A Qualidade de Serviço (QoS) é uma das formas mais eficientes de melhorar a qualidade das chamadas VoIP. Descubra como essa tecnologia funciona e como ela torna as chamadas VoIP mais confiáveis.
O que é QoS VoIP?
O termo QoS VoIP significa “Qualidade de Serviço para Voz sobre IP”. A tecnologia de Qualidade de Serviço foi criada para solucionar problemas comuns com VoIP. Às vezes, você pode ter largura de banda limitada se outras pessoas na sua empresa ou em casa usarem a Internet. Quando sua chamada VoIP compete com outros usuários, sua chamada pode ficar parada, sofrer um efeito de instabilidade e uma degradação geral da qualidade de voz. O uso da tecnologia de Qualidade de Serviço pode reduzir a instabilidade e otimizar sua largura de banda.
É necessário QoS para VoIP?
Falando estritamente, a QoS não é necessária para fazer chamadas VoIP. A QoS para VoIP é uma forma de melhorar a qualidade da voz para um nível aceitável. Sem essa tecnologia, sua chamada pode apresentar problemas devido à perda de pacotes, especialmente se outros usuários estiverem usando videoconferência. Enquanto você fala em uma chamada VoIP, sua conversa é convertida em informações digitais e transmitida rapidamente como uma série de “pacotes VoIP”. Se alguns desses pacotes VoIP forem perdidos durante a comunicação entre os dispositivos, sua chamada pode ser afetada.
Se você quer causar uma boa impressão nos clientes que ligam para suas filiais e sede, a tecnologia de QoS de VoIP é uma ótima escolha.
Requisito de QoS para chamadas de VoIP
Para realizar chamadas telefônicas de alta qualidade através de uma rede VoIP, usar a Política de QoS é uma escolha inteligente. Existem algumas exigências para usar o QoS para VoIP de forma eficaz.
Suporte prestado pelo provedor de serviço. Pergunte ao seu provedor de VoIP se eles oferecem QoS para as chamadas telefônicas. Se o seu provedor de serviço não oferecer QoS, você pode ter que usar um provedor de serviço diferente.
Requisitos de largura de banda. A QoS otimiza o tráfego de VoIP em sua conexão com a Internet. Se sua conexão com a Internet tiver largura de banda mínima, a QoS pode não ajudar muito. Como orientação, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) nos EUA recomenda uma largura de banda mínima: 25 megabits por segundo e uma velocidade de upload de 3 megabits por segundo. Se houver várias pessoas em sua residência ou negócio, pode ser melhor comprar a largura de banda máxima que você possa pagar.
Verifique o seu roteador de Internet. Verifique as configurações do seu roteador para ver se ele está pronto para o QoS VoIP. Por exemplo, o seu roteador pode ter limites de gerenciamento de largura de banda em vigor. Essas configurações podem precisar ser alteradas para suportar o QoS.
Configurando a qualidade de serviço VoIP
Após concluir o uso de uma ferramenta de teste do VoIP para testar o serviço, siga as etapas a seguir para iniciar a configuração de QoS para o seu telefone VoIP. Lembre-se de que resolver problemas como a variação da rede e a qualidade de voz ruim pode exigir algumas experimentações. Se precisar de ajuda avançada, considere entrar em contato com os engenheiros de rede do seu provedor de serviços de VoIP.
Verifique as limitações de largura de banda. Seu roteador ou provedor de serviço de Internet pode ter limitações de largura de banda ou limites de banda em vigor. Engenheiros de rede usam esses limites para garantir que todos os usuários possam usar a Internet de forma eficaz, seja usando dispositivos móveis ou computadores.
Discuta técnicas de economia de largura de banda. Peça a outros usuários em seu negócio ou casa para moderar o uso de serviços de streaming e jogos durante o horário comercial. Essa mudança por si só melhorará a qualidade de suas chamadas de voz para um nível aceitável em muitos casos.
Use uma fila de prioridade. Para alcançar ou exceder um nível aceitável de qualidade para chamadas de voz, verifique e ative a configuração de “fila de prioridade”. Essa capacidade significa que as chamadas de voz terão prioridade para que você possa aproveitar ao máximo as limitações de largura de banda.
A QoS diminui a velocidade da Internet?
Algumas pessoas estão preocupadas com o uso da tecnologia de qualidade de serviço por causa de seu efeito sobre outras pessoas. Para entender essa preocupação, vamos considerar um exemplo.
A FCC define o padrão mínimo de largura de banda efetiva como 25 megabits para download e 3 megabits para upload como a largura de banda mínima adequada.
Sua situação pode ser diferente. Por exemplo, leve em consideração as filiais onde pode ter vários dispositivos móveis, conferências de vídeo e chamadas de voz acontecendo simultaneamente. Nesse caso, é mais provável que ocorram limitações de largura de banda. No entanto, em um ambiente empresarial, a qualidade ruim de voz nas chamadas com os clientes é inaceitável. Portanto, vale a pena usar as configurações de qualidade de serviço (QoS), para que o tráfego de voz tenha largura de banda dedicada.
Antes de ativar o QoS, anuncie a mudança. Informar antecipadamente ajuda a evitar reclamações quando outros dispositivos de rede sofrem. A maioria dos usuários empresariais entende que o tráfego de voz precisa ser priorizado em relação a outros tipos de tráfego. Por exemplo, assistir vídeos no YouTube pode precisar ser desacelerado para manter a qualidade das chamadas VoIP.
O que é classe de tráfego em QoS?
Já que a tecnologia de Qualidade de Serviço requer direção, você precisa decidir quais serviços recebem tratamento prioritário. As classes de tráfego organizam o uso da Internet em grupos semelhantes. Por exemplo, você pode ter uma classe de tráfego para chamadas de voz e videoconferência. O email pode ter sua própria classe de tráfego, e a navegação na web pode ter sua própria classe de tráfego.
Defina suas prioridades de tráfego. Reserve um tempo para discutir suas prioridades de tráfego com outras pessoas em sua casa ou empresa. Por exemplo, faça uma lista de todos os seus dispositivos de rede: laptops, dispositivos móveis e uma lista de todos os telefones VoIP. Em uma empresa maior, peça insights aos seus engenheiros de rede. Assim que você tiver compilado a lista, você poderá priorizá-la.
Como abordar a prioridade do tráfego de voz. Para minimizar o impacto do congestionamento de rede em chamadas de voz, seus perfis de QoS devem incluir garantias de largura de banda para o tráfego de voz. Se as garantias de largura de banda não estiverem disponíveis, classifique o tráfego de VoIP como sua maior prioridade.
Dica: Tenha em mente que há períodos de congestionamento durante o dia. A operadora de rede sem fio americana, Verizon, descobriu que as noites de dias úteis das 19h às 23h são os típicos “horários de pico da Internet”. Durante esse período, o tráfego de VoIP e videoconferência podem não funcionar tão bem. Sem a QoS do VoIP, problemas como jitter na rede podem diminuir a velocidade dos pacotes VoIP e interromper suas chamadas de voz.
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Assistir a um vídeo sobre QoS VoIP
O QoS VoIP e o software de help desk com agente ativo fornecem às organizações serviços de voice-over IP (VoIP) de alta qualidade, ao mesmo tempo que melhoram o atendimento ao cliente com poderosas ferramentas de help desk. O QoS VoIP utiliza as capacidades de Qualidade de Serviço (QoS) para garantir especificações como latência, jitter, perda de pacotes e largura de banda. O software de help desk com agente ativo fornece às organizações recursos de atendimento ao cliente, como sistema de tickets, chat, base de conhecimento e outras características poderosas. Em conjunto, essas tecnologias fornecem aos clientes excelente qualidade de voz, além do atendimento ao cliente eficiente e rápido que eles esperam.
Frequently Asked Questions
O que é QoS VoIP?
O QoS VoIP é uma tecnologia para garantir que suas chamadas VoIP funcionem sem problemas. QoS para chamadas VoIP significa que suas chamadas de voz têm largura de banda dedicada de forma eficaz.
É necessário QoS para VoIP?
Isso depende da sua situação de largura de banda particular. Se a sua empresa utiliza videoconferência e outras atividades intensivas em largura de banda, suas chamadas VoIP podem não ter a largura de banda mínima para funcionar corretamente. Se as chamadas VoIP são essenciais para você, use uma política de Qualidade de Serviço (QoS). Sem uma política de QoS para controlar o tráfego, a qualidade do áudio pode ser afetada.
Qual é um requisito de QoS para chamadas VoIP?
Os engenheiros de rede criaram QoS para VoIP para minimizar a má qualidade de voz. Os requisitos para o requisito de QoS incluem um serviço VoIP, um provedor de serviços de Internet sofisticado e o desejo de maximizar a qualidade da voz. Em uma organização maior, pode ser necessário estabelecer um acordo de nível de serviço para definir formalmente as prioridades de tráfego.
Como configurar a qualidade de serviço do VoIP?
Os passos exatos para configurar uma política de VoIP dependem do seu provedor de VoIP e da situação da rede (por exemplo, rede de área ampla, se você usa uma interface Ethernet ou Wi-Fi). Em uma pequena empresa, você pode usar regras de modelagem de tráfego para garantir a qualidade das chamadas de VoIP. Em um ambiente mais complexo, você pode precisar configurar várias classes de largura de banda para que cada tipo de serviço tenha garantias de largura de banda adequadas. Depois de configurar as configurações, faça algumas chamadas de voz de teste para verificar se as chamadas recebem o tratamento prioritário de que precisam. Fale com o fornecedor do seu aplicativo para obter dicas sobre como aproveitar ao máximo a tecnologia deles.
O QoS diminui a velocidade da Internet?
Em algumas situações, a Qualidade de Serviço pode diminuir a velocidade de acesso à internet. Especificamente, os usuários podem notar problemas durante períodos de congestionamento. Pode ser necessário fazer alguns testes para determinar o nível aceitável para manter a qualidade do VoIP. Não assuma que os perfis padrão de QoS e as classes de largura de banda são automaticamente válidos para a sua situação. Com o tempo, você encontrará as configurações corretas do VoIP para o tráfego de voz de acordo com suas necessidades.
Qual é a classe de tráfego em QoS?
As classes de tráfego, também conhecidas como classes de largura de banda, são uma maneira de definir prioridades para sua rede. Por exemplo, seu mapa de políticas pode atribuir o número um "classe de serviço" para chamadas de voz. Em contraste, dispositivos móveis podem ser designados para uma classe de serviço inferior. Durante períodos de congestão de rede, dispositivos móveis podem ter menos largura de banda dedicada porque você decidiu priorizar chamadas de voz.
Após aprender sobre a importância do QoS em chamadas VoIP, uma leitura complementar interessante seria sobre jitter VoIP. Descubra o que é jitter e como ele pode afetar a qualidade das suas chamadas. Além disso, explore dicas valiosas sobre como solucionar problemas de jitter para garantir uma comunicação mais clara e eficiente.
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