O que é uma interface de voz do usuário?
Interface de usuário por voz ou VUI é para interagir com dispositivos através de comandos de voz. VUI oferece uma solução para a fadiga visual, um problema real para muitas pessoas, pois permite controle completo sobre aplicativos e dispositivos sem a necessidade de olhar para telas.
VUI utiliza tecnologia de reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural para transformar a fala do usuário em comandos. Ele oferece um controle completamente sem mãos. Os usuários acham útil, por exemplo, enquanto dirigem ou cozinham, pois podem pesquisar qualquer informação que precisarem usando a voz. Pessoas com deficiências também acham valioso, pois permite que eles manuseiem seus dispositivos apenas por meio da fala, sem a necessidade de interagir fisicamente com eles.
Exemplos de VUI
A IA de voz mais conhecida é utilizada pelas “Big Five” empresas de tecnologia – Microsoft, Apple, Google, Meta (anteriormente Facebook) e Amazon. Muitos usuários com conhecimentos em tecnologia já estão familiarizados com os assistentes de voz populares como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple.
Nos últimos anos, no entanto, VUI não é mais exclusivo apenas para gigantes da tecnologia. Cada vez mais empresas estão desenvolvendo suas próprias versões de VUI devido à sua popularidade entre os clientes.
Tipos de dispositivos VUI
Alguns dos diferentes tipos de dispositivos de interface de usuário de voz incluem:
smartphones
laptops, computadores de mesa
dispositivos vestíveis – smartwatches
sistemas de som, alto-falantes inteligentes, TVs inteligentes
VUI em ambientes de atendimento ao cliente
O tipo mais comum de interface de usuário de voz no atendimento ao cliente é o IVR (Resposta de Voz Interativa). É um sistema automatizado de telefone que utiliza tecnologia de reconhecimento de voz para interagir com os chamadores. O IVR possibilita resolver as dúvidas dos clientes sem a necessidade de conversar com um representante de atendimento ao cliente real. Isso torna mais fácil para os clientes resolverem seus problemas evitando longos tempos de espera. Os agentes de atendimento ao cliente também se beneficiam desse sistema porque não precisam responder a perguntas simples repetidamente e podem se concentrar em tarefas mais exigentes.
Como projetar uma interface de usuário de voz.
Aqui estão algumas etapas para se ter em mente ao projetar uma interface de usuário de voz:
Conduzir pesquisas de usuários
Você precisa descobrir a persona do dispositivo que está segmentando. Depois de saber qual é o público que comprará seu produto, você pode identificar as características e habilidades que seu dispositivo VUI deve ter.
A Amazon Alexa é um ótimo exemplo de compreensão da persona do dispositivo e, em seguida, fornecer tudo o que os usuários exigem. Ela engloba uma ampla variedade de opções, desde informar sobre o clima até controlar dispositivos inteligentes.
Aprenda sobre a anatomia dos comandos de voz.
Quando um usuário dá um comando de voz para um assistente de inteligência artificial, ele é composto por três componentes:
intenção – É o objetivo do comando de voz do usuário. A intenção pode ser de alta utilidade – por exemplo, solicitar a reprodução de uma determinada música, ou de baixa utilidade – fornecendo entradas mais vagas, para que a IA precise fazer perguntas de acompanhamento.
expressão – Esta é a forma como o usuário formula um comando de voz para iniciar uma determinada tarefa.
slot – Isso é uma variável opcional ou obrigatória na interação por voz. Por exemplo, se um usuário quiser reservar um quarto de hotel para uma data específica, o slot será a data.
Realizar uma análise de concorrência
Ao projetar uma VUI, sempre observe como seus concorrentes implementam o reconhecimento de fala automático e a tecnologia de voz em seus produtos. Isso ajuda você a projetar seu produto para resolver os pontos de dor dos clientes que seus concorrentes ainda não abordaram.
Teste o seu produto
Testar a interface de fala e o design de voz. Faça algumas execuções de teste dentro da sua empresa ou com contratações externas. Você precisa garantir que a interação por voz flua naturalmente. Ninguém quer sentir que está conversando com um robô, então você precisa garantir que o seu dispositivo VUI imite uma conversa humana genuína.
5 princípios de uma boa VUI
Fornecer aos usuários controle total sobre seus dispositivos sem a necessidade de interagir fisicamente com eles é uma tarefa difícil.
Vamos dar uma olhada em alguns princípios para ficar de olho ao projetar uma VUI.
público-alvo bem definido – Um produto VUI que atende às necessidades de seu público-alvo terá maior engajamento e fidelização dos clientes.
processo de integração do usuário – A educação do usuário ajuda os clientes a se ajustarem à experiência de voz.
elementos físicos – Inclua alguns elementos físicos no seu dispositivo de VUI, como um botão de energia. Isso é para fornecer uma forma alternativa de interação com o dispositivo, além da interface de voz.
Mapeamento de fluxo de conversa – Estude o fluxo de conversa para tornar sua VUI fácil de navegar. Por exemplo, os usuários podem ficar confusos e frustrados quando um IVR lista muitas opções para escolher.
design em camadas – A interação por voz entre o usuário e o dispositivo deve ser uma conversa de ida e volta.
Essas são dicas básicas e não são o fim de tudo quando se trata de projetar um dispositivo VUI confiável. Você precisa se concentrar nas necessidades de sua base de usuários e projetar seu produto VUI de acordo. Peça feedback do cliente aos seus usuários, ouça suas experiências e analise seu comportamento. Dessa forma, você poderá criar um produto que seus clientes considerem útil e agradável de usar.
Vantagens do VUI
Uma experiência completamente sem as mãos
Quando um telefone toca em circunstâncias em que o usuário não pode atender e colocá-lo em seu ouvido, VUI pode ser um salva-vidas. Além disso, a tecnologia de busca por voz é comumente usada tanto em casa quanto em ambientes de negócios.
Acessibilidade
VUI é uma ótima opção para pessoas que sofrem de deficiências físicas. Dispositivos VUI podem ler um texto para pessoas com deficiência visual ou converter mensagens de voz em texto para aqueles que têm dificuldade de audição. Para muitas pessoas com deficiência, é um desafio interagir fisicamente com seus dispositivos. Portanto, ferramentas VUI são necessárias para suas tarefas diárias.
Velocidade
Simplesmente falando, é muito mais rápido do que digitar. Além disso, desligar as luzes do quarto quando você já está deitado na cama é muito mais fácil se você apenas dizer ao assistente do Google para fazer isso.
Multitarefa
Assistentes virtuais como o Google Home permitem aos usuários controlar 1K dispositivos inteligentes como TVs, chaleiras, microondas, etc.
Flexibilidade
O comando de voz pode ser dado de diferentes maneiras e ainda assim alcançar o resultado desejado.
Desvantagens do VUI
Preocupações com privacidade
Ao usar um dispositivo VUI, seus dados privados podem ser rastreados e coletados pelo fabricante. Houve acusações contra Amazon Alexa e Google Home de escutar as conversas privadas dos usuários.
Preço
Dispositivos inteligentes para casa que permitem interações com assistentes virtuais podem ser muito caros. Além disso, não nos esqueçamos da conta de eletricidade mais alta que você pode ter que pagar se possuir vários desses dispositivos.
Complexidade do desenvolvimento
Mesmo que os dispositivos de interface de usuário por voz (VUI) tenham ganhado destaque, eles ainda são muito complexos e difíceis de desenvolver. Ao criar um produto VUI, os designers precisam superar desafios como sotaques, ruídos de fundo, nuances vocais, etc.
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Frequently Asked Questions
O que é uma interface de usuário baseada em voz?
É uma tecnologia de reconhecimento de fala que permite aos usuários interagir com seus dispositivos usando comandos de voz. Isso permite uma experiência sem as mãos, garantindo controle total sobre vários dispositivos inteligentes. VUI tem sido amplamente utilizado nos últimos anos. Os exemplos mais conhecidos de assistentes virtuais que utilizam a tecnologia VUI são o Cortana da Microsoft, o Alexa da Amazon e o Siri da Apple.
Como funciona a interface de voz?
Uma VUI é uma combinação de várias tecnologias de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. Essas incluem reconhecimento automático de fala, reconhecimento de entidades nomeadas e síntese de fala. A tecnologia VUI entende os comandos dos usuários e retorna uma resposta por meio de dispositivos VUI.
Como usar a tecnologia de voz para resolver os problemas dos clientes?
Como exemplo, vamos considerar longos tempos de espera em centros de atendimento ao cliente. Uma ótima maneira de resolver esse problema é empregar um sistema de resposta de voz interativa (IVR). É um recurso de telefone comercial que interage com os chamadores e lhes dá opções através de um menu. Cada produto VUI é projetado para resolver certos problemas do cliente. Através da análise da base de usuários do produto, os designers podem fornecer as melhores soluções para várias questões que os clientes possam encontrar.
Se você está interessado em entender como a interface de voz do usuário pode impactar o atendimento ao cliente, o próximo passo é explorar o que é uma "voz". Este artigo irá explicar detalhadamente esse conceito e como ele se aplica em diferentes contextos.
Além disso, se você deseja aprimorar o seu atendimento ao cliente, a seção de perguntas frequentes pode ser um recurso valioso. Aqui, você encontrará respostas para as dúvidas mais comuns e dicas práticas para melhorar a satisfação dos seus clientes.
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