passar despercebidos, enviar um único e-mail de cobrança é um dos maiores erros que você pode cometer. Se você deseja recuperar mais receita de pagamentos falhados, considere o envio de uma série de e-mails em vez de uma única mensagem. É recomendável enviar pelo menos três e-mails de acompanhamento por um mês, cada um com um texto levemente diferente.
Uma vez que tecnologias como novas tentativas de cartão de crédito estão em uso, muitos pagamentos com falha podem ser tratados automaticamente sem que sua equipe precise incomodar seus clientes com mensagens de pré-cobrança. Nesse caso, e-mails de pré-cobrança não fornecem apenas zero em valor, mas também podem ser irritantes para seus clientes e, portanto, devem ser evitados.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team