O que é um PBX VoIP?
VoIP PBX, também conhecido como IP PBX, é um sistema de telefone empresarial que transmite chamadas telefônicas por uma rede IP em vez de usar a PSTN (Rede Telefônica Comutada Pública) ou a rede telefônica comutada por circuito tradicional. O VoIP PBX pode ser implantado no local ou na nuvem (PBX baseado em nuvem ou PBX hospedado).
O PBX VoIP hospedado é conhecido por ser um dos sistemas de telefonia comercial mais flexíveis e econômicos.
Alguns dos principais benefícios de usar um PBX VoIP hospedado são:
- custos de manutenção menores
- taxas de chamada mais baixas para chamadas domésticas e internacionais
- escalabilidade fácil
- mobilidade aumentada
- compatibilidade com diferentes tipos de dispositivos (telefones de mesa, softphones, telefones de conferência e dispositivos móveis)
- segurança de dados aprimorada
- não há necessidade de infraestrutura de TI interna
Qual é a diferença entre PBX e VoIP?
Both PBX (Private Branch Exchange) e VoIP (Voice over Internet Protocol) são sistemas telefônicos empresariais usados para realizar a mesma finalidade – fazer e receber chamadas telefônicas. A diferença entre eles está em como operam e em suas vantagens e desvantagens.
PBX analog phone system is connected to a local Public Switched Telephone Network (PTSN) through a landline. It connects all office desk phones on the same network and allows making internal and external calls. It also offers several features that are not available on traditional phones (call transfers, IVR menu). PBX systems are considered reliable, secure, and provide high call quality, but the initial setup and maintenance costs are usually high.
Os sistemas de telefonia VoIP convertem chamadas telefônicas analógicas em pacotes IP que são enviados pela Internet. Embora seja uma tecnologia relativamente recente em sistemas telefônicos, ela se mostra muito flexível, facilmente escalável e mais econômica do que o PBX. No entanto, o desempenho do VoIP e a qualidade do som das chamadas podem ser afetados por interrupções e problemas na Internet.
Com o que é compatível o PBX?
Um sistema PBX tradicional utiliza linhas telefônicas físicas e é compatível com telefones analógicos (telefones fixos). O PBX conecta os telefones e extensões dentro de uma organização entre si e às linhas analógicas externas. Com um sistema PBX, uma empresa pode ter mais telefones do que linhas telefônicas. Embora os sistemas PBX tradicionalmente usassem linhas terrestres de cobre, o VoIP mudou o jogo. Hoje em dia, um PBX VoIP (ou IP PBX) geralmente é compatível com uma variedade de telefones SIP e softphones.
O que é hardware de PBX?
Os sistemas de telefone PBX analógico tradicionais se conectam à Rede Pública de Telefone Comutada (PSTN) por meio de linhas de Serviço Telefônico Comum (POTS). Um sistema PBX gerencia chamadas entre telefones e máquinas de fax ao estar fisicamente conectado a eles por meio de cabeamento de cobre. O hardware do sistema de telefone PBX normalmente está localizado em um armário de telecomunicações ou em uma sala de servidores de um escritório. O hardware precisa ser configurado e mantido pela equipe de TI da empresa. No caso de uso de sistemas PBX hospedados, o hardware do PBX está localizado externamente, enquanto as chamadas são roteadas para seus telefones pela Internet. Um sistema de telefone PBX hospedado é configurado e mantido pela empresa que abriga o hardware do PBX.
O VoIP requer um PBX?
O VoIP funciona de forma independente e não requer um sistema telefônico PBX para funcionar de forma eficiente. O VoIP só precisa de uma conexão ativa com a Internet e um telefone VoIP. Os provedores de serviços VoIP de hoje podem oferecer às empresas a maioria dos recursos do PBX sem precisar ter hardware PBX no local. No entanto, se você optar por um PBX IP local (baseado em VoIP), o sistema ainda precisará de um PBX. Mas, em vez de se conectar fisicamente ao PBX com fios de cobre, os telefones se conectam ao PBX pela Internet.
Como funciona o sistema de telefone IP PBX?
Sistemas de telefonia IP PBX realizam chamadas por meio da internet em vez das linhas telefônicas tradicionais. O sistema converte sinais de voz analógicos em pacotes digitais e os direciona para um provedor de serviços VoIP para gerenciar a iniciação e o término de cada chamada. O IP PBX é baseado em padrões SIP e pode ser compatível com telefones IP, dispositivos móveis e softphones. O IP PBX inclui um índice de todos os usuários, telefones e seus respectivos endereços SIP correspondentes.
Quando um usuário faz uma ligação, o servidor PBX pode diferenciar entre chamadas internas e externas. Chamadas internas são encaminhadas para o endereço SIP do telefone ou usuário que recebe as chamadas. Chamadas externas são encaminhadas por meio de um gateway VoIP ou um provedor de serviços VoIP para o destino desejado.
Qual é a diferença entre PBX e PABX?
Enquanto PBX significa ‘Private Branch Exchange’, PABX significa ‘Private Automatic Branch Exchange’. A diferença entre os dois remonta à história dos sistemas telefônicos. Originalmente, um sistema PBX exigia operadoras de central telefônica para conectar manualmente os chamadores internos à extensão correta. Isso estabelecia uma conexão entre duas pessoas usando o PSTN (Plain Old Telephone Service). Com o tempo, o PBX evoluiu para o PABX quando a comutação eletrônica se tornou disponível. Isso permitiu que os usuários discassem um número de extensão para fazer uma chamada interna sem precisar de um operador. Tecnicamente, uma vez que os PBXs não automáticos não existem mais, os sistemas PBX de hoje são PABX.
Qual é o número do PBX?
Um número de PABX é um número de telefone que facilita para uma empresa organizar chamadas recebidas. Com a ajuda de um número de PABX, as empresas coletam todas as suas chamadas recebidas em um número e, em seguida, transferem as chamadas para o escritório, departamento ou pessoas certas. Um número de PABX pode ser programado para transferir automaticamente uma chamada para outro número quando o primeiro número não atende ou está ocupado.
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A conexão entre o software de Helpdesk do Live Agent e um PBX VoIP (Private Branch Exchange) reside na colaboração entre eles para agilizar e otimizar as operações de suporte ao cliente. O software de Helpdesk do Live Agent permite que as empresas forneçam assistência e suporte em tempo real aos clientes por meio de vários canais de comunicação. Um PBX VoIP, por outro lado, serve como um sistema centralizado para gerenciar chamadas telefônicas dentro de uma organização. Ao integrar o software de Helpdesk do Live Agent com um PBX VoIP, as empresas podem aprimorar suas capacidades de suporte ao cliente. As chamadas feitas para o helpdesk podem ser roteadas, enfileiradas e distribuídas com eficiência para os agentes disponíveis por meio do PBX VoIP, garantindo que as consultas dos clientes sejam prontamente atendidas. Essa integração permite uma comunicação fluída, melhor manipulação de chamadas e melhor coordenação entre o software de helpdesk e a infraestrutura VoIP, resultando em maior satisfação do cliente e operações de suporte eficientes.
Frequently Asked Questions
O que é um PABX VoIP?
VoIP PBX é um sistema de telefonia empresarial que utiliza tecnologia VoIP. Ele difere de um sistema PBX tradicional porque transmite chamadas telefônicas através de redes IP, em vez de redes telefônicas comutadas por circuito. Os sistemas VoIP PBX podem ser locais ou hospedados na nuvem.
Qual é a diferença entre PBX e VoIP?
PBX (Private Branch Exchange) é um sistema de telefonia empresarial conectado a uma rede PSTN local por linha fixa e permite que os funcionários se conectem interna e externamente. VoIP (Voice over Internet Protocol) usa uma conexão com a Internet para fazer chamadas e é considerado mais flexível, escalável e econômico do que um sistema PBX tradicional.
Com o que PBX é compatível?
Um sistema PBX tradicional utiliza linhas terrestres com fio pela empresa de telefonia. Portanto, é compatível apenas com telefones terrestres. No entanto, um sistema PBX habilitado para VoIP usa sinais digitais em vez de analógicos e geralmente é compatível com uma variedade de telefones SIP e softphones.
O que é hardware PBX?
Sistemas telefônicos PBX analógicos tradicionais utilizam linhas terrestres de cobre e hardware que está fisicamente localizado no armário de telecomunicações ou na sala de servidores de uma empresa. O hardware do PBX é configurado, instalado e mantido internamente. Com sistemas de PBX hospedados que operam usando uma conexão de internet, o hardware do PBX está localizado fora das instalações e é gerenciado pela empresa que abriga o hardware.
O VoIP requer um PBX?
Sistemas de telefonia VoIP não requerem um PBX para funcionar. Você só precisaria de uma conexão de internet banda larga de alta velocidade e um telefone VoIP para começar. Um provedor VoIP típico pode oferecer uma variedade de recursos de PBX sem precisar ter hardware de PBX interno.
Como funciona o IP PBX?
O sistema telefônico IP PBX funciona pela internet ao invés de usar linhas telefônicas tradicionais. O sistema opera convertendo sinais de voz analógicos em pacotes digitais e direcionando-os para um provedor de serviços VoIP para coordenar o início e término das chamadas.
Qual é a diferença entre PBX e PABX?
O PABX (Private Automatic Branch Exchange) se tornou a evolução dos sistemas tradicionais de PBX que exigiam que os operadores da central telefônica conectassem manualmente as chamadas entre as extensões. O PABX automatizou todo o processo quando a tecnologia de comutação eletrônica foi adotada.
Qual é o número do PBX?
Um número de PABX ajuda as empresas a organizar suas chamadas recebidas, coletando todas as chamadas de entrada para um número e transferindo-as para as pessoas ou departamentos certos. Um número de PABX pode ser configurado para transferir uma chamada para outro número caso o primeiro número esteja ocupado ou não seja atendido.
Depois de entender tudo sobre VoIP PBX, você pode querer explorar mais sobre a infraestrutura de VoIP. Descubra quais são os componentes essenciais de uma rede de voz e como isso pode beneficiar sua empresa. Além disso, é importante conhecer o provedor de serviços de VoIP. Saiba como escolher o melhor provedor para suas necessidades e os benefícios que o VoIP pode trazer em comparação com linhas terrestres convencionais.
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