O que é chamada VoIP?
A chamada VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet) refere-se à realização de chamadas telefônicas por uma conexão com a internet. É mais benéfico do que os sistemas telefônicos tradicionais, pois não requer instalações de hardware. Além disso, o VoIP garante mobilidade e flexibilidade, criptografa as suas comunicações e oferece chamadas ilimitadas a uma fração do custo das linhas telefônicas tradicionais.
Os fornecedores de VoIP em nuvem oferecem mais do que a possibilidade de fazer e receber chamadas VoIP. Você pode gravá-las, ativar o recurso de espera e encaminhamento de chamadas, personalizar seus identificadores de chamadas e usar seu discador VoIP para enviar mensagens de voz por e-mail. Muitos serviços VoIP hospedados incluem até mesmo uma rede de mensagens para chats em grupo e mensagens instantâneas.
Como funciona uma chamada VoIP?
A tecnologia VoIP converte sinais analógicos em sinais de áudio digital. Ele transfere pacotes de dados pela internet, permitindo que você se conecte a qualquer dispositivo de destino como de costume, só que sem uma empresa de telefonia.
Aqui está como funciona:
Toda vez que você usa o seu discador VoIP, o sistema notifica o seu provedor de serviço VoIP hospedado, que recebe informações sobre a pessoa ou empresa que você deseja ligar.
- O provedor realiza a chamada e envia pacotes de dados para o dispositivo de destino do seu celular.
- O sistema então envia pacotes de dados para o seu celular, transformando-os em um sinal de áudio digital.
- Seu provedor de VoIP roteia as chamadas recebidas da mesma maneira, e sua interface de chamada recebida mostra um identificador de chamada.
Você também pode usar o Voice over Internet Protocol em qualquer dispositivo móvel e telefone tradicional. Este último requer redes de tronco de conexão que ajudam o equipamento telefônico padrão a operar com os protocolos VoIP.
Independente do dispositivo, seu provedor lhe fornecerá um token do dispositivo para autenticação, o qual necessita de atualizações regulares.
Por que devo usar VoIP para minha conferência?
Um serviço de VoIP na nuvem permite que você faça e receba chamadas telefônicas a qualquer momento e em qualquer lugar. Isso significa que você nunca perderá uma chamada de conferência quando estiver fora do escritório. Isso não é o caso se você depender apenas de redes empresariais no local. Se você trabalha em casa, então o VoIP é uma escolha óbvia.
Independentemente do tipo de rede e conexão à internet (DSL, cabo ou fibra) que você utiliza, é possível fazer e receber chamadas de forma integrada. Além disso, você pode economizar nas despesas com telefone, o que é especialmente significativo se o seu negócio envolve muitas chamadas internacionais, pois os planos de chamadas internacionais via VoIP são extremamente econômicos.
VoIP oferece criptografia e gravação de chamadas, portanto, todas as suas comunicações serão seguras e salvas para referências futuras.
Você pode até usar sua interface Ethernet para conectar seu telefone celular ao seu software atual para comunicação VoIP. Isso permite que você participe de chamadas de conferência em movimento por meio de um aplicativo móvel ou em casa usando um software de desktop. Além disso, você pode aproveitar a rede de mensagens do sistema VoIP para enviar mensagens de voz e mensagens instantâneas.
Futuras versões de software podem revelar novos recursos, mas esses são mais do que suficientes para comunicações empresariais simplificadas.
O que é necessário para fazer chamadas VoIP?
Para começar a usar o VoIP, você vai precisar:
Uma conexão de internet banda larga estável – não importa o tipo de rede que você use, desde que ofereça conexões de alta velocidade.
Um telefone VoIP ou IP – um discador VoIP tem todas as funcionalidades de um telefone fixo regular, exceto que se conecta à internet através de cabos Ethernet ou Wi-Fi.
Software VoIP para desktop ou dispositivos móveis – você precisará dessa solução para usar serviços de VoIP hospedados no seu desktop, laptop, tablet ou celular. Seu provedor de serviços VoIP lhe dará acesso a um aplicativo móvel dedicado para que você possa usar seu número de telefone comercial em vez de um pessoal. Você também precisará de um fone de ouvido ou de um microfone de qualidade com alto-falantes para conectar seu dispositivo ao serviço telefônico VoIP.
Um adaptador VoIP — você vai precisar de um ATA (Adaptador de Telefone Analógico) se quiser continuar usando seu telefone analógico. Os ATAs podem transformar telefones analógicos em dispositivos habilitados para VoIP, mas eles não habilitam todas as outras funções como gravações ou chamadas em conferência. Telefones tradicionais podem funcionar como telefones IP apenas para estabelecer chamadas pela internet.
Como saber se estou em uma chamada telefônica VoIP?
Você não. Você receberá chamadas como de costume, seja usando um telefone VoIP ou um ATA. Se você utilizar um aplicativo de desktop ou móvel do seu provedor de VoIP em nuvem, você receberá todas as chamadas recebidas pelo aplicativo.
Independentemente das diferentes implementações de VoIP, você irá simplificar todas as chamadas de saída e entrada e reduzir suas contas telefônicas.
As chamadas VoIP são gratuitas?
Muitos provedores oferecem serviços VoIP gratuitos; alguns até oferecem planos gratuitos de chamadas internacionais para países específicos. No entanto, muitas vezes eles não incluem recursos avançados como espera e gravação de chamadas, IVR (Resposta Interativa por Voz) ou atendentes automáticos, mensagens, capacidade de envio de mensagens de voz para e-mail e integrações com soluções de terceiros como software de chat ao vivo.
Soluções pagas de VoIP incluem essas e muitas outras funcionalidades, geralmente disponíveis a preços competitivos. Além disso, você pode integrá-las com várias soluções, incluindo software de atendimento ao cliente como o LiveAgent para otimizar o serviço de atendimento ao cliente.
Além disso, as soluções VoIP pagas oferecem maior confiabilidade, segurança, melhor desempenho e garantem menor latência, pois geralmente possuem redes de primeira linha e mais largura de banda. Esses são fatores cruciais para escolher um provedor de VoIP.
De acordo com Spearline, Cisco e muitos outros especialistas do setor, uma latência de ida e volta aceitável para chamadas de telefone VoIP é de 20 ms. Um atraso de rede de 150 ms também é aceitável, pois você mal percebe a diferença. Qualquer coisa além disso pode reduzir significativamente a qualidade da chamada.
Se eu tiver serviço VoIP, para quem posso ligar?
Dependendo do provedor, você pode ligar para qualquer pessoa, não importa onde estejam, ou apenas para outro usuário de VoIP se eles usarem o mesmo serviço. Se o serviço escolhido não limitar você aos seus usuários, você pode fazer chamadas locais, de longa distância e internacionais.
Ready to choose your VoiP provider?
LiveAgent offers integrations with various providers, so you can choose the right one for you.
Frequently Asked Questions
O que é chamada VoIP?
Chamadas VoIP se referem a estabelecer chamadas de áudio pela internet, assim contornando as companhias telefônicas.
Como funciona uma chamada VoIP?
VoIP converte sinais de áudio analógicos em digitais, para transferir pacotes de dados pela internet e permitir que os usuários façam e recebam chamadas sem uma empresa de telefonia.
Por que devo usar o VoIP para minha conferência?
VoIP permite que você faça, receba e grave chamadas de conferência criptografadas - ideal se você trabalha em casa ou não quer perder uma ligação quando estiver fora do escritório. Mesmo se você usar um telefone pessoal, o VoIP permite que você use o número da sua empresa. É uma escolha perfeita se você quiser fazer chamadas internacionais gratuitas ou acessíveis também.
O que é necessário para fazer chamadas VoIP?
Você precisa de um serviço de internet com uma conexão de alta velocidade e um telefone VoIP, enquanto o software VoIP é necessário para usar os serviços VoIP em computadores de mesa ou dispositivos móveis. Se você deseja continuar usando um telefone analógico, você precisará de um adaptador VoIP.
Como eu sei se tenho uma chamada de telefone VoIP?
Você não precisa. Seu telefone VoIP ou um telefone comum com um ATA irá tocar para todas as chamadas recebidas. Se você usar um aplicativo VoIP para desktop ou celular, receberá chamadas através do respectivo aplicativo/s.
As chamadas VoIP são gratuitas?
Depende do provedor. Alguns oferecem chamadas gratuitas, inclusive chamadas internacionais para países específicos, mas geralmente não possuem recursos avançados. Serviços pagos oferecem inúmeras funcionalidades benéficas para empresas, incluindo melhor desempenho e segurança.
Se eu tiver o serviço de VoIP, quem posso ligar?
Depende do serviço escolhido. Alguns provedores limitam apenas aos seus usuários, enquanto outros permitem que você faça chamadas locais, de longa distância e internacionais para qualquer pessoa.
Depois de entender como funciona uma chamada VoIP, você pode querer explorar mais sobre as vantagens e desvantagens de um serviço telefônico VoIP. Este artigo explica como o VoIP pode ser utilizado em ambientes residenciais e empresariais, além de discutir a diferença entre telefones fixos e VoIP.
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