Aprenda a rejeitar propostas de clientes educadamente com modelos de carta de rejeição. Diga não sem desapontar ou perder clientes. Use linguagem positiva, mostre empatia e ofereça alternativas. Disponível em Português.
Por mais que toda empresa queira agradar seus clientes todas as vezes, nem sempre é possível dizer sim a todos os pedidos dos clientes. Abraçar a ideia de que o cliente está sempre certo torna mais difícil descobrir como dizer não aos clientes sem desapontá-los ou perdê-los. No entanto, quando um cliente exige algo que não está disponível, não é razoável ou simplesmente impossível de fornecer, todos os envolvidos nas interações diretas com os clientes devem estar perfeitamente cientes de como dizer não aos clientes de maneira educada.
Como dizer não aos clientes sem perder seus negócios
Como dizer não às solicitações ou exigências dos clientes sem deixá-los irritados, frustrados ou decepcionados? Aqui estão alguns princípios básicos a serem lembrados sempre que você tiver que escrever uma carta de rejeição para seus clientes ou clientes potenciais.
Use declarações de empatia para mostrar que você entende os sentimentos do cliente (ou seja, eu entendo totalmente isso …, eu sei como deve ser frustrante …, etc.)
Como dizer não a um cliente: 7 exemplos de modelos de cartas de rejeição
Quer seja o medo de uma má reputação, arruinar seu relacionamento com um cliente ou perder completamente o negócio, rejeitar solicitações de clientes pode ser um desafio, se você não souber como fazê-lo de forma profissional. Na verdade, aprender a dizer não é uma habilidade essencial, especialmente para aqueles que trabalham em posições de contato direto com o cliente. Abaixo estão alguns exemplos de cartas de rejeição padrão que você pode usar (e personalizar) para suas interações com o cliente.
Como dizer não a um pedido do cliente por um recurso
Como dizer não a um cliente pedindo por um recurso que foi removido
Como dizer não a um cliente pedindo por um desconto
Como dizer não a um cliente pedindo por um reembolso/devolução/troca
Dear [NAME],
Unfortunately, I’m unable to process your refund/ return/ exchange request because the product has been damaged after the delivery.
I understand this is not the message you wanted to hear and it must be disappointing given that you didn’t get to use it much.
We do accept this damage was most likely caused unintentionally, so as a gesture of goodwill we’d be happy to provide you with a 20% discount off your future purchase. Simply use this code: [NAME] to redeem it.
If you have any questions, please let me know. I will always do whatever I can to assist you.
Regards,
[YOUR SIGNATURE]
Como dizer não a um cliente pedindo para você fazer um trabalho por ele
Hi [NAME],
I have attached a short instruction that will walk you through the process of doing X. You can easily get this ready in less than no time.
In case you do face any difficulties, please don’t hesitate to reach me. We can get on a call and I will guide you step by step.
Regards,
[YOUR SIGNATURE]
Como dizer não para uma reunião com um cliente
Hi [NAME],
I’m so glad you’re interested in cooperating with our company on your new project.
As much as I’d love to meet to personally, I’m unfortunately unavailable to travel this week due to existing commitments and can’t give you the time you deserve to discuss this further.
However, I’m happy to start the conversation now via email if that works for you?
[DETAILS YOU PLANNED ON DISCUSSING]
Would love to hear your thoughts on this. And if you’d prefer to discuss in person, I’m available [DATES] and would be happy to talk more about it then.
Thanks for understanding,
[YOUR SIGNATURE]
Como dizer não a um projeto do cliente
Hi [NAME],
Thanks a lot for sending us the details of [PROJECT NAME], it really sounds like a great opportunity!
However, after reading through the proposal and having a discussion with my team, we’ve decided that unfortunately we won’t be able to take on this project.
Though we’d love to move forward with this, at this moment we simply don’t have enough resources that this project deserves.
Should things change in the nearest future, I will definitely be in tough and let you know.
Best regards,
[YOUR SIGNATURE]
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Andrej Saxon | LiveAgent support team