Emails de boas-vindas são essenciais para construir relações duradouras e eficazes no marketing por email, com uma taxa de abertura média de 50%. O artigo oferece modelos e dicas para criar emails impactantes e aumentar a fidelidade à marca.
Emails de boas-vindas são um dos passos mais importantes para construir relações duradouras com novos clientes ou clientes em potencial que acabaram de tomar uma decisão em favor do seu negócio. A impressão que sua mensagem de boas-vindas/introdução deixa tem um grande impacto no sucesso de seus esforços gerais de marketing por email. A pesquisa mostra, no entanto, que apenas 57,7% das marcas enviam emails de boas-vindas aos seus usuários recém-inscritos.
O que é um email de boas-vindas/introdução?
Um email de boas-vindas ou de apresentação é o primeiro que seus assinantes ou clientes recebem logo após a primeira interação com sua empresa. Pode servir a vários fins, como apresentar a sua marca/produto/serviço aos clientes, encorajar os passos seguintes ou simplesmente tranquilizar o cliente sobre a sua escolha. O poder de um email de boas-vindas para direcionar o envolvimento do usuário e construir mais fidelidade à marca não deve ser subestimado. Na verdade, estudos sugerem que:
74% das pessoas esperam receber um email de boas-vindas imediatamente após se inscreverem em sua lista. | Os assinantes que recebem um email de boas-vindas mostram um engajamento 33% maior com a marca. | A taxa média de abertura de emails de boas-vindas é de 50%, o que os torna 86% mais eficazes do que newsletters. |
Emails de boas-vindas geram 4x mais aberturas e 5x mais cliques do que campanhas regulares de marketing por email. | A taxa de conversão de emails de boas-vindas é de 0,94% em comparação com 0,10% de um email típico. | Em média, os emails de boas-vindas geram até 320% mais receita por email do que outros emails promocionais. |
20 exemplos de linhas de assunto de email de boas-vindas/introdução
Dado que a linha de assunto sozinha é o fator determinante para 47% das pessoas lerem seu email ou não, a linha de assunto certa é a base de um bom email de introdução. Aqui estão algumas linhas de assunto de email de boas-vindas comprovadas que você pode adaptar à sua marca e usar imediatamente:
5 exemplos de modelos de email de boas-vindas
Um email de apresentação profissional/email de boas-vindas para novos clientes ou assinantes pode incluir os seguintes elementos-chave:
Confira estes exemplos de email de boas-vindas que podem ser usados em suas comunicações comerciais.
Email de boas-vindas para novos assinantes
Email de boas-vindas ao Período de Teste
Email de boas-vindas focado ao produto
Email de boas-vindas de integração de novos clientes
Email de apresentação de novo funcionário para os colegas
Modelo de email de boas-vindas – Perguntas frequentes
Quando devo enviar um email de boas-vindas?
Você deve enviar um email de boas-vindas logo após um usuário criar uma conta no portal do cliente. Não o faça esperar muito, porque se ele não receber uma mensagem dentro de alguns minutos, pode pensar que algo deu errado.
Devo incluir links específicos em um email de boas-vindas?
Um email de boas-vindas deve ser curto, mas também pode funcionar como uma mensagem que facilita a navegação do usuário pelo portal.
É por isso que você pode incluir alguns links (no máximo 3, se não quiser que o destinatário fique confuso) que levam a, por exemplo, uma seção de perguntas frequentes, manuais básicos ou um glossário.
É melhor personalizar os emails de boas-vindas de acordo com o tipo de cliente?
Enviar emails simples e automatizados no ano de 2020 não é a melhor ideia. Tente segmentar seus contatos e incluir algumas informações exclusivas relacionadas aos destinatários. Use tokens de personalização para mencionar o tipo de assinatura, os problemas comuns ou a data em que ingressaram na empresa.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team