Ficar por dentro das suas finanças é crucial, principalmente ao avaliar o ROI de várias iniciativas comerciais. Uma das métricas mais importantes que as empresas acompanham são os custos de conversão.
O que significa o termo custos de conversão?
Ele representa todos os custos necessários para atingir seus objetivos de conversão. A definição do termo segue da seguinte forma: “Custos de conversão é o preço pelo qual as empresas ou anunciantes da web adquirem clientes reais.”
A maioria vem dos custos de publicidade, que resultam diretamente em taxas de conversão mais altas. Compreender os custos de conversão é importante porque pode ajudar a avaliar a eficácia de suas campanhas publicitárias e determinar o sucesso de sua estratégia de marketing.
Cálculo dos custos de conversão
Seus custos de conversão sempre dependem da estratégia que você usa para alcançar seus objetivos comerciais. A fórmula geral de cálculo dos custos de conversão é a seguinte:
custos de conversão = custo total de geração de tráfego
Se você dividir o custo total de geração de tráfego pelo número total de conversões, você obtém o custo por conversão (CPC). O custo total de geração de tráfego inclui os custos do seu anúncio.
custo por conversão (CPC) = custo total de geração de tráfego / número total de conversões
Por exemplo, se você usar campanhas de PPC (pagamento por clique), você poderá acompanhar e controlar os custos dos anúncios. Isso é possível graças à métrica de qualidade de pontuação, que representa a relevância dos seus anúncios de PPC e palavras-chave.
Tal como acontece com muitas outras métricas, esse modelo depende do setor e do produto final. Para cada modelo de negócios, o funil de conversão parece diferente. Portanto, é recomendável fazer esses cálculos com cautela.
Quais são os custos de conversão incluídos?
Ao considerar todas as conversões que ocorrem em seu site, os custos de conversão podem incluir vários fatores. Para calcular seus gastos precisamente, é necessário ter uma visão geral de sua iniciativa de marketing paga.
Em linhas gerais, todas as vezes em que você tem que pagar para que um visitante se converta, esses custos se somam ao valor total dos seus custos de conversão. Estes podem variar, mas eles representam o seu esforço de marketing pago. Por exemplo, se você só utiliza anúncios pagos no Google, o orçamento que você gastou para gerar tráfego é o seu custo total. O caso é diferente se você utilizar múltiplos canais de marketing pagos. Se você segmentar esse tráfego e dividi-lo pelo número total de conversões, você terá o custo por conversão.
Aqui estão todos os possíveis custos que podem ser incluídos nos custos de conversão.
- Anúncios pagos nos motores de busca (Google, Bing e Yahoo)
- Anúncios pagos do Facebook
- Anúncios pagos no Twitter
- Anúncios pagos no Instagram
- Anúncios pagos do YouTube
- Anúncios pagos do LinkedIn
Todos esses gastos se enquadram na categoria de custos de conversão. Monitorá-los é vital para o seu sucesso, pois isso ajudará você a alcançar o objetivo final dos profissionais de marketing de criar uma estratégia de anúncios mais eficaz e econômica.
O que não está incluído nos custos de conversão?
Você nunca deve esquecer que os anúncios pagos não são a única fonte de tráfego do seu site. Uma grande parte do tráfego do seu site é orgânico, o que significa que você não precisa pagar diretamente para trazer o cliente potencial até seu site.
Sim, você pode ter pago por um especialista em SEO, um escritor de blog especializado e um profissional de marketing de mídia social experiente. No entanto, essas despesas não estão incluídas nos custos de conversão. O seguinte não está incluído no custo de conversão:
- Redesign do seu site para uma melhor experiência do usuário
- SEO para o seu conteúdo e site
Publicações regulares de blog
- Posts de convidados
- Perfis de mídia social
- Postagens no fórum
Essas estratégias podem aumentar o tráfego do seu site, mas como é orgânico, a definição dos custos de conversão não se aplica.
Otimização dos custos de conversão
Existem várias opções disponíveis para controlar os custos de conversão, como definir o preço máximo que você está disposto a pagar por palavras-chave específicas ou otimização da taxa de conversão. Na publicidade paga, você também pode otimizar os custos de conversão, reduzi-los e ainda obter o máximo proveito de sua campanha.
A maneira mais fácil de reduzir os custos de conversão é melhorar sua pontuação de qualidade. É um valor numérico da qualidade do seu anúncio, palavra-chave e página de destino.
Otimize seu marketing de conteúdo e escolha palavras-chave mais relevantes – quanto mais seu anúncio for relevante para as palavras-chave segmentadas, melhor será a sua pontuação de qualidade
Faça melhorias em sua página de destino: use testes A/B para escolher a página de destino com melhor desempenho para seu público-alvo. CTAs, propostas de valor e títulos de testes A/B podem fornecer insights valiosos.
- Aprimore suas taxas de cliques – melhore o texto do seu anúncio, aperfeiçoe suas CTAs
Frequently Asked Questions
Qual é o custo da conversão?
É basicamente um custo de aquisição de clientes. O custo de conversão é a soma de todos os custos para obter um cliente real que complete uma ação desejada (evento de conversão).
Como você calcula os custos de conversão?
Os custos de conversão são o custo total de geração de tráfego. Se você usa ferramentas como o Google Analytics para rastrear as fontes de tráfego para o seu site, você pode facilmente ver quanto tráfego os anúncios pagos geram e quantos desses visitantes concluem a ação desejada. Se você quiser calcular o custo por conversão, você precisa dividir o custo total de geração de tráfego pelo número total de conversões em um determinado período de tempo.
Quais são os custos de conversão incluídos?
Os custos de conversão incluem todos os gastos com anúncios pagos. Seja por meio de marketing em mídias sociais pagas, anúncios pagos em mecanismos de busca, anúncios pagos no YouTube ou qualquer combinação desses, todo o dinheiro que você gasta nessas campanhas é adicionado à soma final dos custos de conversão.
Quais custos não estão incluídos nos custos de conversão?
Todo o tráfego do seu website pode ser dividido em dois grupos - tráfego pago e tráfego orgânico. Não se esqueça de que os visitantes orgânicos também convertem. No entanto, como você não pagou a nenhuma terceira pessoa para direcioná-los ao seu website, o tráfego orgânico não se enquadra na categoria de custos de conversão.
Como reduzir seus custos de conversão?
Você pode reduzir os custos de conversão melhorando a pontuação de qualidade de seus anúncios pagos e refinando sua estratégia de segmentação. A melhor maneira de melhorar a pontuação de qualidade e reduzir as despesas é otimizar o texto do anúncio, segmentar palavras-chave relevantes e usar testes A/B para tornar suas páginas de destino e anúncios mais relevantes.
Após entender os custos de conversão, você pode querer explorar como a taxa de conversão impacta suas estratégias. Aprenda a calcular e aumentar essa taxa para melhorar os resultados do seu negócio. Além disso, vale a pena investigar a otimização da taxa de conversão. Descubra métodos para otimizar suas estratégias e superar as limitações de ferramentas analíticas. E se você está buscando formas de melhorar sua interação com o cliente, dê uma olhada em como quer melhorar seu atendimento ao cliente pode transformar a experiência do consumidor. Implementar essas dicas pode elevar a satisfação e a lealdade dos seus clientes.
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