Curioso sobre VoIP e como ele pode lhe proporcionar a capacidade de fazer chamadas acessíveis? Leia para descobrir como funciona o VoIP.
O que é VoIP?
VoIP é uma abreviação para voice over Internet protocol. Um sistema telefônico tradicional conecta você a outras pessoas usando uma rede de fios de cobre e outros sistemas. Em comparação, as chamadas VoIP são transmitidas pela internet. Cada parte da conversa é enviada como um pacote de dados para a pessoa com quem você está falando e depois traduzida de volta para o som.
Chamadas VoIP são utilizadas por milhões de pessoas todos os dias. Se você já trabalhou em um prédio de escritório moderno, há uma boa chance de que já tenha feito e recebido chamadas VoIP usando esse sistema.
Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em como os sistemas VoIP funcionam para mantê-lo conectado.
Como funciona o VoIP?
Para fazer e receber chamadas através da tecnologia de PBX e VoIP, você não precisa saber como o sistema funciona em detalhes. No entanto, um entendimento de alto nível sobre a mecânica do serviço de VoIP é útil.
Para ilustrar a tecnologia VoIP em ação, vamos supor que você tenha uma solução VoIP neste momento e seu melhor amigo liga para você. Os seguintes passos explicam como a chamada funciona.
- Seu amigo liga para seu número de telefone. Essa ligação, eventualmente, se conecta ao seu provedor de serviço de VoIP e sua rede IP.
- O provedor de serviços de VoIP envia a ligação para o seu telefone VoIP usando uma conexão com a internet.
- Você ouve o som de uma chamada recebida e atende o telefone. Assim que seu amigo diz alô, você começa a falar.
- À medida que a ligação avança, cada som da sua conversa é transmitido de ida e volta através de uma rede IP. A tecnologia VoIP transmite constantemente essas informações digitais e as converte de volta em áudio à medida que a ligação continua.
Como otimizar sua conexão com a Internet para VoIP?
Uma conexão de Internet de alta velocidade é vital para fazer chamadas de VoIP. Há apenas um desafio: você provavelmente tem vários dispositivos em casa e em seu escritório que usam simultaneamente sua conexão de Internet de banda larga. Quando há muitas demandas em sua conexão de Internet de banda larga, sua conexão de VoIP pode ser prejudicada.
Para evitar decepções, use as seguintes dicas para otimizar sua conexão com a Internet.
Distância até o roteador sem fio. Seu computador ou dispositivo móvel provavelmente está conectado à Internet através do wi-fi. Você pode obter uma conexão mais rápida ao se aproximar fisicamente do seu roteador durante as chamadas.
Desligue outros dispositivos e programas que utilizam sua conexão com a Internet. Antes de cada chamada VoIP, considere desligar aplicativos que transmitem áudio e vídeo (por exemplo, serviços de streaming de vídeo como Netflix e jogos de vídeo conectados à Internet). Quando esses outros dispositivos e serviços estiverem desconectados, sua chamada VoIP provavelmente terá melhor qualidade.
- Se as dicas acima não ajudarem a otimizar sua conexão de internet banda larga, ligar para o provedor de serviços de internet (ISP) é o próximo passo adequado. Eles podem ter sugestões técnicas adicionais sobre como acelerar sua conexão de internet.
Quais são os prós e contras do VoIP?
Como qualquer tecnologia, existem vantagens e desvantagens em usar VoIP. Portanto, antes de mudar para um provedor de VoIP empresarial e cancelar seus sistemas telefônicos tradicionais, reserve alguns minutos para entender as vantagens e desvantagens.
Vantagens do VoIP
Economia de custos em comparação com linhas telefônicas tradicionais. Além disso, os provedores de serviço VoIP muitas vezes oferecem maior flexibilidade (por exemplo, você pode fazer chamadas VoIP do seu PC, smartphone ou tablet). Uma outra vantagem do VoIP em relação a um telefone analógico é a velocidade. Você pode configurar sistemas telefônicos VoIP em minutos ou horas, enquanto se inscrever para um telefone analógico ou um celular pode levar muito mais tempo.
Desvantagens do VoIP
Você precisa ter uma conexão de banda larga em funcionamento para usar VoIP. Outra desvantagem potencial é o tempo necessário para usar o VoIP completamente, se você está acostumado a fazer chamadas com linhas telefônicas tradicionais. Além disso, quedas de energia podem dificultar o acesso ao VoIP com um PC, mas você ainda pode usar um aplicativo móvel de VoIP.
Sistemas telefônicos tradicionais também têm prós e contras a considerar. A principal vantagem dos sistemas telefônicos tradicionais é que eles ainda funcionam durante uma falta de energia. Além disso, um telefone analógico não requer uma conexão com a Internet para fazer chamadas. Por outro lado, a desvantagem de fazer chamadas telefônicas com um telefone analógico são os custos mais altos e a falta de flexibilidade.
Qual é a diferença entre VoIP e comunicações unificadas?
Antes de fazer alterações na sua infraestrutura de rede e comprar um telefone IP para cada funcionário, você pode considerar se deve escolher comunicação unificada em vez disso. Há algumas diferenças importantes para se ter em mente.
Foco em comunicações empresariais. Um sistema de comunicações unificado combina várias capacidades como videoconferência, áudio conferência, um aplicativo móvel e serviço de telefone empresarial. Em contraste, um telefone VoIP pode ser usado por um indivíduo ou por uma empresa.
Diferenças de custos. Compreender o custo das suas ferramentas de comunicação empresarial é essencial. Na maioria dos casos, um provedor de VoIP empresarial provavelmente será mais barato do que as comunicações unificadas, especialmente se você apenas precisa fazer chamadas telefônicas.
Serviços profissionais. Devido à complexidade e às muitas opções envolvidas em comunicações unificadas, você pode precisar pagar por serviços profissionais (por exemplo, consultores) para configurar o sistema. Em contraste, as implementações de VoIP podem ser muito mais diretas.
Como escolher o melhor provedor de VoIP?
Como proprietário de um negócio, algumas decisões de compra são mais importantes que outras. Ao escolher um provedor de serviço VoIP, lembre-se de que você usará o sistema todos os dias. Portanto, vale a pena dedicar um tempo comparando diferentes provedores de VoIP antes de fazer sua escolha. Para simplificar o processo, use os seguintes critérios de seleção como ponto de partida.
Reputação do provedor de serviços VoIP – Peça sugestões aos seus amigos e colegas sobre o provedor de serviços VoIP que eles utilizam. Além disso, dedique um tempo para pesquisar análises online que destaquem os prós e contras de diferentes provedores (por exemplo, qualidade de voz) para que você possa desenvolver sua lista de opções.
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capacidades de segurança – Quando seus clientes falam com você, eles podem compartilhar informações confidenciais, como detalhes de pagamento (por exemplo, números de cartão de crédito). Essa é uma das razões pelas quais a segurança é uma característica tão importante ao escolher um provedor de serviços VoIP.
qualidade do serviço – Você já foi desconectado durante uma ligação telefônica importante? É uma experiência incrivelmente frustrante. Em termos de qualidade do serviço, preste atenção especial à qualidade de áudio oferecida pelo provedor de serviço VoIP. Além disso, verifique que tipo de suporte ao cliente (por exemplo, e-mail, telefone ou chat) é oferecido por eles.
custo – Não assuma que todo plano mensal é comparável. Alguns podem incluir recursos adicionais como chamadas de vídeo, SMS e a capacidade de se conectar com seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).
Faça uma lista de seus principais recursos (por exemplo, deve incluir chamadas de longa distância internacional e incluir correio de voz) antes de analisar o custo.
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Frequently Asked Questions
O que é VoIP?
VoIP é uma sigla para voz sobre protocolo de Internet. É uma maneira de fazer chamadas telefônicas usando a Internet, em vez de uma empresa de telefonia.
Como isso funciona?
A voz sobre IP funciona conectando seu telefone de mesa à internet e transmitindo sua conversa por meio de uma rede IP. No final das contas, o VoIP permite que você faça chamadas para qualquer pessoa, seja ela dona de um telefone de mesa ou de um celular.
Como você otimiza sua conexão com a Internet para VoIP?
Para melhorar a qualidade do serviço nas chamadas de VoIP, você precisa se certificar de que serviços intensivos em dados (por exemplo, streaming de vídeo) não estejam usando sua conexão banda larga ao mesmo tempo que suas chamadas. Se você estiver tendo dificuldades mesmo assim, tente se aproximar do seu roteador de rede. Se nenhuma dessas dicas funcionar, peça conselhos adicionais ao seu provedor de serviços de Internet.
Quais são as vantagens e desvantagens do VoIP?
As vantagens do VoIP incluem serviços de telefone de baixo custo e flexibilidade acessível (por exemplo, você pode usar seu smartphone para fazer chamadas VoIP). As desvantagens do VoIP incluem problemas ocasionais com a qualidade de voz e a necessidade de ter uma conexão de banda larga de qualidade.
Qual é a diferença entre VoIP e comunicações unificadas?
VoIP é uma tecnologia para fazer chamadas telefônicas através da Internet em vez de usar serviço celular ou um telefone tradicional. Em contraste, comunicação unificada é um conjunto de ferramentas de comunicação empresarial que podem incluir uma máquina de fax, email, chamadas telefônicas, videoconferências e muito mais.
Como você escolhe o melhor provedor de VoIP?
Comece definindo o que é importante para você. Por exemplo, se você precisa de chamadas internacionais de baixo custo, concentre-se em provedores de VoIP que oferecem esse recurso. Na maioria dos casos, a solução perfeita oferecerá economia de custos, alta qualidade de serviço, suporte ao cliente e uma excelente reputação do provedor.
Depois de entender o que é VoIP, você pode querer explorar mais sobre o VoIP explicado. Esta página oferece uma visão detalhada sobre como essa tecnologia funciona e suas vantagens.
Se você está pensando em implementar essa tecnologia, conhecer o software de VoIP explicado pode ser muito útil. Descubra como esse software pode ser mais benéfico em comparação com telefones tradicionais.
Outra informação importante é entender o que é um número VoIP. Saiba por que as empresas devem considerar o uso de números VoIP e como eles diferem dos números de telefone tradicionais.
Para aqueles interessados em prover esse serviço, o artigo sobre o provedor de serviços de VoIP explicado é um recurso valioso. Ele ajuda a identificar como escolher o melhor provedor para suas necessidades específicas.
Por fim, se estiver curioso sobre os tipos de números, o artigo sobre VoIP fixo pode esclarecer as diferenças entre números VoIP fixos e não fixos, além de destacar os prós e contras de cada um.
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