Descubra modelos de e-mails de agradecimento para e-commerce que ajudam a construir confiança e incentivar feedback positivo. Inclui dicas sobre a importância do e-mail marketing e como usá-lo para fidelizar clientes.
O e-mail marketing é um dos canais de comunicação de marketing “mais antigos”. E pelo termo “velho”, queremos dizer que já existe há muito tempo. Um dos primeiros clientes de e-mail foi criado no MIT (o Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 1965. E embora alguns especialistas em marketing e gurus de negócios tenham anunciado “o fim do e-mail” como um canal de marketing, esse tipo de comunicação ainda é comumente utilizado mesmo décadas depois que o primeiro e-mail foi enviado.
Os e-mails são um excelente meio de comunicação que pode conectar você com os usuários, estabelecer relacionamentos com eles e construir confiança e lealdade. Pode ser o método mais econômico de converter compradores iniciantes em clientes fiéis. Como profissional de marketing, você tem muito mais a ganhar estimulando os clientes existentes, em vez de concentrar todos os esforços na conquista de novos clientes.
Claro, todos os clientes habituais já foram compradores pela primeira vez. É por isso que não podemos dizer que você não deve perder tempo conquistando novos clientes. Mas ajudaria se você lembrasse que, de acordo com muitos estudos (por exemplo, um estudo da BAIN & COMPANY), os clientes recorrentes gastam aproximadamente 33% mais com um negócio do que os compradores pela primeira vez. O impacto dessa correlação é evidente e não deve ser subestimado por tomadores de decisão em empresas de vários setores.
Então, onde exatamente os e-mails se encaixam em tudo isso? A chave para usar o e-mail como um canal para aumentar a retenção de clientes é tratar cada compra finalizada como uma oportunidade de reiniciar a jornada do cliente. Isso significa amplificar os e-mails de pós-compra para que os clientes não saiam logo e façam churn. E os e-mails de agradecimento são a primeira parte dessa estratégia.
O principal objetivo das estratégias de e-mail marketing é fidelizar aqueles que se inscrevem em seu banco de dados e consentem em receber comunicações de marketing. Depois de fidelizar, é mais fácil converter seus assinantes em clientes enviando mensagens oportunas e interessantes.
Os e-mails de agradecimento são um tipo importante de comunicação na fase de fidelidade. É também um recurso crucial usado para fortalecer a lealdade dos clientes existentes, ganhar mais confiança e incentivá-los a comprar com você novamente. Vamos dar uma olhada mais de perto na função dos e-mails de agradecimento no e-commerce.
Ao planejar qualquer campanha de marketing online, incluindo e-mails de agradecimento, você deve sempre ter o seu objetivo em mente. Um e-mail de agradecimento pode ser apresentado em vários formatos diferentes, mas sempre tem um objetivo comum – mostrar aos destinatários da sua mensagem o quão importante eles são para o seu negócio.
Como exemplo, você poderia enviar e-mails de agradecimento para mostrar seu agradecimento àqueles que assinaram sua newsletter, mostraram interesse em uma determinada oferta ou adquiriram um determinado produto ou serviço.
Como já mencionado, existem vários tipos diferentes de e-mails de agradecimento.
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Um e-mail de agradecimento de boas-vindas é enviado depois que alguém se inscreve em uma newsletter ou lista de e-mail. Ele confirma a assinatura e apresenta o tipo de conteúdo que você enviará, além de mostrar apreço pelo assinante.
Este e-mail de agradecimento é enviado depois que alguém faz uma compra e se torna seu cliente. Essa mensagem cumpre o objetivo de fidelizar o cliente e também pode sugerir outros produtos relacionados que podem ser do interesse desse cliente.
Como é evidente, este tipo de e-mail tem como objetivo agradecer a um usuário a participação em um evento (seja online ou offline). Sua função é solicitar feedback sobre o evento, permitindo que os usuários compartilhem suas opiniões e se sintam ouvidos.
Os modelos apresentados neste artigo são exemplos de e-mails de agradecimento que podem ser enviados aos clientes depois que eles fazem um pedido online.
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Observação: este tipo de e-mail deve ser enviado a um cliente assíduo cerca de um ano após sua primeira compra.
Dear [customer’s name],
We are delighted to inform you that you have been our customer for [period of time]!
This message is to thank you for being part of our [family/family of customers/community/group of loyal customers].
We are truly grateful for your constant support and loyalty. We are aware that we wouldn’t be here without devoted customers like yourself.
You could have chosen any other e-store, but you picked and still shop with us. We appreciate you sticking with [company’s name].
Thanks again, and have a wonderful day!
Best,
[company’s representative, can be a decision-maker]
Existem vários tipos de e-mails de agradecimento que você pode enviar aos seus clientes, e você decide qual deles escolher. Mas antes de enviar o primeiro e-mail de agradecimento, lembre-se de que esses e-mails são sobre seus clientes, não sobre sua família.
Portanto, os tipos de e-mail de agradecimento podem incluir:
Sim, um breve e-mail de agradecimento deve ser enviado sempre que alguém fizer um pedido em sua loja online. Atualmente, os clientes recebem diversos tipos de e-mails: e-mails de confirmação, e-mails de agradecimento, e-mails informando sobre envio de produtos, etc., e estão acostumados a esse tipo de comunicação. Eles podem ficar mais preocupados se encomendarem algo e não receberem nenhuma comunicação por e-mail do que se receberem.
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O objetivo de qualquer e-mail de agradecimento é mostrar apreço. É por isso que essa mensagem não precisa ser longa, nem cheia de informações e inúmeros botões de CTA (call to action). Na verdade, deve ser o contrário – um e-mail de agradecimento deve ser curto, conciso e conter apenas informações úteis, como a data estimada de entrega, informações sobre um programa de fidelidade do cliente ou vendas futuras.
Você também pode usar e-mails de agradecimento para oferecer upgrade e vendas adicionais de seus produtos ou serviços, mas qualquer seção relacionada a vendas em um e-mail de agradecimento também deve ser relativamente curta e direta.
Como regra geral – sim. Os e-mails de agradecimento são uma espécie de mensagem educada que sua empresa envia aos clientes para reconhecer suas ações e deixá-los saber que você aprecia seu interesse em seus produtos ou serviços. Obviamente, os e-mails de agradecimento também podem ter outros objetivos, como upselling, cross-selling ou gerar tráfego para o seu blog. Mas, além de usar e-mails de agradecimento para cumprir esses objetivos comerciais, você não deve esquecer o objetivo principal deles – construir e fortalecer relacionamentos positivos com seus clientes existentes.
Como tal, é aconselhável enviar um e-mail de agradecimento sempre que alguém comprar algo em sua loja. Você pode automatizar facilmente esse processo com ferramentas de automação de e-mail. No entanto, lembre-se de dar aos seus clientes a opção de cancelar a assinatura de outras comunicações de marketing. É melhor incluir um link de cancelamento de inscrição na parte superior de cada e-mail no rodapé.
Sim, o lado visual de um e-mail de agradecimento é importante. Um modelo de e-mail de agradecimento deve ser coerente com as diretrizes da sua marca, incluindo fontes e cores da marca. Obviamente, você pode criar e-mails de agradecimento para ter uma sensação mais descontraída e divertida, mas eles devem ser semelhantes a outros conteúdos que você envia aos clientes ou publica em seu blog, site ou mídia social. Se você costuma enviar e-mails em texto simples, siga o mesmo estilo com e-mails de agradecimento.
Não importa se você envia um e-mail colorido e codificado em HTML ou um e-mail de texto simples, não se esqueça da maneira como as pessoas na internet consomem conteúdo. A maioria dos seus clientes não irá ler uma longa mensagem de agradecimento apresentada como grandes blocos de texto ininterrupto. Crie seu e-mail de uma maneira que facilite a leitura dos destinatários. Caso contrário, eles deixarão de abrir seus e-mails de agradecimento. Isso provavelmente prejudicará as taxas de abertura e entrega de seus e-mails, bem como a reputação do remetente do seu domínio.
Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing. Mesmo que o nome não indique isso, eles ainda são um tipo de comunicação que seus clientes devem consentir em receber. Normalmente, o consentimento para receber diferentes tipos de comunicação de marketing deve ser estabelecido quando alguém cria uma conta em sua loja online. É quando eles devem marcar uma caixa que diz que eles permitem que você envie e-mails.
E como os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing, seus clientes sempre podem optar por não recebê-los ou cancelar a inscrição em sua lista de e-mails para sempre. Como mencionado na resposta anterior, um link de cancelamento de inscrição ou um botão deve ser incluso em todos os e-mails enviados para seu banco de dados, e não é diferente para e-mails de agradecimento.
Como regra geral – sim. Os e-mails de agradecimento são uma espécie de mensagem educada que sua empresa envia aos clientes para reconhecer suas ações e deixá-los saber que você aprecia seu interesse em seus produtos ou serviços.
Sim, o lado visual de um e-mail de agradecimento é importante. Um modelo de e-mail de agradecimento deve ser coerente com as diretrizes da sua marca, incluindo fontes e cores da marca. Você pode criar e-mails de agradecimento para ter uma sensação mais descontraída e divertida, mas eles devem se assemelhar a outros conteúdos que você envia aos clientes ou publica em seu blog, site ou mídia social.
Os e-mails de agradecimento são um tipo de comunicação de marketing. Mesmo que o nome não indique, eles ainda são um tipo de comunicação que seus clientes devem consentir em receber. Normalmente, o consentimento para receber diferentes tipos de comunicação de marketing deve ser estabelecido quando alguém cria uma conta na sua loja online.
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Andrej Saxon | LiveAgent support team