Qual é o MOS no VoIP?
A opinião média (MOS) é uma medida ou métrica usada para medir a qualidade da chamada VoIP ou qualidade do áudio. Em vez de descrever a qualidade da chamada VoIP em termos vagos, como bom ou ruim, o MOS VoIP oferece uma medida objetiva da qualidade da voz.
Falando de forma geral, o MOS varia de 1 a 5, onde 5 representa a melhor qualidade de chamada VoIP e 1 representa uma baixa qualidade de serviço. Essas pontuações são mais diretas para comparar do que testes subjetivos e comentários como “Estou tendo muitas chamadas de voz com falhas”.
A medição da qualidade de voz com MOS também é útil ao comparar dois provedores diferentes de chamadas VoIP. Por exemplo, você pode descobrir que um serviço de chamadas VoIP empresarial possui números MOS consistentemente melhores do que um serviço gratuito. Nesse caso, escolher o serviço com melhor qualidade de conversação (ou seja, número MOS mais alto) faz sentido.
Quando você tem problemas de qualidade na sua conversa em uma chamada de VoIP, faça um teste de MOS.
Este número irá ajudá-lo a ter uma conversa mais informada com o departamento de suporte técnico.
Agora vamos dar uma olhada mais profunda na pontuação média de opinião (MOS) e como essa medida de qualidade é calculada.
Medição de MOS
Na prática, a maioria das pessoas utiliza software para calcular um MOS. Então você não precisa abrir o Excel ou usar uma calculadora para encontrar manualmente a métrica. Dito isso, é útil saber como um MOS é calculado para entendê-lo melhor.
O primeiro passo para calcular um MOS é reunir os seguintes pontos de dados. Note que você pode usar um software de monitoramento de desempenho de rede para coletar esses dados numéricos de medida de forma mais rápida.
atraso de propagação – Medir o tempo necessário para um sinal digital individual viajar por toda a rede. Redes mais complexas com roteadores, switches e outros atrasos tendem a ter um atraso de propagação mais alto. Em outras palavras, essa métrica mede o atraso de ida e volta para os dados viajarem do seu computador para a pessoa que você está chamando.
atraso de empacotamento – Essa métrica de tempo representa o tempo necessário para converter informações como o som de sua conversa em informações digitais (ou seja, pacotes de voz) e, por fim, decodificá-las na outra extremidade. Observe que usar um codec não compactado pode ter um atraso de empacotamento menor.
buffer de jitter – Os dados digitais que representam sua chamada nem sempre chegam como esperado. Como resultado, são necessários atrasos para compensar as diferenças no tempo de chegada dos pacotes. Quando a porcentagem de perda de pacotes aumenta, os pacotes de voz precisam ser reenviados. Isso causa mais atrasos de processamento e um atraso de buffering. Em última análise, os problemas de buffer de jitter se traduzem em problemas de VoIP (voz sobre protocolo de Internet).
Conforme você começa a aprender mais sobre monitoramento de desempenho de rede, há alguns termos adicionais que você pode querer conhecer para diagnosticar problemas de VoIP.
Pacote RTP – O protocolo em tempo real (RTP) leva as informações de voz ou pacotes de voz pela rede. Diversos fatores, como perda de pacotes, jitter e latência, afetam a operação suave das transmissões dos pacotes RTP. Compreender o desempenho dos pacotes RTP é fundamental para entender corretamente as estatísticas de VoIP.
contagem de pacotes – Esta métrica é útil porque coloca a perda de pacotes em contexto. Por exemplo, se a sua chamada VoIP tem 50 pacotes por segundo e você está perdendo 5 pacotes por segundo, você perde uma parte significativa da chamada devido à queda de pacotes. As contagens de pacotes envolvidas variam dependendo do codec VoIP utilizado.
simulação de perda de pacote – Antes de iniciar uma chamada VoIP, você pode usar a simulação de perda de pacote para estimar a qualidade de voz da chamada. Para aplicações críticas, como chamadas de negócios importantes, é sábio usar a simulação de perda de pacote para diagnosticar problemas.
Quais são os benefícios de uma boa MOS para VoIP?
Sua conexão VoIP precisa manter uma boa MOS para aproveitar ao máximo a telefonia IP.
Em geral, uma pontuação aceitável é de 4.3 a 5. No entanto, a qualidade da chamada de voz pode ser considerada “ok” quando sua pontuação média de opinião cai para 3.6. Se você estiver vendo pontuações individuais abaixo de 3.6, sua conversa pode começar a parecer uma voz de robô.
Note que é útil medir sua MOS várias vezes ao longo do dia para determinar sua pontuação média. Ao tomar várias medidas, você pode encontrar momentos em que sua conexão com a Internet tem uso de largura de banda inferior.
Usar o MOS para descrever a qualidade da sua voz sobre IP é muito melhor do que descrições vagas como “voz robótica” ou “qualidade excelente”. Quando você tem várias pontuações de opinião média disponíveis, você pode discutir melhor maneiras de evitar problemas de qualidade em suas chamadas com engenheiros de rede.
Como aumentar seus resultados do MOS?
Ninguém espera ansiosamente por uma qualidade ruim de VoIP. Antes de voltar a fazer chamadas de voz tradicionais, não desista da esperança. Existem algumas maneiras simples de melhorar os sinais de áudio.
Procure assistência do seu provedor de serviços de internet
Comece perguntando ao seu ISP sobre maneiras de evitar o congestionamento da rede. Eles podem indicar maneiras de melhorar a qualidade das chamadas em toda a sua rede. Para ilustrar os problemas que você enfrenta, ofereça-se para executar uma ferramenta de ping enquanto estiver em uma chamada com o suporte técnico. Em uma rede corporativa mais extensa, a TI pode usar ferramentas de monitoramento de dispositivos de rede para diagnosticar a causa dos problemas de integridade do VoIP. Em algumas situações, uma avaliação de rede pode ajudar a identificar a causa da lentidão da rede.
Você pode ser informado de que toda a rede está passando por erros de rede devido a uma manutenção de emergência. Nessa situação, você pode não ter sorte. Considere reagendar suas chamadas para outro horário para evitar baixa qualidade em suas chamadas. Caso contrário, pergunte ao seu provedor de serviços de Internet dicas sobre como gerenciar melhor o tráfego de rede em sua localização para priorizar as chamadas telefônicas.
Certifique-se de discutir a latência de rede com o seu provedor de serviços de Internet se eles não mencionarem isso.
Seu provedor de serviços de Internet pode ter mais dicas com base em sua experiência com monitoramento de rede.
Peça orientação ao seu provedor de serviço VoIP
Uma rede VoIP de alto desempenho foi projetada para evitar chamadas instáveis, mas elas ainda acontecem às vezes. Supondo que você esteja trabalhando com um provedor VoIP profissional que usa um codec rápido para chamadas VoIP, você pode executar alguns testes. Eles podem executar testes de qualidade de experiência (também conhecidos como QoE para VoIP). Essa medida considera a visão de você como o usuário humano fazendo chamadas de voz. Além disso, eles podem executar uma pontuação média de opinião (MOS) para entender melhor a situação do seu sinal digital.
Após reunir essas informações, pergunte ao seu provedor de serviços VoIP o que pode ser feito para evitar uma maior degradação da qualidade de voz. Eles podem sugerir executar uma atualização de firmware no seu modem ou roteador. Além disso, mudar para um microfone diferente pode ajudar a reduzir o ruído de fundo durante as chamadas telefônicas. De modo geral, um plano de provedor residencial de VoIP pode ter menos capacidade para melhorar a qualidade do sinal de voz.
Para resumir, existem algumas maneiras de melhorar o seu MOS de VoIP e ter chamadas melhores.
economia de largura de banda – Desligue outros dispositivos e aplicativos antes de fazer uma chamada para que não haja impedimentos para o tráfego de VoIP.
velocidade do codec – Pergunte ao seu provedor de serviços VoIP se você pode fazer uma alteração na velocidade do codec. Os valores padrão nas configurações do codec não são ideais em todas as situações.
áudio de alta fidelidade – Considere usar um fone de ouvido com cancelamento de ruído durante as chamadas, pois isso pode ajudar você a eliminar o ruído de fundo.
À medida que você avança na melhoria da qualidade da sua voz, podem surgir alguns termos adicionais que você pode encontrar.
fator de classificação – Isso se refere a uma fórmula técnica chamada de modelo E. O modelo E é escrito como R = Ro – Is – Id – Ie + A + W. Cada variável no modelo é um fator de classificação separado que descreve a qualidade da ligação.
fator de vantagem – Uma variável no modelo E representa conveniência para o usuário final. O modelo assume que as pessoas podem tolerar menor qualidade de voz por conveniência (ou seja, a disposição de muitas pessoas em tolerar problemas de qualidade em uma chamada de telefone celular).
fator de base – É o “Ro” no modelo E. Refere-se aos efeitos de ruído de fundo que podem impactar a qualidade do fator.
Ready to start using VoIP services?
LiveAgent created the call center features to provide superior customer communication via phone.
Frequently Asked Questions
Qual é o valor do MOS no VoIP?
A pontuação média de opinião (MOS) é uma medida ou métrica usada para medir a qualidade das chamadas VoIP. O MOS vai de 1 a 5, onde 5 significa a melhor qualidade de chamada VoIP e 1 significa uma baixa qualidade de serviço.
O que compõe o MOS?
MOS é baseado em vários fatores, incluindo atraso de propagação, atraso na formatação de pacotes e buffer de variação. Um servidor VoIP bem configurado é menos propenso a ter problemas, mas eles podem ocorrer em qualquer serviço VoIP.
Como você mede o MOS?
Embora seja possível medir o MOS manualmente, poucas pessoas o fazem dessa maneira. Se você está tentando melhorar o desempenho dos telefones de mesa VoIP em uma empresa grande, use ferramentas de rede em vez disso. Ferramentas de rede especializadas também podem facilitar a medição de latência na rede.
Qual é um bom MOS para VoIP?
Um bom MOS para VoIP é entre 4,3 e 5. Quando possível, faça um esforço para deixar seu MOS mais próximo de 5.
Qual é uma boa velocidade de internet para VoIP?
A maioria dos especialistas sugere uma velocidade de Internet de 5 megabits de download e upload para VoIP moderno. Essa velocidade também permite navegar na web e enviar e-mails enquanto realiza uma chamada VoIP. Quando você compartilha uma conexão com a Internet com muitas outras pessoas (por exemplo, de 100 a 999 usuários em um prédio grande), compre o serviço de Internet mais rápido que você puder pagar.
Quais são os benefícios do MOS?
O MOS é uma ferramenta de diagnóstico útil para melhorar o desempenho das chamadas VoIP. Em vez de simplesmente descrever uma chamada VoIP como boa ou ruim, você pode obter uma pontuação objetiva de até 5. Quando usado em conjunto com outras métricas de rede como latência, o MOS pode acelerar a correção de problemas de qualidade de chamadas VoIP.
O que afeta o seu teste de VoIP MOS?
Vários fatores principais afetam seu MOS: seu provedor de serviço VoIP, provedor de serviço de Internet e rede. Para aumentar seu MOS de teste e aproveitar chamadas VoIP melhores, trabalhe na otimização de cada fator MOS.
Se você está interessado em aprender mais sobre como melhorar a qualidade das suas chamadas, recomendamos ler sobre o Jitter VoIP. Este artigo explica o que é o jitter em chamadas VoIP e oferece dicas valiosas para solucionar problemas relacionados.
Descubra tudo sobre números VoIP: aprenda a identificar, rastrear, e obter um número VoIP, além das diferenças cruciais entre números VoIP e telefones convencionais. Entenda por que empresas estão adotando essa tecnologia para reduzir custos e melhorar a comunicação. Visite nossa página para explorar o potencial dos números VoIP e como eles podem transformar seu negócio!
Descubra o serviço de telefone VoIP, uma solução econômica para chamadas nacionais e internacionais usando a internet. Explore as diferenças entre VoIP residencial e empresarial, e conheça as vantagens e desvantagens deste serviço inovador. Aprenda como configurar o VoIP e os equipamentos necessários para otimizar suas comunicações. Obtenha insights sobre a integração com telefones fixos e as funcionalidades avançadas que o VoIP oferece.
Descubra tudo sobre chamadores VoIP e os benefícios do identificador de chamadas VoIP! Aprenda a configurar dispositivos para exibir nomes de chamadores, bloquear chamadas indesejadas e realizar buscas de identificação. Proteja-se contra chamadas suspeitas e melhore a eficácia da sua equipe. Visite para entender como o VoIP pode otimizar sua comunicação empresarial.