Descubra como construir e consolidar um banco de dados ativo de usuários interessados em seus produtos com modelos de e-mail de aquisição. Obtenha dicas de follow-up para manter engajamento e evitar leads frias.
O e-mail marketing ainda é um dos métodos mais fortes de comunicação online, com um número cada vez maior de usuários diários. Um dos aspectos mais importantes de qualquer estratégia de marketing por e-mail é ter um grande banco de dados de assinantes ativos. As listas de e-mail vão se degradar naturalmente com o tempo como resultado de cancelamentos, e-mails sendo marcados como spam ou e-mails que não foram abertos.
A perda de assinantes de e-mail é conhecida como rotatividade de lista, e pode ser opaca, como no caso de um “hard bounce”, ou transparente, que cobre mensagens não lidas. Para melhorar a taxa de rotatividade da lista, os profissionais de marketing podem fazer duas coisas: realizar uma limpeza regular de seu banco de dados de e-mail e / ou melhorar sua estratégia de aquisição de e-mail.
Aquisição de e-mail é o processo de construção de um banco de dados de endereços de e-mail de pessoas, a fim de enviar comunicações de marketing. Se você ainda não tem uma grande lista de e-mails de seus clientes em potencial, não se preocupe – nunca é tarde para começar.
Por outro lado, se você já tem os endereços de alguns clientes em potencial, convém consolidar seu banco de dados existente. Isso pode significar verificar se seus assinantes existentes ainda estão interessados em receber seu conteúdo. No entanto, não faça isso simplesmente perguntando aos usuários se eles querem receber seus e-mails, em vez disso envie um e-mail pedindo que realizem uma ação.
Existem dois aspectos na aquisição de e-mails: primeiro, construir uma lista de endereços de e-mail e, segundo, trabalhar e executar sua estratégia de marketing por e-mail. Ambas as partes precisam ter sucesso para aumentar sua aquisição de e-mails, o que significa aumentar suas listas de assinantes e melhorar suas métricas. Mas como exatamente você deve fazer isso?
Para construir com sucesso um banco de dados de assinantes de e-mail ativos, você precisa procurar clientes e clientes em potencial que mostraram interesse em receber comunicações suas. O tipo exato de mensagem que você enviará dependerá do setor em que sua empresa se encontra, embora, em geral, um boletim informativo seja sempre uma boa ideia. Em seguida, você precisa planejar sua campanha de forma eficaz para produzir conteúdo que as pessoas queiram receber e, assim, agregar valor a seus assinantes.
Depois de fazer isso, você pode começar a adquirir mais endereços de e-mail promovendo seu conteúdo, seja uma newsletter ou qualquer outro tipo de conteúdo. Esta promoção pode ser em seu site, onde os clientes podem se inscrever por meio de um formulário, ou em seus perfis de mídia social. Afinal, os visitantes e seguidores do seu site já estão interessados nos produtos ou serviços da sua empresa. Simplesmente encorajá-los a se inscrever em uma lista de mala direta pode ser suficiente para adquirir seus endereços de e-mail, desde que você prometa e entregue um conteúdo valioso.
Depois que o endereço de e-mail de um usuário for adquirido pelo registro para a sua newsletter (ou outro conteúdo), você precisará enviar a ele uma mensagem confirmando a inscrição.
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O propósito de adquirir endereços de e-mail é construir um banco de dados ativo de usuários interessados nos produtos da sua empresa. Portanto, se você estiver acompanhando um lead, deve sempre fornecer um link que permita ao usuário se inscrever em sua lista de e-mail. Por outro lado, se você estiver consolidando seu banco de dados existente, você deve sempre permitir que seus assinantes optem por não receber seus e-mails.
Se um assinante não responder a uma mensagem com o objetivo de descobrir se ele ainda está ativo e interessado em seu conteúdo, provavelmente é seguro presumir que ele não já não está mais interessado. Você pode esperar uma semana e enviar outro e-mail de acompanhamento se desejar, mas se ainda não houver resposta, você deve remover este usuário inativo de seu banco de dados.
Novamente, você pode enviar um e-mail de acompanhamento após cerca de uma semana, caso sua última mensagem tenha se perdido na caixa de entrada. Quaisquer mensagens adicionais que você enviar a clientes em potencial devem fornecer a eles mais valor e uma amostra do que sua assinatura tem a oferecer. Se você ainda não obteve uma resposta, deve considerar isso como uma lead fria.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team