Você está tendo dificuldade para ser ouvido durante uma chamada de VoIP? A causa pode ser devido a um problema comum chamado jitter ou jitter VoIP (ou seja, voz sobre protocolo de Internet).
O que é jitter VoIP?
A tecnologia VoIP converte os sons da sua voz em dados chamados pacotes. Esses pacotes de voz são então transmitidos pela internet e depois convertidos de volta no som original.
Infelizmente, atrasos e problemas às vezes afetam a chamada. Quando ocorre perda de pacotes, a qualidade do áudio é prejudicada. No melhor dos casos, um atraso na transmissão do pacote significa interrupções curtas. No pior dos casos, jitter de pacotes significa que palavras inteiras são perdidas. Felizmente, a perda de um único pacote pode não ser perceptível. No entanto, quando mais pacotes são perdidos, o fluxo de pacotes inteiro pode ser interrompido. Isso significa que sua conversa pode ser seriamente interrompida.
O que é uma oscilação de rede?
A oscilação da rede refere-se à quantidade de variação na latência de recebimento de pacotes. Por exemplo, o pacote um chega em 5 milissegundos, o pacote dois chega em 10 milissegundos e o pacote de rede chega em 30 milissegundos. Neste exemplo, a latência da rede está gradualmente piorando ao longo do tempo. Se isso acontecer com o tráfego VoIP, sua conversa pode ficar difícil de entender. Isso pode ser causado por alta congestão de rede ou velocidade insuficiente do VoIP devido a uma conexão lenta com a internet.
Todas as redes têm jitter de rede em algum grau. Uma rede interna pequena, como uma rede privada de dois computadores na mesma sala, geralmente teria próximo de zero jitter de rede. Em contraste, uma empresa global pode ter conexões de rede em vários locais diferentes e, portanto, mais jitter.
Causas de jitter em chamadas VoIP
Para entender como problemas de jitter resultam em uma qualidade de chamada ruim, é útil entender as fontes de jitter. Algumas causas de má qualidade de chamada podem ser facilmente corrigidas pelo seu provedor de telefone VoIP. Outras causas de má qualidade de voz, como um roteador mal configurado, podem ser mais desafiadoras.
velocidades de download e velocidades de upload – A velocidade da Internet é frequentemente um fator quando você sofre de má qualidade de chamada em chamadas de vídeo ou chamadas telefônicas via VoIP. Atualizar o seu roteador sem fio ou pagar por uma conexão de maior velocidade pode ajudar.
rede mal configurada – Alterar as configurações da sua rede para dar prioridade às chamadas telefônicas pode ajudar imediatamente. Peça ajuda ao departamento de operações de rede (ou suporte de TI) para resolver problemas com uma rede mal configurada.
hardware com defeito – Ao longo do tempo, o hardware sofre desgaste devido ao uso. Por exemplo, você pode ter um cabo Ethernet com defeito conectando seu laptop à Internet. Nesse caso, ocorrerão chamadas indecifráveis e problemas de qualidade de som.
falhar em usar VoIP empresarial – Os sistemas de VoIP empresariais são projetados para fornecer chamadas de VoIP de alta qualidade. Usar um sistema básico de VoIP para consumidores pode tornar difícil evitar problemas de qualidade, como áudio intermitente. Por isso, seus requisitos de VoIP devem deixar claro seus níveis aceitáveis de latência.
Configurações de qualidade de chamadas VoIP – Passar algum tempo revisando as configurações e recursos do seu provedor de VoIP em um nível detalhado às vezes é necessário. As configurações padrão podem não ser adequadas para o seu provedor de serviço de Internet ou equipamento de rede. Além disso, verifique funcionalidades avançadas como o buffer de jitter e cancelamento de eco de áudio.
Efeitos do jitter em chamadas VoIP
Agora que abordamos a visão geral técnica, é hora de abordar um ponto prático essencial. Como exatamente o jitter excessivo afeta suas chamadas de VoIP? Existem duas principais maneiras pelas quais o jitter afeta seu serviço de VoIP.
palavras cortadas – Pequenas quantidades de jitter causam problemas de qualidade relativamente pequenos. Por exemplo, uma ou duas palavras em uma frase podem ser inaudíveis.
interrupções no serviço e quedas – Com uma conexão de rede degradada, sua ligação pode ser interrompida por vários segundos. Uma variação ruim de VoIP pode causar a desconexão completa da conversa.
Como conduzir um teste de jitter de rede?
Um nível muito baixo de jitter terá um impacto mínimo no sinal de áudio. É recomendado testar o seu nível de jitter antes de chamadas importantes. Felizmente, existem testes de largura de banda gratuitos que você pode usar para comparar a conexão da sua rede com os padrões da indústria.
Considere experimentar um dos seguintes aplicativos para realizar um teste de jitter de rede.
Teste de jitter SolarWinds – Este projeto inclui um teste gratuito para que você possa experimentá-lo completamente por 30 dias.
PRTG monitor de rede – Este aplicativo de teste de jitter de rede está disponível para uso gratuito por 30 dias.
Se você não quiser utilizar uma ferramenta de software especializada, você pode estimar a variação do atraso manualmente. Abra uma janela de comando (no Windows, pressione a tecla Windows e digite CMD) e execute um comando de ping para um site. Em seguida, você pode colar seus resultados em um calculador de variação do atraso.
Qual é uma boa pontuação de jitter?
Uma boa pontuação de jitter é inferior a 30 ms (ou seja, 30 milissegundos).
Qual é a latência aceitável para VoIP?
Aim for a jitter de 30 milissegundos ou menos para evitar problemas de jitter ao fazer chamadas no seu serviço de VoIP. Para melhorar ainda mais o desempenho, reduza o jitter o máximo possível. Por exemplo, utilize a tecnologia de qualidade de serviço (QoS) para priorizar as chamadas de VoIP.
Quanto jitter é ruim para VoIP?
Em termos gerais, o serviço de VoIP pode ter problemas quando a variação temporal excede 30 milissegundos. Para melhorar a qualidade da sua chamada, há algumas áreas que você pode analisar.
qualidade do serviço – Alguns provedores de serviços VoIP podem ajudá-lo a reduzir a variação de atraso para um nível aceitável com a tecnologia de qualidade do serviço.
Provedor de serviços de internet – A velocidade geral da sua conexão com a Internet é um fator significativo. Portanto, considere perguntar ao seu provedor de Internet por conselhos sobre maneiras de melhorar o desempenho.
configurações – Reserve um tempo para explorar as configurações em sua rede sem fio em um nível mais detalhado. Se você possui um roteador sem fio básico, a opção de conectar um cabo Ethernet é uma boa escolha.
Quais são as razões para o alto jitter?
Existem várias razões para um alto jitter. Verifique todas elas para identificar com sucesso o problema.
velocidade de conexão – Comece revisando a velocidade máxima oferecida pelo seu provedor de serviços de Internet. Uma baixa velocidade de conexão é a principal causa de alta oscilação, então faça um esforço para obter o serviço mais rápido que você pode pagar.
velocidades de upload e download – A próxima razão para a alta variação é baixa velocidade de download e velocidade de upload.
tráfego de rede – a velocidade do VoIP pode ser prejudicada se houver sobrecarga de tráfego na sua rede. Para gerenciar esse desafio, programe seu roteador para enfatizar a velocidade do VoIP.
Dicas de solução de problemas para corrigir o jitter.
Existem algumas maneiras de reduzir a variação de tempo e obter chamadas VoIP melhores.
Requisitos do VoIP – Comece revendo os requisitos mínimos necessários para chamadas VoIP.
configurações do roteador sem fio – Revise as configurações e recursos do seu roteador. Por exemplo, você obterá velocidades melhores usando a frequência de 5 GHz em vez de 2,4 GHz.
administração de rede – Se o crescimento do negócio é uma prioridade, peça ao seu departamento de rede para ajudar a reduzir o jitter. Eles podem ter dicas adicionais que você pode usar para resolver problemas de largura de banda insuficiente.
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Frequently Asked Questions
O que é jitter no VoIP?
O jitter de VoIP é um problema que afeta a qualidade das chamadas de VoIP. É definido como uma variação no atraso dos pacotes recebidos durante as chamadas. Quando o atraso na recepção dos pacotes é alto, a chamada pode apresentar problemas de qualidade de áudio.
O que é uma oscilação de rede?
O jitter de rede é uma situação em que há uma variação significativa na latência de recebimento de pacotes. Isso pode afetar jogos online, videoconferências e outras atividades na Internet.
O que causa o jitter em chamadas VoIP?
As principais causas de jitter incluem uma rede mal configurada, hardware defeituoso e velocidades de Internet baixas. O jitter também pode ser causado pelo uso inadequado das configurações de qualidade de serviço.
Quais são os efeitos do jitter no VoIP?
Os principais efeitos do jitter em chamadas de VoIP incluem chamadas perdidas, palavras faltantes e interrupções no serviço.
Como soa o jitter do VoIP?
A oscilação do VoIP é uma conversa difícil de entender. Você pode não ouvir metade das palavras faladas pela outra pessoa. Da mesma forma, a pessoa com quem você está falando pode não conseguir ouvi-lo adequadamente.
Como é calculada a jitter?
A maneira mais fácil de calcular a jitter é usar uma ferramenta de software de jitter. Por exemplo, você pode baixar o aplicativo de teste de jitter do Solarwinds ou a ferramenta de monitoramento de rede PRTG. Ambas as ferramentas oferecem períodos de teste gratuitos.
Qual é a tolerância aceitável para jitter em VoIP?
A tolerância aceitável para chamadas VoIP é de 30 milissegundos.
Por que minha oscilação está alta?
Seu jitter pode estar alto por várias razões. Primeiro, sua conexão com a internet pode ser muito lenta para suportar chamadas VoIP. Segundo, pode haver muitas demandas (por exemplo, jogos online, chamadas VoIP, streaming de vídeo, etc.) em sua conexão. Terceiro, seu roteador pode não estar configurado para priorizar chamadas VoIP (ou seja, configurações de qualidade de serviço).
Como corrigir o jitter para chamadas VoIP?
Existem algumas maneiras fáceis de corrigir o jitter em chamadas VoIP. Comece trocando para um cabo Ethernet, pois ele oferece velocidades mais altas do que o wireless. Em seguida, feche os programas que não são de VoIP durante as chamadas para maximizar sua largura de banda. Se essas etapas não ajudarem, tente usar as configurações de qualidade de serviço para priorizar suas chamadas VoIP.
Se você está curioso sobre como as chamadas VoIP funcionam, é interessante conferir nosso artigo sobre chamada VoIP. Lá, você vai aprender sobre os benefícios e requisitos para utilizar essa tecnologia.
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