Aprenda a criar e-mails de cancelamento eficazes para reter clientes em negócios SaaS com modelos personalizados. Descubra práticas recomendadas, como manter mensagens curtas, solicitar feedback e usar linguagem empática para reduzir a rotatividade.
Cancelamentos são inevitáveis em negócios SaaS. Mesmo os clientes mais leais e de longo prazo que você pensou que ficariam para sempre podem cancelar sua assinatura do nada. Talvez eles não tenham alcançado os resultados esperados porque não foram informados o suficiente para obter o ROI completo do seu produto. Eles podem ter encontrado uma solução melhor (com uma gama mais ampla de recursos e preços mais acessíveis) ou simplesmente não precisam mais do seu produto ou serviço. Seja qual for o caso, os cancelamentos nem sempre significam o fim do seu relacionamento com um cliente.
A forma como você gerencia os cancelamentos faz a diferença e começa com seus e-mails de cancelamento – o tipo de e-mail transacional acionado quando um usuário cancela sua assinatura paga. Assim como os e-mails de win-back, os e-mails de cancelamento desempenham um papel essencial na retenção de clientes. Muitas vezes, há uma oportunidade de reengajar os clientes que perderam e reconquistá-los. É por isso que seus e-mails de cancelamento devem ir além de simplesmente dizer “adeus” – eles devem ser projetados para deixar uma impressão positiva e reduzir a rotatividade. Abaixo estão algumas dicas importantes para criar e-mails de cancelamento, incluindo modelos de e-mail de cancelamento prontos que você pode personalizar e usar.
E-mails de cancelamento provaram funcionar melhor se forem concisos e diretos. Existem apenas quatro pontos principais que você deve incluir em seu e-mail:
Agradeça seus clientes por seu suas atividades.
Peça feedback para descobrir o motivo do cancelamento.
Saber por que seus clientes cancelam e onde você falhou pode ser doloroso, mas ainda é inquestionavelmente valioso para sua empresa. Rastrear os motivos por trás dos cancelamentos sempre oferece uma grande oportunidade de aproveitar o feedback do cliente, melhorar sua oferta para futuros clientes e reduzir sua taxa de churn.
Embora as mensagens de cancelamento normalmente devam ser breves, isso não significa que elas precisam ser excessivamente formais e frias. Enfatizar que não há ressentimentos incluindo algo como “Adoraríamos que você ficasse por aqui, mas entendemos que os cancelamentos acontecem” pode tornar seu e-mail mais personalizado e humano, mesmo que seja uma mensagem automática.
Design your own cancellation templates
LiveAgent gives you the power to design your own customer email templates, thus helping you to improve the customer service. Curious about all the opportunities?
Hi [Name],
Thanks for being part of the [Brand] community. As requested, your subscription has been successfully canceled, and your card will no longer be charged.
We’d love to hear about your experience and how you think we can improve [Product/ Service] for other members (and you, if you decide to come back!)
Take the Survey
Just a heads up – you’ll still have access to [your account/ data/ message history/ free features], etc. If you decide you’d like to continue [using Product/ Service], you can resume your membership at any time.
We hope to see you around!
[YOUR SIGNATURE]
Hey [Name],
I noticed you canceled your [Product/ Service] account. No worries!
Did you expect something different, or was it missing something you needed? Your feedback helps us improve [Product/ Service], so it would be great to hear from you.
Best,
[YOUR SIGNATURE]
Hello [Name],
We successfully canceled your subscription for [Product/ Service].
We’re sorry to see you go! To help us improve our [product/ service], we would appreciate it if you took a moment to fill out this quick survey.
What was the reason for the cancelation? (Select up to 3 reasons):
It was not effective, and I didn’t achieve the results I wanted
It doesn’t integrate with our other tools or systems
It lacks key features or functionality
It was difficult to use
It’s too expensive
Customer support was unsatisfactory
This was a test account
My organization closed
Other
If you don’t mind sharing, which [tool/ platform/ software] will you use now?
What can we do to improve?
Thanks,
[YOUR SIGNATURE]
Hi [Name],
We’re sorry you had to cancel your [Product/ Service] subscription. Can we ask why you’re leaving? Your answer will help us make [Product/ Service] better for everyone.
Technical issues
Missing key features I need
Not sure how to use the tool
Too expensive
Switching to another product
Shutting down the company
Other (please explain below)
Appreciate your help and honest feedback!
[YOUR SIGNATURE]
Hi [Name],
You’ve recently canceled your [Product/ Service] account and mentioned it was because of technical issues.
We’re really sorry about that. We do our best to make sure our service is accessible and reliable, but sometimes things fall through the cracks.
If you wouldn’t mind letting us know, we’d love to hear more about what technical issues you had so we can get to the bottom of it and make sure it doesn’t happen again.
Thanks so much!
[YOUR SIGNATURE]
Hey [Name],
Your [Product] Premium subscription has been canceled and will end on [date]. Until then, you will still have access to your Premium features.
When your subscription expires, you will still be able to [use free features]. You can come back and enjoy [Product] Premium anytime by re-subscribing. We’ll always be here if you need any help.
Thanks for being a customer,
[YOUR SIGNATURE]
Hi [Name],
Thank you for being a part of the [Membership name]. As you requested, we’ve canceled your membership effective [date].
We’d love to have you back, but we completely understand that this may not be the best option for you right now. If you ever change your mind, made this request in error, you can restart your membership anytime to enjoy [key membership benefits].
Restart Membership
If there’s anything we can do to help, please let us know. Visit our Help Center for more info or reach out to our support team.
Best of luck!
[YOUR SIGNATURE]
Hi [Name],
It looks like you haven’t signed in to your account for a while. [Product/ Service] accounts are automatically deactivated after [number] days of inactivity. Your account will be deactivated in [number] days.
Thank you for trying [Product/ Service]. We’d love you to stick around, but we completely understand that [Product/ Service] isn’t for everyone.
Let us know if you have any questions or need help keeping your account.
Cheers,
[YOUR SIGNATURE]
Hi [Name],
Something went wrong, and we were unable to process the charges on your credit card ending in [last four digits]. Unfortunately, we had to cancel your [Product/ Service] subscription.
But don’t worry, we understand that sometimes these things happen. You can always reactivate your [Product/ Service] subscription at any time.
Reactivate [Product/ Service] Account
If you have any questions or issues, don’t hesitate to reach out, we’re just an email away.
Hope to see you back soon.
[YOUR SIGNATURE]
A forma como sua marca responde aos clientes que cancelaram suas assinaturas, contas premium ou filiação tem um impacto significativo sobre se eles acabarão ou não cancelando. Mensagens de cancelamento bem elaboradas podem ser usadas para reconquistar clientes não engajados, consertar relacionamentos com clientes que de outra forma poderiam ser perdidos, melhorar a retenção e minimizar o número de clientes cancelando.
Perguntar aos clientes por que cancelaram a assinatura em primeiro lugar pode fornecer a você uma compreensão mais profunda das necessidades e expectativas deles e, em última análise, oferecer informações valiosas que podem ajudar a melhorar seu produto, estratégia e marca. Se você descobrir que a maioria dos clientes que cancelam exige recursos específicos que faltam em seu produto, pode fazer sentido reconsiderar a funcionalidade e fazer melhorias.
Acompanhar os clientes que cancelaram de forma individual adiciona um toque mais humano à sua mensagem e gera mais confiança. Embora nem sempre seja possível enviar mensagens personalizadas todas as vezes, pode ser razoável com seus clientes mais leais e que gastam muito. Em vez de enviar uma mensagem de cancelamento genérica e única, considere fazer um acompanhamento pessoal com seus clientes de alto valor e de longo prazo – isso pode aumentar suas chances de reconquistá-los e ganhar novamente sua lealdade.
Notificação de entrega de e-commerce e modelos de e-mail de confirmação de devolução
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Responda a e-mails de solicitação de recurso de maneira profissional e gentil, independentemente das notícias (boas ou ruins) que você está entregando aos seus clientes.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team