O que é a rotatividade?
A rotatividade acontece quando um cliente faz o cancelamento da assinatura com a sua empresa e interrompe o uso dos seus produtos ou serviços. A rotatividade também é chamado de atrito do cliente. Existem muitos problemas que aumentam a taxa de churn do cliente e Um deles é um mal atendimento ao consumidor.
Pegue todos os clientes que você perde durante um período específico e divida esse número pela soma de clientes que você tinha no início do período selecionado. Você pode calcular a sua taxa de rotatividade de cliente dessa forma.
É melhor manter e cuidar dos seus clientes e uma forma de conseguir isso é oferecendo um ótimo atendimento ao consumidor com o LiveAgent.
Assista a um vídeo sobre rotatividade
Descubra a fórmula para calcular a taxa de rotatividade e obtenha uma compreensão clara de sua importância. Explore como a taxa de rotatividade afeta diretamente a saúde do seu negócio de SaaS e aprenda por que rastrear essa métrica é essencial para o sucesso.
Frequently Asked Questions
O que é a rotatividade?
A taxa de rotatividade é um índice que mostra quantos clientes nos deixaram em um determinado período. Isso nos mostra o quão valioso é o produto que você oferece e como você pode manter os clientes com sua marca.
Como calcular a rotatividade?
Para calcular a taxa de rotatividade, subtraia o número de usuários que estão com você no final do mês do número de usuários em um determinado dia (por exemplo, no início do mês). Então o número obtido deve ser dividido pelo primeiro número de usuários e obtemos a porcentagem que é a taxa de rotatividade. Por exemplo: (1000-200) / 1000 = taxa de rotatividade de 80%
O que uma empresa pode fazer para diminuir a rotatividade?
Para reduzir a rotatividade, a empresa deve continuar analisando o motivo da demissão. Por exemplo, entrar em contato com clientes que desejam se afastar da marca pode ajudar. Em seguida, ganhamos duas coisas: a chance de reter o cliente e o conhecimento sobre o motivo da saída. A educação do cliente também é extremamente importante. Está ligado, por exemplo, ao facto de o cliente saber a quem contactar em caso de problema. O que mais você pode melhorar? Certamente o serviço ao cliente, cujo nível tem um grande impacto na abordagem do cliente, além de proporcionar lucro aos clientes que estão com a sua marca e são fiéis a ela.
Após entender sobre churn, você pode querer explorar dicas de como melhorar seu atendimento ao cliente. Este artigo oferece uma definição clara e práticas recomendadas para transformar o atendimento ao cliente da sua empresa.
Para lidar com situações difíceis, considere ler sobre respostas de clientes irritados. Isso pode ajudá-lo a acalmar os ânimos e manter a satisfação do cliente mesmo em momentos desafiadores.
Se você deseja aprimorar a coleta e uso da informação de cliente, este artigo pode ser de grande ajuda. Aprenda a importância dessas informações e como elas podem beneficiar seu negócio.
Considere também descobrir mais sobre o retorno de chamada automático, uma ferramenta que pode aumentar a satisfação do cliente e a eficiência do atendimento. Este recurso é especialmente útil para reduzir taxas de chamadas abandonadas e aumentar a produtividade dos agentes.
Descubra o papel fundamental dos clientes para empresas, como oferecer um atendimento de excelência e estratégias para obter feedback eficaz. Entenda a importância do relacionamento e satisfação do cliente para garantir lealdade e sucesso nos negócios. Experimente LiveAgent gratuitamente e melhore seu suporte ao cliente!
Descubra como o CRM pode revolucionar seu negócio! Entenda suas estratégias e tecnologias para melhorar o relacionamento com clientes, aumentar vendas e otimizar processos. Explore os tipos de CRM e aprenda a escolher o software ideal para suas necessidades. Beneficie-se de um banco de dados centralizado, melhor segmentação de clientes e análises detalhadas. Visite agora para saber mais!